Gerente de TI: entenda o que faz e o que é preciso para se tornar um

O-que-faz-um-Gerente-de-TI

Última atualização em 12/04/2023

A área de tecnologia da informação é vista como um dos setores mais importantes de uma organização, pois ela tem o poder de transformar o negócio através de suas soluções.

Porém, para isso ser possível é preciso contar com um bom líder.

O gerente de TI é responsável pela liderança, coordenação e planejamento das atividades do setor de tecnologia de uma empresa. Ele ajuda a definir as necessidades de TI da organização, desenvolver boas práticas e implementar novas ferramentas.

Quer saber mais sobre gerente de TI, quais suas principais responsabilidades e o que é preciso para se tornar um? Então, siga a leitura!

O que faz um Gerente de T.I?

O gerente de T.I é o profissional responsável por coordenar todas as tarefas relacionadas à área da tecnologia da informação de um negócio. Suas principais funções incluem:

  • Encontrar e corrigir falhas em programas e processos;
  • Sugerir novas ferramentas;
  • Definir melhores práticas;
  • Garantir a segurança das informações.

Além disso, é de responsabilidade do gerente de TI liderar e gerenciar os funcionários do setor. Para isso, ele deve avaliar o desempenho dos colaboradores, supervisionar os times e oferecer treinamento para as equipes.

Ainda não ficou muito claro para você sobre todas as funções que um gerente de TI exerce? Então, confira no tópico a seguir 10 responsabilidades de um gerente de TI!

10 responsabilidades de um Gerente de TI

1. Elaborar o planejamento estratégico de TI

Uma das atividades que fazem parte da profissão do gerente de TI é elaborar o planejamento estratégico de TI. Este planejamento deverá ser feito de tempos em tempos para estabelecer qual será a contribuição da área de tecnologia da informação na estratégia corporativa.

Cabe ao gerente de TI mobilizar a alta diretoria e o seu próprio time para que, juntos, construam um planejamento estratégico adequado às necessidades corporativas e alinhado à visão e à estratégia do negócio.

Este planejamento traz uma visão de médio e longo prazo de como a TI irá suportar o novo ambiente de negócios em que a organização se encontra.

2. Planejar e administrar os processos de TI

Outra tarefa do gerente de TI é estruturar o fluxo de processos do seu time. Esse profissional é responsável por identificar os processos e encontrar formas de otimizá-los. Nessas horas, é sempre bom contar com a ajuda de um gerente de processos.

  • Qual a melhor forma de realizar o trabalho feito pela TI?
  • Quais procedimentos os colaboradores deverão seguir para alcançar os resultados desejados?

Essas são algumas das perguntas a serem respondidas nessa etapa. É sempre importante lembrar que aquilo que não é medido não é gerenciado.

Então, não se pode medir o que não se conhece. Por isso, conhecer, desenhar e divulgar os processos da TI é muito importante.

3. Assegurar que a TI apoie os processos de negócio

A TI, pela própria natureza do seu trabalho, possui normalmente um conhecimento muito amplo dos processos de negócio da empresa.

Esse conhecimento é essencial para que ela possa fazer o seu trabalho de forma efetiva e implementar os serviços de forma adequada.

Com isso, pode ser um papel da “Nova TI” liderar a transformação de processos nas organizações, inclusive com a inserção de novidades e inovações tecnológicas que apoiem os processos de negócio de uma forma otimizada.

4. Gerenciar a equipe de TI

O gerente de TI precisa entender também de gestão de pessoas. Afinal, ele terá que encontrar profissionais competentes e dedicados para trabalharem ao seu lado.

A formação de times engajados é algo muito relevante para a área de tecnologia da informação. Na TI, tudo é feito a muitas mãos e, por isso, os colaboradores precisam ter uma sinergia.

Além disso, o gerente de TI precisa motivar, inspirar, mobilizar e induzir as pessoas de seu time na realização das atividades que atendam perfeitamente a estratégia da TI e da organização.

o que faz um gerente de ti

5. Priorizar e dar suporte aos projetos de TI

A difícil tarefa de selecionar quais os projetos mais relevantes para o negócio normalmente recaem sobre o gerente de TI. É comum que vários setores envolvam a TI em diversos projetos. Mas, nem sempre é possível atender a todos ao mesmo tempo.

É aí que entra a intervenção do gerente de TI, que deve ser capaz de perceber aquilo que vai trazer mais resultados em menos tempo. Para isso, é necessário ter o conhecimento do negócio, para além da informática.

Esta é uma função que exige muito tato e política por parte do profissional, que precisa lidar com egos e desejos e, ainda assim, garantir que o que é importante seja implementado.

6. Definir a governança de TI

A governança de TI é um dos desdobramentos da governança corporativa. Como tal, precisa envolver também o alto escalão da empresa.

O gerente de TI é o responsável por mobilizar e motivar os executivos na criação de políticas e normas relacionadas à tecnologia da informação.

Do mesmo que jeito que auxilia a operação da empresa, a TI também pode gerar muitas consequências. Então, ter regras formalizadas ajuda muito.

Além disso, dentro da governança é papel do gerente de TI prestar contas sobre os resultados obtidos e os gastos executados pela equipe da TI.

7. Garantir a continuidade dos serviços de TI

Já imaginou como seria péssimo se a sua conta de trabalho fosse hackeada e você não conseguisse mais acessar o seu e-mail? Ou pior, se um usuário malicioso invadisse o computador do CEO da empresa?

Os serviços de TI não podem parar! É por isso que o gerente de TI deve encontrar mecanismos e ferramentas para garantir essa continuidade.

Gestão de serviços de TI: como utilizar indicadores de desempenho para ter uma TI estratégica

8. Monitorar e apresentar os indicadores de TI

Nas reuniões periódicas de acompanhamento, é o gerente de TI que será o encarregado de apresentar os indicadores de TI.

Em caso de não cumprimento das metas, esse profissional deverá justificar os motivos que levarão aos baixos resultados e expor soluções para resolver esse problema.

9. Garantir a segurança da informação

O gerente de TI tem o dever de prezar pela correta distribuição da informação. As pessoas possuem necessidades de acesso diferentes, pois seus cargos são diferentes.

Por exemplo: o CEO tem acesso a informações confidenciais que muitos colaboradores não têm. Essa limitação de acesso também é uma forma de a empresa se proteger de possíveis pessoas mal-intencionadas.

10. Solicitar e distribuir os recursos de TI

Uma postura que se espera do gerente de TI é a sua proatividade quanto ao gerenciamento dos recursos.

Esse profissional deve ser capaz de fazer bom uso dos recursos organizacionais, evitando a sua aplicação em projetos desnecessários ou atividades redundantes (mesmo que seja um pedido das áreas de negócio).

Fazer bom uso significa, inclusive, solicitar mais recursos, quando identificadas boas oportunidades de investimento, é claro.

Como ser gerente de T.I?

Se você deseja ser gerente de T.I é necessário adquirir competências técnicas e desenvolver habilidades pessoais.

Isso porque, o gerente de TI possui muitas atribuições que exigem dele conhecimentos em informática, gestão e sobre a própria empresa.

Sendo assim, o melhor caminho para se tornar um gerente de T.I é primeiramente:

  • Investir em uma boa graduação. Um profissional graduado em tecnologia da informação é o mais capacitado para assumir um cargo de gerente de T.I, já que teve contato com disciplinas de tecnologia e gestão de negócios durante todo o curso;
  • Possuir outras certificações que complementem a graduação, principalmente se você busca cargos mais altos;
  • Investir no estudo de idiomas;
  • Manter-se sempre atualizado, uma vez que a tecnologia vive em constante evolução e um bom gerente de T.I deve sempre acompanhar essas mudanças.

E para te ajudar a se aprofundar ainda mais na área de T.I preparamos um e-book completo de Gestão de T.I: tudo que você precisa saber sobre Gestão da Tecnologia da Informação! Nele você vai aprender:

  • O que é gestão da tecnologia da informação;
  • Quais as atribuições de um gerente de TI;
  • Quais as habilidades indispensáveis em profissionais de TI;
  • O que é e como funciona o ITIL;
  • O que é e como fazer um planejamento estratégico de TI;
  • Como montar um catálogo de serviços de TI;
  • E muito mais!

Clique no banner abaixo e leia gratuitamente!

E-book Gestão de TI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson