O que é um projeto? Entenda sua definição e utilidade

O-que-é-um-projeto-Entenda-sua-definição-e-utilidade

Última atualização em 07/10/2022

Você sabe o que é um projeto? No dicionário existem diversos significados para essa palavra, entre eles, que projeto é uma vontade, desejo ou intenção de realizar algo. É muito comum que relacionemos com algo futuro como, por exemplo, uma viagem ou a compra de um imóvel.

Na verdade, existem muitos tipos de projetos: projetos de pesquisa, esboço, descrições escritas e detalhadas. Projetos estão presentes na rotina de muitas pessoas e em diversas áreas de trabalho, inclusive nos negócios!

Muita gente não entende o significado e a importância de tratar essas iniciativas como projetos. Por isso, neste post iremos te explicar com detalhes o que é um projeto e qual a diferença entre projeto e processo. Acompanhe:

O que é um projeto?

Um projeto é um esforço temporário que tem como finalidade um resultado único e possui recursos delimitadosUm projeto pode ser social, pessoal, cultural, empresarial ou de pesquisa. Abordaremos cada um desses tipos mais à frente.

Essa definição de projeto veio do PMBOK, o guia mais utilizado quando o assunto é gestão de projetos. Ele foi criado pelo PMI (Project Management Institute), uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de disseminar as melhores práticas da gestão de projetos pelo mundo todo.

Para entender melhor a definição de projeto vamos por partes:

  • Um projeto é temporário pois deve ter datas de início e fim definidas. Por exemplo: se você for construir um site, uma data para iniciar e concluir esse projeto será pré-determinada, certo?
  • Na maioria das vezes, um projeto é iniciado com a intenção de criar um novo produto ou serviço, ou apenas aprimorar algo já existente. Por esse motivo, deve haver um escopo inicial, isto é, a descrição (mesmo que parcial) do trabalho que precisa ser feito. Isso ajudará a tornar o resultado final exclusivo e facilitará o processo de desenvolvimento desse projeto pois, mesmo que possuam características similares, um projeto nunca será igual a outro.
  • Estipular custos e recursos no início do projeto como força de trabalho, materiais que serão utilizados, infraestrutura, verbas e prazos, colaboram para que não falte mão de obra para concluir o projeto ou que ele exceda a verba disponível.

A visão de projeto pode ser usada em nosso dia a dia de muitas formas, mas é essencial que os projetos sejam realmente encarados como projetos. E é aí que está o pulo do gato! Dar aos seus projetos a devida importância que possuem e, já no início, estipular prazos, custos, recursos e o objetivo principal aumenta a possibilidade de eles serem finalizados com sucesso!

Exemplo de como funciona um projeto

Vamos usar um exemplo da vida cotidiana: suponha que uma pessoa deseja perder peso. Se ela não encarar essa vontade como um projeto talvez não consiga cumprir o seu propósito ou demorará mais tempo até alcançar o que deseja.

Porém, se ela estabelecer quantos quilos quer perder, determinar quanto tempo ela terá para isso e delimitar quais serão os seus gastos com atividades que a ajude a alcançar a meta – por exemplo academia e nutricionista – , as chances dessa pessoa alcançar a meta no tempo previsto são muito maiores.

Agora vamos trazer esse exemplo para o seu ambiente de trabalho: você deseja lançar um novo site, mais moderno e que atenda melhor às expectativas dos seus clientes. Comece a tratar essa ideia como um verdadeiro projeto. Crie oportunidades de realização, planeje recursos, preveja riscos e estipule uma data de entrega.

Panorama Gestão de Projetos 2021 2022

Querer mudanças, desejar inovações, criar planos, vai muito além de apenas idealizar! É muito importante que qualquer projeto desejado, seja também planejado, gerido e monitorado.

Quais os 5 principais tipos de projetos?

1. Projetos sociais

Esse tipo de projeto pode ser tanto individual quanto coletivo. O objetivo principal é proporcionar melhoria na qualidade de vida de pessoas e/ou comunidades. O ponto de partida desses projetos, que na maioria das vezes não envolvem nenhum tipo de remuneração, é sempre a realidade da sociedade misturada com o desejo de transformá-la.

Podem ser considerados projetos sociais os movimentos realizados pelas ONGs (Organizações Não Governamentais), que fazem campanhas para arrecadação de roupas com a finalidade de distribuí-las para pessoas que necessitam.

Comumente, os projetos sociais estão inseridos em um programa, que terá metas a serem atendidas. Até que essas metas não sejam atendidas serão executados projetos que contribuam para o seu atingimento.

2. Projetos culturais

Têm como foco levar qualquer tipo de manifestação artística para a população, como, por exemplo, a dança, a música e o teatro. Os resultados dos projetos culturais podem ser diversos: produção de filmes, produção de livros, restauração de museus etc. A realização desse tipo de projeto nem sempre gera retorno financeiro.

3. Projetos de pesquisa

Em um projeto de pesquisa, o pesquisador descreve o que ele quer pesquisar, quais as intenções da pesquisa, quanto tempo ele levará e qual é o custo estimado do projeto. Um profissional da área da saúde, como um médico, por exemplo, pode desenvolver esse tipo de projeto em busca da cura para um determinado problema de saúde. Para isso, ele precisa especificar com detalhes tudo o que ele está buscando e seus objetivos.

Neste tipo de projeto é bem importante definir um orçamento claro e determinar um prazo limite que fique muito explícito aos envolvidos. Isso vai evitar que o projeto se perpetue por um longo período sem atingir seus objetivos.

4. Projetos empresariais

Em um projeto empresarial, o objetivo é criar oportunidades, melhorar soluções para um negócio já existente ou estruturar um novo negócio.

Um exemplo simples de entender é o de um empreendedor que deseja abrir uma lanchonete. Antes de iniciar esse novo negócio, ele irá procurar o lugar mais adequado, fará as contas de quanto ele irá gastar nesse projeto, providenciará todas as questões burocráticas pelas quais um novo estabelecimento precisa passar e, só depois disso, dará início à nova empresa.

Essas atividades precisam ser organizadas da melhor forma, para garantir que esse empreendedor não vai gastar dinheiro no momento errado ou levar muito tempo para lançar seu novo empreendimento.

5. Projetos pessoais

Projetos pessoais ou projetos de vida são geralmente individuais e se baseiam em duas perguntas: “o que eu quero para mim?” e “como eu vou conseguir isso?”. Em geral, as pessoas têm costume de pensar e idealizar algo para o futuro e estipular uma meta, seja um cargo dentro de uma empresa, viagens, aquisição de bens materiais e afins.

A compra de uma casa, por exemplo, é considerada um projeto pessoal. Antes de comprar o imóvel você se prepara para fazer esse investimento, analisa suas condições financeiras, estipula a data de mudança e, por fim, adquire a casa.

Diferença entre Projetos e Processos

Processo é tudo aquilo que tem atividades repetitivas, que possui um esforço contínuo sem tempo determinado e que não possui um resultado único. Por exemplo: uma dona de casa organiza e limpa sua casa em dias intercalados. Podemos chamar isso de processo, pois as tarefas que ela faz são as mesmas, não mudam.

Supondo que ela decida fazer uma reforma na casa que terá duração de dois meses. Neste caso estamos falando de um projeto, pois será algo temporário e com um resultado final exclusivo. E depois da reforma, quando a casa já estiver pronta, a dona de casa poderá voltar a fazer normalmente os seus processos de limpeza como antes.

Tabela: Projeto vs Processo - O que é um projeto

Agora que você já sabe o que é um projeto, você provavelmente já deve ter identificado vários deles na sua organização, certo? Sendo assim, recomendamos que você comece a gerir essas iniciativas como verdadeiros projetos! Para te ajudar com isso, preparamos um e-book completo sobre gestão de projetos. Clique para ler!

E-book Gestão de Projetos

3 thoughts on “O que é um projeto? Entenda sua definição e utilidade

  1. Para comecar, gostaria de agradecer a oportunidade; e mostrar a minha total disponibilidade em colaborar para melhor aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson