Entenda o que é a quarta revolução industrial e quais seus impactos sociais

Entenda-o-que-é-a-quarta-revolução-industrial-e-quais-seus-impactos-sociais

Última atualização em 07/10/2022

A era digital vem se consolidando por mais de uma década. Se computadores, smartphones e internet antes eram luxos, hoje são componentes fundamentais no dia a dia da maioria das pessoas. Graças ao crescimento destas tecnologias, passamos hoje pela era da informação, também chamada de quarta revolução industrial ou indústria 4.0. E, acredite, esse é um conceito vital para qualquer negócio.

O caminho da indústria na história é bem antigo. A primeira revolução veio com a máquina a vapor, que permitiu aos artesãos criarem peças maiores em menos tempo.

Com a chegada da energia elétrica, ocorreu a segunda revolução, que focou na produção em massa. A terceira veio com a computação, exibindo os primórdios da inteligência artificial. E hoje, na quarta revolução, há uma grande integração de informações para automatizar as mais variadas funções.

Neste post, vamos detalhar esse conceito, explicando quais são as características dessa quarta revolução industrial e sua importância para as empresas. Acompanhe o texto!

O que caracteriza essa revolução?

Dados são o novo ouro

Cada era teve seu recurso primordial, como o carvão e a eletricidade. Porém, hoje em dia esse objeto é um pouco menos tangível. Conhecimento é a mercadoria de maior valor para a quarta revolução industrial, pois ele permite aproveitar melhor os recursos disponíveis e produzir com mais qualidade em menos tempo.

Máquinas que aprendem

Junto com a informação, também vem o aprendizado das inteligências artificiais. Graças ao grande acervo de ferramentas de dados, como o Big Data, a Nuvem e a Internet das Coisas, as máquinas já podem encontrar novos padrões de atuação, fazer testes e se tornarem mais inteligentes.

Quais são os desafios da quarta revolução industrial?

Cada vez menos diferença entre humano e máquina

Com o crescimento da inteligência artificial que citamos acima, também ocorre outra questão: como separar as máquinas dos humanos.

Isso não é só uma questão filosófica sobre o que nos torna especiais, mas também um problema prático. As primeiras revoluções já prejudicaram grande parte da população mundial quando operários foram substituídos pelas máquinas. Não quer dizer que a tecnologia seja um problema, apenas que ela deve ser bem analisada.

Equilíbrio no consumo de recursos

Informação não ocupa espaço físico, mas servidores para processá-la, chips para armazená-la e cabos para transmiti-la ocupam bastante. Esses materiais são fundamentais para a quarta revolução industrial, mas um uso desenfreado pode levar a diversos problemas de sustentabilidade. Felizmente, com novas pesquisas a caminho, essa questão pode ser solucionada logo.

Por que ela é tão importante nas empresas?

Novo público com novas demandas

Essa revolução não apareceu por acaso. Ela é um reflexo de sua era, onde todos os consumidores esperam respostas rápidas para suas dúvidas e querem praticidade no dia a dia. Para essas demandas, os modelos clássicos de produção não funcionam mais. Você precisa se adaptar a esta nova realidade se quer continuar relevante em seu mercado.

Foco em novas habilidades

A indústria 4.0 também mudou o conjunto de habilidades exigido para ser um profissional de bom desempenho. Autonomia e proatividade, por exemplo, são quase tão importantes quanto um diploma. Diante disso, é melhor que você e sua equipe se capacitem para atuar nesse novo mercado o quanto antes.

Agora que falamos da quarta revolução industrial, é hora de se adaptar antes que a quinta revolução chegue! Assista ao nosso webinar gratuito e entenda como a TI estratégica participa da transformação digital e cria mudanças.

CTA-TI-estratégica-para-promover-mudanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson