Última atualização em 20/11/2023
A consultoria em TI é mais do que apenas um termo técnico; é uma parceria estratégica que pode transformar o seu negócio. Na EUAX, entendemos a importância de alinhar a tecnologia com os objetivos do negócio.
Hoje, vamos abortar tudo o que você precisa saber antes de contratar uma consultoria especializada para a sua empresa, além de dicas essenciais. Vamos lá?
Faça a Gestão de TI caminhar junto com a estratégia do negócio!
É comum associar a contratação de uma consultoria de TI apenas ao suporte técnico, como suporte a aplicações e infraestrutura, e ao desenvolvimento de software. Mas, o trabalho de um consultor em TI vai muito além disso e se estende a todos os aspectos da gestão de TI.
Por isso, é comum que esse profissional adote modelos como o ITIL® e o COBIT®, que recomendam as boas práticas de governança e gerenciamento de tecnologia da informação.
Então, se você sente que o departamento de TI da sua empresa não está conseguindo demonstrar a entrega dos resultados esperados ou acha difícil identificar os benefícios que os projetos de TI trazem para o negócio, peça ajuda.
Afinal, esses são alguns dos sintomas de uma gestão de TI enfraquecida que uma consultoria de TI poderia resolver. A TI neste contexto se apresenta apenas como um centro de custos e traz pouca ou nenhuma importância ao negócio da empresa.
Leia o post e tire todas as suas dúvidas sobre consultoria em TI!
O que faz e como funciona uma Consultoria de TI?
Resumidamente, uma empresa de consultoria de TI é responsável por avaliar a utilização das melhores práticas de gestão e, se necessário, auxiliar a implementá-las. Diferentemente de um outsourcing, a consultoria tem um viés mais pedagógico.
Seu objetivo não é “fazer o trabalho pela empresa”, mas sim “ensinar a empresa a melhorar as suas práticas”. Confira algumas responsabilidades que normalmente um consultor de TI assume nas organizações.
1. Identificar as necessidades da empresa
O ponto de partida para a consultoria de TI é mapear o cenário atual da área de tecnologia da informação. Por isso, é comum que o consultor em TI faça muitas perguntas e anote informações relevantes.
Essa coleta de dados é necessária para que o consultor entenda a realidade da organização, reconheça quais pontos podem ser melhorados, quais boas práticas podem ser implementadas e consiga planejar ações para conquistar esse objetivo.
2. Elaborar um programa de trabalho personalizado
Cada organização é diferente da outra. Da mesma forma, as áreas de TI também possuem particularidades. Após identificar as necessidades da empresa, o consultor em TI montará um programa de trabalho personalizado.
Isso significa orientar as ações que serão tomadas à estratégia do negócio e escolher as ferramentas mais adequadas para a situação.
3. Construir uma solução em conjunto com o cliente
O sucesso de uma consultoria de TI está bastante ligado ao engajamento do cliente com o projeto. Nessas horas, é essencial promover dinâmicas em grupo para que as soluções dos problemas sejam criadas coletivamente.
O compartilhamento de ideias aumenta as chances de surgirem insights interessantes. Nesse sentido, o papel do consultor é mediar as sessões de cocriação, acompanhar a implantação das ações e ajudar no monitoramento.
Acima mencionamos apenas as responsabilidades do consultor em TI, mas o cliente também possui alguns deveres. Ele precisa:
- Deixar o consultor à vontade na organização;
- Atender às solicitações do consultor;
- Estar aberto a novas possibilidades;
- Mobilizar a equipe para um trabalho colaborativo.
Também é importante lembrar que:
O papel que uma área de TI executa dentro da empresa reflete em qual estágio de maturidade esse departamento se encontra. A maturidade é a capacidade que a TI possui de entregar valor para a organização através da tecnologia. Mas, por que isso é importante?
A atuação da consultoria de TI vai depender de qual nível de maturidade a sua TI se encontra. Baseado nisso, o consultor em TI pode sugerir diferentes tipos de práticas e ferramentas.
Níveis de Maturidade de TI
1. TI Artesanal
É aquela que gera resultados esporádicos, baseados na sorte e no esforço individual. Esse tipo de TI não possui processos definidos e não tem um bom relacionamento com o restante da empresa, pois as áreas de negócio não enxergam a TI como uma parceira estratégica.
Dessa maneira, a TI artesanal tem dificuldades em entregar realmente o que foi solicitado, nos prazos, custos e qualidade esperados. Às vezes acerta, mas frequentemente não.
2. TI Eficiente
Possui processos formais e entrega o que o usuário pede, mas ainda assim não consegue gerar valor ao negócio, já que nem sempre aquilo que as áreas de negócio desejam é o mesmo que a organização precisa para aumentar o seu desempenho.
Ela frequentemente trabalha nos pedidos dos usuários, mesmo alguns errados ou inadequados, dificilmente propõe melhorias de negócio a partir da tecnologia.
3. TI Efetiva
Garante que as coisas certas estão sendo feitas corretamente, pois possui uma gestão de serviços consolidada, uma governança de TI bem fundamentada e indicadores de performance criteriosamente selecionados.
A TI Efetiva é uma excelente prestadora de serviços e consegue mostrar os benefícios que as suas atividades geram para a organização. Mas é uma TI reativa, não propõe, exige que o negócio demande as melhorias.
4. TI Estratégica
É capaz de usar a tecnologia da informação para diferenciar o negócio, criando vantagem competitiva através de soluções de TI. Tem uma conduta proativa dentro da empresa e participa ativamente de todas as decisões do planejamento estratégico, sugerindo mudanças que podem inclusive transformar o modelo de negócio.
Aproveite e faça o nosso teste de maturidade de TI para descobrir em qual estágio está a sua área de tecnologia da informação!
Mas, por que contratar uma Consultoria de TI? Conheça 5 bons motivos!
Existem diversos motivos que justificam a contratação de uma consultoria em TI. Abaixo, listamos as cinco razões que consideramos cruciais na hora de decidir. Veja:
1. Receber apoio personalizado
Ter um profissional voltado especialmente para a dinâmica de uma organização é uma ótima oportunidade para melhorar o desempenho.
Além disso, é muito interessante ouvir o feedback de quem está de fora, pois às vezes a empresa está tão focada em si mesma que não percebe novos desafios.
2. Aprender com quem já sabe
Não é qualquer um que ocupa um cargo de consultor em TI. Esse tipo de profissional precisa ter uma boa formação acadêmica e muita experiência de mercado.
Ou seja, consultores em TI são profissionais altamente qualificados que tem o propósito de repassar seu conhecimento a outras pessoas.
Quando você aprende com quem já sabe, potencializa as suas chances de absorver o conhecimento. Isso porque o consultor um dia teve as mesmas dúvidas que você e vai saber explicar de forma clara e didática, sem ser simplista.
3. Adotar as melhores práticas mundiais
É comum que as consultorias de TI baseiem suas orientações nas melhores práticas mundiais do mercado. Essas práticas podem ser encontradas tanto em guias como o PMBOK® e o BPM CBOK® como em padrões e frameworks, como o ITIL® e o COBIT®.
Para saber mais sobre eles acesse o artigo sobre padrões e frameworks de TI.
4. Trazer visibilidade para a área de TI
Com o conhecimento especializado do consultor em TI e a personalização do atendimento, fica mais fácil transformar a TI em uma parceira estratégica do negócio. Existem áreas de tecnologia da informação que ainda são vistas como centros de custos nas organizações.
A longo prazo, isso causa desmotivação na equipe. Nesse sentido, a consultoria de TI pode ajudar a desconstruir essa visão equivocada e abrir novas possibilidades para o negócio.
5. Aumentar os resultados com a consultoria de TI correta
A TI pode ser mais do que uma prestadora de serviços. A tecnologia da informação representa um potencial competitivo muito grande, pois é capaz de trazer inovações que as demais áreas não têm conhecimento. Porém, muitas vezes esse potencial é subutilizado. Na consultoria de TI, podem-se abrir portas para repensar essa ideia.
Viu só como contratar uma consultoria de TI só traz vantagens? Queremos te apresentar um pouco do nosso trabalho. Confira!
Como a Euax pode ajudar a melhorar o desempenho da sua TI
Existem diversas ações que podem ser feitas para tornar a TI mais estratégica e avançar nos estágios de maturidade. Os consultores especializados da Euax possuem anos de experiência em Gestão de TI e podem te ajudar a melhorar o desempenho da sua TI e do seu negócio de forma rápida e assertiva.
Afinal, às vezes um olhar externo é tudo o que a organização precisa para dar saltos de performance! Conheça nosso campo de atuação:
Resolver dificuldades com ERP
Conte conosco para saber se o seu ERP está aderente aos processos de negócio! Podemos te auxiliar a decidir se é melhor manter ou trocar de sistema de gestão empresarial.
Caso seja melhor trocar, você terá todo o suporte para selecionar um fornecedor e fazer uma gestão de mudança organizacional que diminua os riscos da implantação de um novo sistema.
Melhorar a governança e a gestão de TI
Em conjunto com o cliente, nossos consultores podem ajudar a melhorar as práticas diárias de gestão de TI, fazendo um plano estratégico e identificando problemas nos processos, como o de gestão de demandas de TI.
E para que os projetos de TI consigam atingir um alto nível de desempenho, conseguimos implantar um escritório de projetos (PMO) na medida certa para o seu departamento de TI!
Aproximar a TI do negócio
Para que a TI se aproxime do negócio é necessário conhecer o dia a dia dos usuários e considerar o cliente final nos processos.
A Euax utiliza a jornada do cliente como ferramenta para compreender se os usuários estão sendo atendidos de forma satisfatória pelos serviços de TI e entender os impactos da tecnologia da informação nas interações do cliente final com o negócio.
Assim é possível identificar melhorias relevantes para o negócio.
Ampliar o papel da TI dentro da empresa
Existem algumas lacunas de negócio que não têm ligação direta com a tecnologia da informação, mas que podem requisitar competências da TI para serem preenchidas.
Isso se aplica, por exemplo, à construção de um melhor ambiente de processos ou então ao gerenciamento de projetos críticos. Nesse sentido, a Euax possui um conjunto de soluções voltadas para ajudar a tapar essas brechas.
Toda a nossa experiência em gestão de TI foi consolidada em uma metodologia própria, chamada de “Euax Acelera”. Nosso objetivo é elevar a performance de nossos clientes de maneira colaborativa, visual e dinâmica.
Estamos ansiosos para conhecer a sua realidade. Solicite uma proposta pelo chat ou agende uma conversa com um de nossos gerentes de conta preenchendo o formulário abaixo.
Quer conversar para entender como podemos ajudar a TI da sua empresa?
Explique as suas necessidades e podemos agendar uma conversa com um de nossos consultores.
Se tiver um tempo, aproveite para assistir de graça a um dos sócios da Euax falando sobre TI estratégica para promover mudanças.

Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.