O que é PMO e qual a importância do escritório de projetos?

3 Ferramentas para Priorização de Iniciativas que podem mudar a sua vida

O gerenciamento de projetos teve grandes avanços nas organizações nos últimos anos e está em amplo desenvolvimento. Ainda assim, as taxas de projetos que fracassam são elevadas, gerando um grande desafio nas organizações na adoção de mecanismos que possibilitem garantir a eficiência no gerenciamento e execução de seus projetos. Nesse cenário, surge o PMO.

Neste artigo sobre PMO você verá:

  1. O que é PMO
  2. Tipos de PMO
  3. Importância do PMO

O que é PMO?

O PMO (sigla para Project Management Office, ou Escritório de Gerenciamento de Projetos) é um ambiente para acompanhar e gerenciar todas as atividades dos projetos. Além disso, apresenta uma visão global de todo o projeto e é o centro de controle de informação.

O PMO funciona como um guarda-chuva dentro de qualquer organização que tem atividades de gerenciamento de projetos. Essa divisão se esforça para padronizar e garantir economias na execução de projetos. O PMO é a fonte de documentação, orientação e métricas sobre a prática de gerenciamento de projetos.

Algumas das funções que o PMO pode exercer dentro de uma empresa:

  • unifica a comunicação;
  • gera relatórios dos projetos da empresa;
  • define as metodologias de gestão de projetos que serão utilizadas;
  • determina a priorização de projetos.

Descomplicando o PMO

Tipos de PMO

Segundo define Ricardo Vargas em seu livro Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos, existem 4 tipos de escritórios de projetos:

  • Projeto Autônomo: é separado das operações da empresa e gerencia projeto específico;
  • Escritório de Suporte a Projetos: departamento de apoio a diversos projetos simultâneos assumindo responsabilidade pelo sucesso do projeto;
  • Centro de Excelência: não assume responsabilidade pelo sucesso do projeto, apenas oferece apoio; e
  • Escritório de Suporte Corporativo: gerencia todos os projetos da organização.

pmo importância

A importância do escritório de gerenciamento de projetos:

Para te ajudar a entender a importância de um escritório de gerenciamento de projetos para uma organização, listamos abaixo 6 fatores que o PMO auxilia:

1 – Aumenta a rentabilidade

PMOs asseguram um bom gerenciamento. Eles melhoram as taxas de sucesso e, por sua vez, impulsionam os resultados do negócio e geram rentabilidade.

Leia também  Conheça as principais áreas do gerenciamento de projetos

2 – Melhora a taxa de sucesso

Em uma pesquisa realizada pela CIO e o Project Management Institute (PMI), 50% das empresas que têm escritório de projetos disseram que os escritórios de gerenciamento de projetos têm melhorado as taxas de sucesso, chegando a 65% em empresas que já o aplicam há quatro anos.

3 – Cria produtos melhores

O escritório de projetos elimina o individualismo. As equipes são formadas geralmente por especialistas de várias áreas ou departamentos da empresa que, juntos, vão buscar atingir um único objetivo. Além de quebrar os limites departamentais e deixar a empresa mais integrada e engajada, com esta cultura de trabalho, é possível construir produtos qualitativamente melhores.

4 – Gerente focado no importante

Quando não existe um PMO implantado, o gerente de projetos despende muito tempo para acompanhar os projetos e controlar os materiais e informações. Com o escritório ele não tem essa preocupação, o que o torna mais produtivo, fazendo com que ele concentre suas energias em tarefas de maior valor.

5 – Qualifica as equipes

O Project Management Office desenvolve e implanta processos consistentes e padronizados. Ele está em constante interação com as demais pessoas e áreas da organização e funciona como uma consultoria ou mentoring, aconselhando os funcionários sobre as melhores práticas.

6 – Aprimora processos

Através do escritório de projetos é possível detectar os processos ineficientes. O escritório de processos agrega valor por promover melhorias, tornando os processos lean, reduzindo os retrabalhos, desperdícios e serviços de baixa qualidade.

Agora que você sabe o que é PMO, entenda que ter um Escritório de Projetos não significa que você irá mudar tudo do dia para a noite. Isso é algo que exige planejamento e tem que ser executado de forma gradativa para que alcance os resultados esperados.


Se você deseja ter um alto grau de sucesso nos projetos e levar a sua empresa à maturidade, é recomendável ter a ajuda de uma consultoria especializada no assunto. A consultoria te ajudará a evitar erros e frustrações durante o processo de implantação, além de assegurar melhores resultados.

Leia também  Scrum: Definition of Ready

Conheça o serviço de implantação de escritório de projetos da Euax. Caso ainda tenha dúvidas, assista ao nosso webinar gratuito e entenda porque todas as empresas devem possuir um PMO.

empresas precisam de PMO

Andreia Justo

Sócia consultora da Euax, consultora em ERP pela UDESC, pós-graduada em Engenharia de Software pela PUC/PR, possui mais de 25 anos de experiência como gerente de projetos, certificada PMP, CBPP, e CSM pela Scrum Alliance.

1 thought on “O que é PMO e qual a importância do escritório de projetos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company