Consultoria em Estratégia: o que é e porque contratar

Consultoria em Estratégia

Encontre o caminho certo para alcançar cada objetivo estratégico da sua empresa e transforme seu negócio de forma rápida e assertiva!

Montar o planejamento estratégico de uma empresa é como calcular uma rota em um GPS. Esse plano contém o melhor caminho para que a organização consiga alcançar a visão de futuro desejada. Mas como encontrar um consenso sobre o trajeto ideal quando existem diversas formas de chegar até esse destino? Contratar uma consultoria em estratégia é uma boa opção para as organizações que precisam de uma mãozinha com a sua estratégia empresarial.

Quer entender melhor o trabalho de uma consultoria em estratégia e quais os benefícios de contratar uma? Leia o post que nós vamos te contar!

Antes de mais nada, vamos alinhar alguns conceitos sobre estratégia empresarial.

3 momentos importantes da Estratégia

A estratégia deve refletir mudanças, afinal, não faz sentido construir um futuro igual ao passado. Ela possui três momentos muito importantes: o planejamento estratégico, a execução da estratégia e o monitoramento da estratégia. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles:

1. Planejamento Estratégico

planejamento estratégico define o que a empresa precisará fazer para construir seu futuro, para executar a estratégia. Ele é detalhado em um plano com temas e objetivos estratégicos, que direcionam de forma clara e executável as ações e iniciativas a serem realizadas. Essas iniciativas também são conhecidas como projetos estratégicos.

2. Execução da Estratégia

Como o próprio nome sugere, essa segunda etapa consiste em colocar em prática tudo aquilo que foi proposto no planejamento estratégico. Isso só acontece com a execução de iniciativas estratégicas, que precisam ser monitoradas para garantir que estão avançando conforme o esperado. Também é essencial implantar um conjunto de processos para verificar a situação dos projetos e assegurar que ações corretivas de execução estejam sendo tomadas.

3. Monitoramento da Estratégia

Monitorar a estratégia significa acompanhar os indicadores-chave de performance com uma frequência pré-determinada. Caso algum indicador não esteja atingindo a meta, é possível estabelecer ações de recuperação e recalcular a rota. É preciso considerar que talvez as iniciativas estratégicas planejadas não estejam gerando os resultados esperados, ou ainda, não estejam avançando e precisem de um empurrãozinho.

Agora que estamos todos falando a mesma língua em relação à estratégia, vamos entender:

O que faz uma Consultoria em Estratégia?

1. Ajuda a definir uma visão de futuro

A visão de futuro de uma organização é onde ela imagina estar daqui a alguns anos. Em outras palavras, é o “sonho” da empresa. Assim como não é fácil decidir isso na vida pessoal, as organizações também podem ter “crises de identidade”. Nesse sentido, a consultoria em estratégia pode ajudar a tornar esse processo um pouco mais rápido e clarificar algumas questões que só alguém experiente e capacitado consegue enxergar!

2. Analisa as condições em que o negócio está inserido

O primeiro passo no planejamento estratégico é entender os fatores que cercam a empresa. Eles podem ser internos (de dentro da organização) ou externos (com relação ao mercado). Uma consultoria em estratégia pode te ajudar a identificar esses fatores com mais rapidez, além de perceber elementos que a empresa por si só talvez não notasse. Afinal, é preciso uma certa experiência com estratégia para captar alguns pormenores.

3. Auxilia a elaborar um plano de execução

Outro papel que uma consultoria em estratégia pode assumir é o de construir o plano de execução junto com o cliente. O plano de execução deve conter temas, objetivos, iniciativas e indicadores estratégicos. Não é fácil definir esses itens, pois existem muitas possibilidades e a escolha errada pode até mesmo comprometer o futuro da organização.

4. Media reuniões do comitê estratégico

Ser o articulador do planejamento estratégico não é um papel muito confortável. Afinal, é preciso lidar com um time de profissionais seniores, que são difíceis de conquistar e convencer. Mas todo mundo sabe que não existe planejamento estratégico sem consenso. Então, uma hora ou outra alguém terá que ceder. Um consultor em estratégia possui o know how necessário para ajudar a conduzir os encontros e proporcionar o alinhamento necessário entre as partes.

5. Apoia a escolha de metodologias e ferramentas

Talvez essa seja a contribuição mais relevante que uma consultoria em estratégia pode proporcionar. É muito comum que as empresas já possuam uma ideia do que querem ser e o que precisam fazer para chegar lá. Mas a escolha de metodologias e ferramentas é uma prática que requer muito conhecimento técnico.

Agora que você já sabe como uma consultoria em estratégia pode te ajudar, o próximo passo é conhecer os benefícios que ela pode trazer. Confira:

O que faz uma Consultoria em Estratégia

Por que contratar uma Consultoria em Estratégia

1. Aumento no desempenho organizacional

Com uma estratégia bem elaborada e adequada ao perfil da organização há mais chances de a empresa ser bem-sucedida em suas atividades. No começo, pode ser que o negócio não perceba imediatamente os benefícios da consultoria em estratégia. Mas a longo prazo isso certamente se confirmará. O aumento progressivo de resultados é a melhor forma de medir o sucesso da estratégia.

2. Aprendizagem de novos conhecimentos

A contratação de uma consultoria em estratégia é uma ótima oportunidade para aprender novos conhecimentos. Se bem aproveitada, a troca de ideias entre o consultor e o contratante pode ser uma experiência muito rica. O valor que o consultor passa para a organização é justamente o seu elevado nível de conhecimento e experiência, que o torna extremamente capaz de identificar problemas e encontrar as melhores soluções para resolve-los.

3. Olhar externo sem miopia corporativa

No atarefado cotidiano da organização pode não sobrar tempo para pensar questões mais profundas sobre o negócio. O momento da estratégia serve justamente para isso: refletir conscientemente sobre o trabalho que está sendo feito e avaliar se ele condiz com a visão de futuro desejada. Muitas vezes, quando olhamos repetidamente para um mesmo lugar pode ser que nossa visão fique turva. Nesse sentido, o consultor externo pode atuar como “óculos” e trazer visibilidade para o que não estamos conseguindo ver.

4. Auxílio na tomada de decisões mais assertivas

Tomar decisões não é fácil, pois envolve escolhas, consequências (sejam elas perdas ou ganhos) e pontos de vista. Nesse sentido, o papel da consultoria em estratégia é atuar como aliado do contratante, apoiando e/ou questionando suas decisões. Então, com esse feedback imparcial, as chances de tomar decisões mais assertivas aumenta muito.

Ficou interessado em contratar uma consultoria em estratégia? Entenda como funciona o nosso trabalho e como podemos te ajudar.

Como é a Consultoria em Estratégia da Euax: nosso jeito de fazer

Para obter sucesso na implantação da sua estratégia você pode contar com o apoio dos nossos consultores experientes e capacitados. No método “Euax Acelera”, nós combinamos anos de prática com os princípios do Design Thinking para promover mudanças em conjunto com o cliente, de maneira colaborativa, visual e dinâmica. Conheça um pouco do nosso trabalho:

1. Análise de Ambiente

Consiste em fazer uma análise do ambiente interno e externo da organização para entender em qual contexto ela está inserida, identificar possíveis vulnerabilidades, analisar a concorrência e pensar na satisfação dos clientes e colaboradores.

2. Formulação do Plano Estratégico

A partir do momento em que as necessidades e dificuldades do negócio já estão mapeadas, fica mais fácil encontrar soluções adequadas para os problemas. Nesse sentido, o plano estratégico reúne todas essas soluções de forma estruturada e coordenada, facilitando a comunicação.

3. Mapa Estratégico

Um mapa estratégico é um instrumento do Balanced Scorecard (BSC) que estabelece metas e indicadores, permitindo monitorar de forma simples e rápida como está a execução de cada objetivo estratégico formulado no planejamento. Assim, se acontecer algum imprevisto é possível recalcular a rota com agilidade e contorna-los.

Entre em contato

A capacidade de tomar decisões assertivas cria valor para a organização. Queremos te ajudar a tornar a sua empresa mais competitiva e entregar ganhos reais para o seu negócio. Entre em contato conosco para construirmos juntos um planejamento que acelere os resultados da sua organização e entregue valor para seus clientes!

 

Atendimento online

 


Se tiver um tempo, aproveite para assistir gratuitamente ao webinar sobre os efeitos colaterais de um planejamento estratégico malfeito. Bom vídeo!

efeitos colaterais de um planejamento estrategico malfeito cta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 18 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company