Diagnóstico de TI: entenda o que é e quais os 4 níveis de maturidade de TI

Última atualização em 22/06/2022

O diagnóstico de TI funciona como um check-up de saúde. Ele identifica os riscos e vulnerabilidades existentes na empresa e auxilia na priorização de problemas e necessidades, para mais tarde planejar e programar ações de melhoria.

Quer saber mais sobre o que é diagnóstico de TI, sua importância e quais os 4 níveis de maturidade de TI? Então, siga a leitura!

O que é diagnóstico de TI?

O diagnóstico de TI é uma avaliação completa da área de tecnologia de uma empresa. Ele identifica o nível de maturidade da área de TI e apresenta os possíveis riscos e problemas que existem na organização.

Através do diagnóstico de TI, é possível mapear as possíveis vulnerabilidades e oportunidades do setor e planejar ações de melhoria. Isso facilita a gestão e melhora a eficiência operacional.

Entre os benefícios que uma área de TI bem estruturada proporciona para uma empresa, encontram-se:

  • Redução de riscos;
  • Redução de gastos desnecessários;
  • Maior segurança;
  • Maior desempenho;
  • Agilidade nos processos internos.

O que é maturidade da área de TI?

A maturidade da área de TI pode ser medida considerando a etapa da transformação digital em que a sua empresa se encontra. Existem 4 diferentes níveis de maturidade de TI: a artesanal, a eficiente, a efetiva e a estratégica.

Quanto maior o nível de maturidade de TI de uma empresa, mais o setor tem independência e capacidade de entregar alto valor à organização.

Os 4 níveis de maturidade de TI

Nível 1: TI Artesanal

É muito fácil identificar quando uma área de TI ainda está engatinhando dentro da empresa. Normalmente, esse tipo de TI mais “artesanal”, é aquela em que as coisas são feitas de um jeito indefinido, baseado no feeling.

Por isso, TIs em estágio inicial de maturidade costumam trazer resultados esporadicamente, ou seja, de vez em quando. Esses resultados geralmente possuem uma grande dependência da iniciativa das pessoas, já que a TI não possui processos definidos, nem indicadores que mensurem o desempenho da área.

Vale ressaltar que uma TI artesanal ainda não sabe priorizar as demandas recebidas e normalmente está desalinhada com o restante do negócio.

Nível 2: TI Eficiente

No segundo estágio de maturidade, a TI já conta com processos definidos e padronizados e, por isso, dizemos que ela passa a ser mais eficiente.

Por conta disso, é natural que a TI e as áreas de negócio comecem a ter um melhor relacionamento e estejam mais alinhadas, o que não era possível na TI artesanal.

Contudo, devido ainda ao baixo nível de maturidade, a ação da TI fica limitada aos pedidos feitos pelas áreas de negócio.

Nível 3: TI Efetiva

A principal característica da TI efetiva é a sua capacidade de identificar aquilo que é melhor para o negócio e realizar corretamente tudo o que for preciso para atingir esse objetivo.

Ou seja, no terceiro nível de maturidade, a TI  atua como uma excelente prestadora de serviços para a organização.

Nesse nível, a área de TI já desenvolveu a capacidade de priorizar os serviços e projetos, estabeleceu indicadores de performance para medir os resultados entregues, consolidou uma gestão de serviços (através de um catálogo e SLAs) e estabeleceu um modelo de governança para a tecnologia da informação.

Nível 4: TI Estratégica

A área de TI atinge o seu ápice, no momento em que ela se torna estratégica. Uma TI estratégica é aquela que consegue usar a tecnologia para diferenciar o negócio no mercado, ou seja, ela gera vantagem competitiva através de soluções de TI.

Para isso, é preciso que a TI tenha uma conduta proativa dentro da empresa e participe ativamente da execução do planejamento estratégico. Sendo assim, além de manter a operação funcionando, uma TI madura precisa atuar como um agente de mudanças e entregar valor.

Isso significa ser líder em transformação de processos, além de trazer inovações tecnológicas que revolucionem o modelo de negócio e façam com que a empresa seja capaz de acompanhar as evoluções de mercado.

Níveis de maturidade da TI

 

Por que é importante fazer um diagnóstico de TI?

As empresas que não se preocupam em aumentar o nível de maturidade da TI da organização podem perder importância dentro do negócio e dar uma vantagem competitiva para a concorrência.

Sem uma TI bem desenvolvida, as organizações estão fadadas ao insucesso, afinal, as soluções de TI são ativos preciosos para as empresas. Além disso, com um diagnóstico de TI eficiente, é possível elevar a produtividade, reduzir riscos e ter um maior desempenho.

Como você pode ver, uma TI madura e bem estruturada pode trazer diversos benefícios para a sua organização. Mas para alcançar isso, é necessário saber em que nível de maturidade a área de TI da sua empresa se encontra.

Portanto, faça o nosso teste de maturidade em TI . Através dele, é possível obter um diagnóstico básico e automatizado da situação atual da área de TI da sua organização. Clique abaixo e acesse o teste gratuitamente.

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