Canvas de Projeto: o que é, vantagens e modelo pronto para download! (atualizado 2023)

Canvas-de-Projeto-o-que-é,-vantagens-e-modelo-pronto-para-download

Última atualização em 06/01/2023

Não é fácil liderar uma equipe na condução de um projeto, não é mesmo? A gente sabe que, por mais que a gestão de projetos esteja em constante evolução, os gerentes de projetos ainda acabam esbarrando em alguns obstáculos pelo caminho. Um deles é elaborar um planejamento de projeto que seja facilmente compreensível pelo time. Mas sabia que existe algo que pode te ajudar nesse processo? Trata-se do Canvas de Projeto!

Nesse post vamos te explicar:

Temos o modelo pronto de canvas de projeto para você utilizar (download no botão abaixo), mas você vai ter que ler o texto para entender como funciona. Por isso, pegue seu café e boa leitura!

Download do Canvas de Projeto →

O que é Canvas de Projeto

Um Canvas de Projeto é uma ferramenta de planejamento, que contém as principais informações sobre um projeto.

Ele está estruturado em um quadro dividido em alguns blocos, que normalmente são preenchidos com post-its coloridos. Trata-se de uma espécie de “painel” ou “mapa”, que ajuda a orientar o gerente e o time do projeto em seus trabalhos.

Entre as informações contidas no canvas de projeto normalmente aparecem: justificativa, objetivos, pré-requisitos, principais entregas, stakeholders envolvidos, riscos, prazo, custo, indicadores de sucesso, além de uma linha do tempo com os principais marcos do projeto. Logo, podemos dizer que o canvas traz a “essência do projeto”.

Veja esse exemplo de um canvas de projeto genérico:

Canvas de projeto exemplo

 

CTA-Gestão-stakeholders-descubra-os-tipos-de-stakeholders-e-como-eles-podem-afetar-os-projetos

A essa altura do campeonato, você pode estar se perguntando: se o canvas de projeto contém praticamente as mesmas informações que o plano de projeto tradicional, qual a diferença de usar um ou outro, afinal de contas? A diferença está na abordagem adotada!

Abordagem Narrativa (plano tradicional) vs. Abordagem Colaborativa (método canvas)

O plano de projeto tradicional adota uma abordagem narrativa, em que o gerente de projetos compila um documento – normalmente com muitas páginas – e apenas apresenta aos participantes do projeto, que devem passivamente aceitar ou recusar os termos. Em outras palavras: manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Já o método canvas, espécie de “plano moderno”, adota uma abordagem colaborativa, em que a equipe do projeto participa ativamente da construção do plano. Isso é bem diferente de simplesmente assistir a uma apresentação pronta e linear. Não há “repasse” de conhecimento, todos constroem juntos. Outro diferencial do canvas de projeto é que ele traz todas as informações em apenas uma página, de maneira visual.

É claro que, dependendo do projeto, a contratação exige um documento mais formal. Isso pode acontecer, por exemplo, quando há uma necessidade legal. Mas, nada impede que o método canvas seja utilizado antes da construção do plano tradicional para dar vazão às ideias.

Também é importante ressaltar que o canvas de projeto é um entre os vários modelos de canvas existentes, que podem possuir, inclusive, aplicações diferentes. O Business Model Canvas, por exemplo, sistematizado pelo consultor suíço Alexander Osterwalder, está muito mais associado ao planejamento estratégico e à construção de modelos de negócios. Falamos mais sobre esse modelo em nosso outro post sobre canvas como metodologia de inovação.

Agora que você já sabe o que é método canvas e qual a diferença entre ele e um plano tradicional, pode estar com dúvidas se vale mesmo a pena investir tempo com essa ferramenta. Confira nossa lista de benefícios e tire suas próprias conclusões:

Canva de projeto

Vantagens do Método Canvas

1. Melhora na Comunicação

Por adotar uma linguagem mais amigável, simples e objetiva, o método canvas ajuda a melhorar a comunicação entre os envolvidos no projeto. O nível de compreensão das pessoas tende a aumentar quando é utilizado um quadro visual para sintetizar as informações. Se elas compreendem, conseguem dialogar com mais propriedade e assertividade.

2. Maior alinhamento do time

Uma consequência notável em adotar o método canvas é o aumento do alinhamento do time. Isso porque para utilizar essa ferramenta é preciso adotar uma abordagem colaborativa, em que todos participam da construção do planejamento, seja fazendo perguntas, dando sugestões ou apenas estando presente. Lembre-se: interação gera comprometimento.

3. Aumento do desempenho

Lembra que nós te contamos lá em cima que o canvas de projeto normalmente é preenchido com post-its®? Existem motivos para isso, sabia? Em primeiro lugar, post-its são pequenos e “obrigam” as pessoas a escreverem ideias claras e objetivas. E em segundo lugar, post-its podem ser trocados de lugar a qualquer momento, trazendo flexibilidade e agilidade. Por causa disso há redução de retrabalho e, consequentemente, aumento do desempenho.

CTA-Como-o-uso-de-um-Canvas-pode-facilitar-o-planejamento-de-um-projeto

Se você ainda está lendo esse post é porque provavelmente já foi convencido de que adotar o método canvas é essencial para um bom planejamento.

Já sabe qual modelo você vai adotar? Que tal dar uma conferida no canvas de projeto da Euax? Abaixo explicamos como ele foi elaborado e te damos o passo a passo para utilizar.

Modelo de Canvas de Projeto da Euax

Metodologia utilizada na criação do Canvas de Projeto da Euax

Durante o processo de elaboração do canvas de projeto, os consultores da Euax, responsáveis pela criação do framework “Acelera”, utilizaram a seguinte base de conhecimento: Design Thinking + Guia PMBOK® + Pensamento Ágil.

Design Thinking

O Design Thinking é um conjunto de práticas e ferramentas utilizadas para resolver problemas através de soluções criativas. Essa abordagem tem como pilares a empatia (1), a colaboração (2) e a materialização (3).

  1. Um gerente de projetos não consegue entregar um projeto sozinho, ele precisa mobilizar uma equipe. Por isso, escutar e entender as pessoas deve ser uma parte fundamental do planejamento.
  2. Não adianta nada despejar um monte de informações nas pessoas se elas estiverem totalmente alheias ao projeto. Uma boa forma incentivar a mudança de comportamento é envolver o time na construção do plano de projeto, promovendo um ambiente favorável à geração de ideias.
  3. Ter algo palpável para apoiar a condução do projeto é não é obrigatório, mas ajuda muito! O canvas de projeto consegue trazer essa materialização, pois pode ficar pendurado na parede e ser revisitado constantemente, relembrando as metas que foram traçadas.

CTA-Design-Thinking-na-Gestão-de-Projetos

Guia PMBOK

O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um corpo comum de conhecimento sobre gestão de projetos. Ele traz uma série de boas práticas que foram estudadas, testadas e aprovadas por profissionais certificados do mundo inteiro. Afinal de contas, existem alguns itens que são comuns a todos os projetos.

Pensamento Ágil

Ter agilidade em projetos significa trabalhar com ciclos curtos e entregas rápidas. Mais do que isso, significa responder rapidamente às mudanças e aprender com os erros durante a execução do trabalho. Dessa forma, evitamos que o resultado do projeto seja comprometido.

Gestao-de-projetos-agil-tradicional-e-hibrida-CTA

Como o Canvas de Projeto da Euax está estruturado

A grande diferença do canvas da Euax para os outros canvas de projetos é a linguagem empregada. Buscamos fugir do “PMBOKês” e adotar uma linguagem do dia a dia.

Não vamos nos referir à “Estrutura Analítica do Projeto”, por exemplo. Vamos falar de entregas. Não vamos nos referir a “Metas SMART”. Vamos falar de “Como medir o sucesso?”. Percebeu a diferença? Adotar uma linguagem mais simples ajuda a quebrar barreiras!

Agora vamos explicar cada um dos elementos do nosso canvas de projeto.

1. Nosso Desafio

  • Visão de Futuro: propósito e objetivos que o projeto pretende atingir.
  • Como medir o sucesso? Lista das metas SMART com seus respectivos indicadores-chave de performance (KPIs).
  • Por que é urgente? Justificativa do projeto, que demonstra porque ele é importante.

2. Olhando de Perto

  • O que precisa ser entregue? Relação de todas as entregas do projeto.
  • Pré-requisitos: Lista das exigências prévias para execução do projeto.

3. Cuidados

  • Não vamos fazer: lista de práticas a serem evitadas no projeto.
  • Riscos: relação de possíveis contratempos pelos quais o projeto poderá passar.

4. Pessoas

  • Quem faz: time do projeto.
  • Quem valida: cliente do projeto.
  • Quem aprova: patrocinador do projeto.
  • Quem é informado: gerente de portfólio, gerente de programa, escritório de projetos, usuários etc.

5. Linha do Tempo

  • Quando começa: data de início do projeto.
  • Quando termina: data de término do projeto.
  • Marcos e entregas: momentos importantes do projeto, incluindo momentos de entrega.
  • Quanto vai custar: cálculo estimado do investimento total no projeto.

Conseguiu pegar o espírito da coisa? Clique no banner abaixo e faça download do nosso canvas de projeto em primeira mão!

Canvas de projeto

Esperamos que esse material te ajude a planejar os seus projetos de forma dinâmica e rápida. Ah, caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a gente! Será um prazer te ajudar!

Guia PMBOK® é marca registrada do Project Management Institute (PMI).

1 thought on “Canvas de Projeto: o que é, vantagens e modelo pronto para download! (atualizado 2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson