O que é Gestão da Tecnologia da Informação? Entenda como a TI pode ser uma aliada estratégica do negócio

Gestão da Tecnologia da Informação

Transformação é uma palavra que faz parte da história humana desde que o mundo é mundo. Ela pode ser percebida no avanço da medicina, no desenvolvimento de produtos inovadores e, é claro, na revolução causada pelas novas tecnologias. Essas novas tecnologias, muitas vezes, enfatizam a importância do acesso à informação nas organizações. E é dentro desse contexto que se insere a Gestão da Tecnologia da Informação.

Neste post você vai ver:

Entender toda a complexidade da Gestão de TI exige o desdobramento desse conceito em duas partes: gestão e tecnologia da informação. Detalhar o significado delas possibilita uma maior compreensão a respeito dos impactos da TI no ambiente organizacional, além de trazer mais clareza à dimensão tecnológica dos negócios.

O que é Gestão?

Gestão é o ato de administrar ou gerenciar, isto é, fazer o uso de metodologias, ferramentas, técnicas e modelos para solucionar os problemas de uma entidade, instituição ou organização. A gestão pode ser considerada uma área das ciências sociais e humanas. Seu objetivo é organizar pessoas, estruturas e recursos para alcançar um propósito.

O que é Tecnologia da Informação?

Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos tecnológicos que fazem parte do processo de tratamento da informação. Esses recursos podem envolver sistemas, software, hardware, bancos de dados, internet das coisas, inteligência de mercado e até mesmo usuários e profissionais de TI.

Agora que você já sabe o que é Gestão e o que é Tecnologia da Informação, vamos ao que realmente interessa:

O que é Gestão da Tecnologia da Informação?

Gestão da Tecnologia da Informação é a administração dos recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento da informação de uma entidade, instituição ou organização. Esse processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, que serão convertidos em informações úteis para a tomada de decisão. Isso torna a Gestão da TI estratégica para o negócio e justifica o seu crescimento nos últimos anos.

  • Coleta: recolher os dados que demonstram potencial para gerar informações úteis ao negócio;
  • Armazenamento: guardar os dados em bancos de dados para que eles fiquem mais seguros e centralizados;
  • Processamento: fazer uma primeira filtragem nos dados, eliminando os excessos;
  • Seleção: escolher os dados mais promissores, baseando essa escolha em critérios;
  • Comparação: relacionar os dados para obter novas observações;
  • Distribuição: entregar os dados tratados aos decisores;
  • Avaliação: analisar os dados para obter insights que conduzam a informações úteis na tomada de decisão.

A Gestão da Tecnologia da Informação aplica uma série de modelos, metodologias, processos, técnicas e ferramentas que vão ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos por meio da tecnologia da informação. Portanto, ela vai além da informática e envolve pessoas, processos e tecnologia:

  • Pessoas: participam do processo de tratamento informação;
  • Processos: estruturam a TI e a organização;
  • Tecnologia: dá suporte aos processos.
Leia também  5 boas práticas em Governança de TI que você precisa conhecer

Pessoas, Processos e Tecnologia - Gestão da Tecnologia da Informação

A Gestão da Tecnologia da Informação engloba:

Funções da Gestão da Tecnologia da Informação

Manter o desempenho de serviços

É preciso garantir que os serviços prestados pela área de TI sejam entregues com o nível de atendimento, disponibilidade e qualidade adequados, conforme acordos previamente fechados com as outras áreas de negócio. Para isso, a gestão da tecnologia da informação pode se valer de modelos, como o ITIL® e o COBIT®. Leia nosso artigo se você deseja conhecer mais sobre esses frameworks de gestão e governança de TI.

CTA Cobit - boas práticas para governança de TI

Promover a transformação digital da empresa 

Nem só de prestação de serviços vive a TI. Aliás, é possível arriscar e afirmar que esta não é a função principal dela. O papel mais relevante da área de TI é atuar como uma parceira estratégica, que direcione os esforços para a transformação digital da empresa. Isso pode interferir na execução dos processos e projetos e afetar até mesmo o modelo de negócio.

 

Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços

Deixar os usuários e clientes felizes não significa apenas atender aos pedidos que eles fazem. Significa superar as expectativas deles e entregar soluções que realmente façam a diferença para o negócio (ainda que as vezes seja preciso convencê-los de que determinado pedido não é relevante, mesmo que eles achem que seja).

Fazer a gestão da equipe de TI

A equipe de TI também é um importante stakeholder a ser observado. Nas organizações em que a gestão e a governança de TI são pouco maduras, é comum que o time se sinta desmotivado. Para resolver isso, é preciso preparar, capacitar e engajar os colaboradores, estabelecendo uma relação de diálogo com elas.

Gerenciar riscos que a TI pode causar ao negócio

A maior parte das organizações possui uma quantidade significativa de informações em ambientes virtuais. Se por um lado isso aumentou a segurança, por outro lado diminuiu a segurança. Parece que não faz sentido? Mas faz!

Quando as informações são processadas e armazenadas em sistemas, há diminuição no uso de papéis, que podem ser acessados e perdidos com grande facilidade. Por outro lado, ambientes virtuais possuem suas próprias ameaças, como vírus e hackers. Mas com uma boa gestão da Tecnologia da Informação, é possível identificar e mitigar os riscos com antecedência, por meio de normas e políticas.

Dar suporte aos processos organizacionais

A tecnologia da informação fornece apoio aos processos da empresa ao oferecer soluções de TI que simplifiquem e automatizem algumas atividades dos processos. Isso traz mais agilidade e eleva a performance da empresa. Um exemplo de uso da TI nos processos é a integração de sistemas, que possibilita a centralização de informações e a automação de processos.

Leia também  Como padronizar os serviços de TI usando catálogos e SLAs

Alinhar o uso da TI aos objetivos estratégicos da empresa

Significa usar as ferramentas de tecnologia da informação para alcançar a visão de futuro desejada pela empresa. A TI deve acompanhar as evoluções de mercado a fim de trazer inovações que transformem o negócio.

A tecnologia da informação é considerada hoje um dos seis principais ativos das organizações, por isso a sua gestão é tão importante. Se antes os recursos de TI eram utilizados apenas para armazenar dados, atualmente existe toda uma inteligência de negócio que permite que esses dados sejam manipulados, comparados, ordenados e interpretados, a fim de transformá-los em informações relevantes para as empresas e, assim, facilitar as decisões dos gestores.

O dado é a matéria-prima da informação que, por sua vez, é a matéria-prima do conhecimento. Organizações que possuem conhecimento do negócio e do mercado conseguem realizar ações para manter a empresa sempre competitiva. Observe:

Pirâmide de Abstração - Gestão da Tecnologia da Informação

Dados

Conjunto de fatos, registros e observações que traduzem o que está acontecendo em uma organização. Quando isolados, os dados não possuem relevância, pois não possibilitam uma compreensão aprofundada do ambiente. Eles são mais objetivos.

Informação

É a estruturação e organização dos dados, conferindo-lhes significado. A informação traz a profundidade e o contexto necessários para interpretar o que os dados representam, convertendo-os em uma mensagem com relevância e propósito.

Conhecimento

É a utilização das informações para produzir um efeito, ou seja, uma ação que gere mudanças no ambiente e, consequentemente, traga novos resultados. O conhecimento inclui a capacidade de reflexão, síntese e contexto e é um conteúdo de alto valor derivado do pensamento humano.

Uma forma interessante de compreender esses três conceitos é compará-los à construção de uma casa, onde os dados seriam os tijolos, as informações seriam as paredes e o conhecimento seria a casa. Assim, os dados servem para gerar informações que ajudam a atingir o conhecimento, da mesma forma que é preciso vários tijolos para construir uma parede e, assim, levantar uma casa.

À medida que a TI deixa de ser secundária para se tornar protagonista do sucesso das organizações é possível justificar a importância da sua gestão, como veremos agora:

Importância da Gestão da Tecnologia da Informação

Uma pesquisa global feita pela Agência We Are Social apontou que hoje existem mais de:

  • 4 bilhões de usuários na internet;
  • 3 bilhões de usuários ativos nas mídias sociais;
  • 5 bilhões de usuários de dispositivos móveis;
  • 2 bilhões de usuários que acessam mídias sociais pelos dispositivos móveis.

Já conforme estudo do grupo Altimeter, com a transformação digital:

  • 41% das empresas aumentaram sua fatia de mercado (market share);
  • 30% das empresas aumentaram o faturamento do consumidor;
  • 32% das empresas perceberam um aumento no número de visitantes no site e canais digitais;
  • 37% das empresas tiveram crescimento no engajamento do consumidor em canais digitais.
Leia também  O que é e qual a importância do Planejamento Estratégico de TI

Papel da TI na Transformação Digital

A Era da Informação representa uma quebra de ruptura, que vem ocorrendo desde o final da década de 60, com a introdução de máquinas de grande porte, conhecidas como mainframes. Os mainframes eram computadores enormes, dedicados exclusivamente ao processamento de muitas informações. Já na década de 80 surgiu o primeiro computador pessoal, uma iniciativa da gigante IBM.

Mas o grande marco dessa era foi o surgimento da rede mundial de computadores: a internet. Essa inovação possibilitou a quebra de barreiras geográficas e a expansão do comércio internacional, além de ocasionar uma avalanche de dados e informações.

Uso da Tecnologia da Informação ao longo do tempo - Gestão da Tecnologia da Informação

Já deu para ter uma noção do quanto a tecnologia da informação impactou e ainda impacta na vida das pessoas, não é mesmo? Como pode ser observado nos dados apresentados anteriormente, empresas que fazem uso adequado da TI são mais lucrativas. Além disso, hoje as organizações possuem boa parte de suas transações comerciais em ambientes tecnológicos, o que torna a gestão da tecnologia da informação ainda mais necessária.

Os sistemas de informação auxiliam em todas as atividades de uma empresa, seja nos processos produtivos e administrativos, no planejamento da organização e até mesmo no estabelecimento de controles (governança). A TI possibilita canais mais rápidos de comunicação e maior acesso à informação, distribuindo-as em tempo real.

Confira alguns benefícios que a Gestão de TI pode trazer para a sua organização:

3 benefícios da Gestão da Tecnologia da Informação:

Aumento da Produtividade

Gerenciar a tecnologia da informação em uma empresa faz com que ela seja mais produtiva ao eliminar desvios nos processos e excluir tarefas repetitivas.

Informações Assertivas

A integração de sistemas possibilita maior controle sobre as informações, que ficarão centralizadas, facilitando o acesso e a tomada de decisão.

Vantagem Competitiva

Em muitas empresas a TI assume um papel estratégico. Ela atua como fonte de vantagem competitiva, pois é capaz de transformar o negócio através de soluções tecnológicas.


Conseguiu entender o que é Gestão da Tecnologia da Informação, sua importância e benefícios? Para que você aumente o seu conhecimento no assunto, nós preparamos um webinar gratuito que vai te ensinar como alcançar uma TI estratégica e digital. Bom vídeo!

TI estratégica

ITIL® é marca registrada da AXELOS LIMITED.
COBIT® é marca registrada da ISACA.
Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezoito =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company