Arquitetura de TI: entenda o que é e qual a sua importância

Alinhamento Estratégico - Arquitetura de TI

Arquitetura de TI é uma competência da tecnologia da informação que garante que os processos e as soluções tecnológicas atendem às demandas da organização, gerando conformidade e alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa e assegurando que a área de TI está fazendo as ações corretas para entregar benefícios de forma rápida.

Normalmente a palavra arquitetura é utilizada para designar um campo multidisciplinar responsável por projetar e desenhar espaços físicos, como casas, edifícios e até torres, sempre levando em consideração as necessidades humanas de higiene, conforto e espaço. Mas quando se fala em tecnologia da informação, o termo adquire outro significado.

Neste post você vai entender o que é arquitetura de TI e conhecer alguns benefícios que justificam a sua importância. Pegue papel e caneta para as anotações e mãos à obra!

implantar Governança de TI

O que é arquitetura de TI?

A arquitetura de TI é a parte da tecnologia da informação responsável por planejar, estruturar, desenvolver e monitorar soluções tecnológicas com base nas necessidades de negócio de uma empresa. Essas soluções podem ser:

  • A implantação de um novo sistema;
  • A manutenção de um serviço;
  • O manuseio de dados estruturados;
  • Entre outros produtos e tecnologias.

O que faz um arquiteto de TI?

É função do arquiteto de TI analisar o ambiente da TI e o ambiente da empresa. Ele deve buscar possibilidades de melhorias, sempre de acordo com o planejamento estratégico da organização e do orçamento disponível. Um ponto de partida pode ser avaliar o funcionamento atual da TI.

O arquiteto de TI deve procurar identificar se as aplicações tecnológicas atendem a todos os requisitos necessários. Além disso, deve verificar quais são as limitações existentes e que impactos essas limitações causam nos resultados do negócio.

Logo, fazer uma arquitetura de TI vai além de desenhar a forma como a tecnologia da informação está distribuída. Ela precisa identificar os interesses da organização e fazer o possível para ajudar a torna-los realidade. Isso possibilita que a tecnologia e a maturidade de negócio evoluam constantemente no mesmo ritmo. Se o negócio cresce, a TI precisa estar sintonizada e crescer junto!

Leia também  Riscos da TI podem colocar o negócio em risco?

A seguir, conheça alguns benefícios que tornam a arquitetura de TI tão importante para o negócio:

Desempenho - Arquitetura de TI

Benefícios da arquitetura de TI

Aumento do desempenho dos processos

Com uma arquitetura de TI bem elaborada é natural que os processos da organização comecem a performar melhor. A tecnologia da informação suporta e automatiza os processos, tornando-os mais eficientes, otimizados e padronizados. Hoje as empresas não conseguem mais se ver, por exemplo, sem um sistema de gestão integrado ou um software de relacionamento com o cliente, o que demonstra o papel estratégico da TI.

Garantia de disponibilidade

Para que os processos tragam os resultados esperados e a empresa consiga ter lucros é fundamental que os sistemas funcionem a todo o vapor. Já pensou quanto prejuízo iria gerar se o seu ERP ficasse fora do ar durante um dia inteiro? A arquitetura de TI pode colaborar na criação de um plano de continuidade de sistemas, uma ferramenta muito importante para a governança de TI.

Alocação de Recursos - Arquitetura de TI

Melhor distribuição dos recursos

Através do mapeamento dos projetos e dos ativos de TI, fica mais fácil saber onde alocar o capital disponível, gerando uma melhor distribuição dos recursos. Assim aquilo que realmente importa para o negócio deixa de ser uma ideia e passa a se tornar realidade. Os resultados da área de TI são alavancados e, consequentemente, os resultados da própria organização.

Alinhamento da TI com o negócio

Talvez o principal ganho da arquitetura de TI seja um maior alinhamento da TI com o negócio. Isso porque ela dá uma visão mais ampla da área de tecnologia da informação. Dessa forma, a TI assume uma posição estratégica dentro da empresa, encarregando-se de ter uma ação proativa que favoreça o surgimento de inovações e entregue resultados.

Resumindo

Ter uma arquitetura de TI é essencial para garantir que as soluções de TI sejam as mais adequadas para o que a empresa precisa para criar um diferencial competitivo através da tecnologia. Existem outros requisitos para aproximar a TI da estratégia do negócio, mas isso é assunto para outro momento.

Leia também  Como padronizar os serviços de TI usando catálogos e SLAs

Saiba mais lendo nosso post completo com tudo o que você precisa saber sobre Governança de TI, ou se preferir baixe o conteúdo em formato de e-book.

Ebook Governança de TI

Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company