Consultoria em Estratégia: o que é e porque contratar

empresa-de-consultoria-empresarial

Última atualização em 21/07/2020

Encontre o caminho certo para alcançar cada objetivo estratégico da sua empresa e transforme seu negócio de forma rápida e assertiva!

Montar o planejamento estratégico de uma empresa é como calcular uma rota em um GPS. Esse plano contém o melhor caminho para que a organização consiga alcançar a visão de futuro desejada. Mas como encontrar um consenso sobre o trajeto ideal quando existem diversas formas de chegar até esse destino? Contratar uma consultoria em estratégia é uma boa opção para as organizações que precisam de uma mãozinha com a sua estratégia empresarial.

Quer entender melhor o trabalho de uma consultoria em estratégia e quais os benefícios de contratar uma? Leia o post que nós vamos te contar!

Antes de mais nada, vamos alinhar alguns conceitos sobre estratégia empresarial.

3 momentos importantes da Estratégia

A estratégia deve refletir mudanças, afinal, não faz sentido construir um futuro igual ao passado. Ela possui três momentos muito importantes: o planejamento estratégico, a execução da estratégia e o monitoramento da estratégia. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles:

1. Planejamento Estratégico

planejamento estratégico define o que a empresa precisará fazer para construir seu futuro, para executar a estratégia. Ele é detalhado em um plano com temas e objetivos estratégicos, que direcionam de forma clara e executável as ações e iniciativas a serem realizadas. Essas iniciativas também são conhecidas como projetos estratégicos.

2. Execução da Estratégia

Como o próprio nome sugere, essa segunda etapa consiste em colocar em prática tudo aquilo que foi proposto no planejamento estratégico. Isso só acontece com a execução de iniciativas estratégicas, que precisam ser monitoradas para garantir que estão avançando conforme o esperado. Também é essencial implantar um conjunto de processos para verificar a situação dos projetos e assegurar que ações corretivas de execução estejam sendo tomadas.

3. Monitoramento da Estratégia

Monitorar a estratégia significa acompanhar os indicadores-chave de performance com uma frequência pré-determinada. Caso algum indicador não esteja atingindo a meta, é possível estabelecer ações de recuperação e recalcular a rota. É preciso considerar que talvez as iniciativas estratégicas planejadas não estejam gerando os resultados esperados, ou ainda, não estejam avançando e precisem de um empurrãozinho.

Canvas de Acordo de performance para gestão de equipe

Agora que estamos todos falando a mesma língua em relação à estratégia, vamos entender:

O que faz uma Consultoria em Estratégia?

1. Ajuda a definir uma visão de futuro

A visão de futuro de uma organização é onde ela imagina estar daqui a alguns anos. Em outras palavras, é o “sonho” da empresa. Assim como não é fácil decidir isso na vida pessoal, as organizações também podem ter “crises de identidade”. Nesse sentido, a empresa de consultoria em estratégia pode ajudar a tornar esse processo um pouco mais rápido e clarificar algumas questões que só alguém experiente e capacitado consegue enxergar!

2. Analisa as condições em que o negócio está inserido

O primeiro passo no planejamento estratégico é entender os fatores que cercam a empresa. Eles podem ser internos (de dentro da organização) ou externos (com relação ao mercado). Uma consultoria em estratégia pode te ajudar a identificar esses fatores com mais rapidez, além de perceber elementos que a empresa por si só talvez não notasse. Afinal, é preciso uma certa experiência com estratégia para captar alguns pormenores.

3. Auxilia a elaborar um plano de execução

Outro papel que uma consultoria em estratégia pode assumir é o de construir o plano de execução junto com o cliente. O plano de execução deve conter temas, objetivos, iniciativas e indicadores estratégicos. Não é fácil definir esses itens, pois existem muitas possibilidades e a escolha errada pode até mesmo comprometer o futuro da organização.

4. Media reuniões do comitê estratégico

Ser o articulador do planejamento estratégico não é um papel muito confortável. Afinal, é preciso lidar com um time de profissionais seniores, que são difíceis de conquistar e convencer. Mas todo mundo sabe que não existe planejamento estratégico sem consenso. Então, uma hora ou outra alguém terá que ceder. Um consultor em estratégia possui o know how necessário para ajudar a conduzir os encontros e proporcionar o alinhamento necessário entre as partes.

5. Apoia a escolha de metodologias e ferramentas

Talvez essa seja a contribuição mais relevante que uma consultoria em estratégia pode proporcionar. É muito comum que as empresas já possuam uma ideia do que querem ser e o que precisam fazer para chegar lá. Mas a escolha de metodologias e ferramentas é uma prática que requer muito conhecimento técnico.

Agora que você já sabe como uma consultoria em estratégia pode te ajudar, o próximo passo é conhecer os benefícios que ela pode trazer. Confira:

Consultoria em Estratégia
Imagem por www.freevector.com.

Por que contratar uma Consultoria em Estratégia

1. Aumento no desempenho organizacional

Com uma estratégia bem elaborada e adequada ao perfil da organização há mais chances de a empresa ser bem-sucedida em suas atividades. No começo, pode ser que o negócio não perceba imediatamente os benefícios da consultoria em estratégia. Mas a longo prazo isso certamente se confirmará. O aumento progressivo de resultados é a melhor forma de medir o sucesso da estratégia.

2. Aprendizagem de novos conhecimentos

A contratação de uma consultoria em estratégia é uma ótima oportunidade para aprender novos conhecimentos. Se bem aproveitada, a troca de ideias entre o consultor e o contratante pode ser uma experiência muito rica. O valor que o consultor passa para a organização é justamente o seu elevado nível de conhecimento e experiência, que o torna extremamente capaz de identificar problemas e encontrar as melhores soluções para resolve-los.

3. Olhar externo sem miopia corporativa

No atarefado cotidiano da organização pode não sobrar tempo para pensar questões mais profundas sobre o negócio. O momento da estratégia serve justamente para isso: refletir conscientemente sobre o trabalho que está sendo feito e avaliar se ele condiz com a visão de futuro desejada. Muitas vezes, quando olhamos repetidamente para um mesmo lugar pode ser que nossa visão fique turva. Nesse sentido, o consultor externo pode atuar como “óculos” e trazer visibilidade para o que não estamos conseguindo ver.

4. Auxílio na tomada de decisões mais assertivas

Tomar decisões não é fácil, pois envolve escolhas, consequências (sejam elas perdas ou ganhos) e pontos de vista. Nesse sentido, o papel da consultoria em estratégia é atuar como aliado do contratante, apoiando e/ou questionando suas decisões. Então, com esse feedback imparcial, as chances de tomar decisões mais assertivas aumenta muito.

Ficou interessado em contratar uma consultoria em estratégia? Entenda como funciona o nosso trabalho e como podemos te ajudar.

Como é a Consultoria em Estratégia da Euax: nosso jeito de fazer

Para obter sucesso na implantação da sua estratégia você pode contar com o apoio dos nossos consultores experientes e capacitados. No método “Euax Acelera”, nós combinamos anos de prática com os princípios do Design Thinking para promover mudanças em conjunto com o cliente, de maneira colaborativa, visual e dinâmica. Conheça um pouco do nosso trabalho:

1. Análise de Ambiente

Consiste em fazer uma análise do ambiente interno e externo da organização para entender em qual contexto ela está inserida, identificar possíveis vulnerabilidades, analisar a concorrência e pensar na satisfação dos clientes e colaboradores.

2. Formulação do Plano Estratégico

A partir do momento em que as necessidades e dificuldades do negócio já estão mapeadas, fica mais fácil encontrar soluções adequadas para os problemas. Nesse sentido, o plano estratégico reúne todas essas soluções de forma estruturada e coordenada, facilitando a comunicação.

3. Mapa Estratégico

Um mapa estratégico é um instrumento do Balanced Scorecard (BSC) que estabelece metas e indicadores, permitindo monitorar de forma simples e rápida como está a execução de cada objetivo estratégico formulado no planejamento. Assim, se acontecer algum imprevisto é possível recalcular a rota com agilidade e contorna-los.

Entre em contato

A capacidade de tomar decisões assertivas cria valor para a organização. Queremos te ajudar a tornar a sua empresa mais competitiva e entregar ganhos reais para o seu negócio. Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco para construirmos juntos um planejamento que acelere os resultados da sua organização e entregue valor para seus clientes!


Se tiver um tempo, aproveite para assistir gratuitamente ao webinar sobre os efeitos colaterais de um planejamento estratégico malfeito. Bom vídeo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson