Entenda como fazer gerenciamento de recursos em 6 passos

Entenda como fazer gerenciamento de recursos em 6 passos

Última atualização em 20/11/2023


A falta de gerenciamento de recursos pode afetar gravemente o desempenho de um projeto. Recursos inadequados ou mal alocados muitas vezes comprometem o prazo, a qualidade e o orçamento das iniciativas. Mas, você sabe o que fazer para impedir que isso aconteça?

Neste texto você vai descobrir! Continue a leitura e entenda:

O que é gerenciamento de recursos? 

O gerenciamento de recursos é o conjunto de processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos de um projeto, para que sua entrega seja bem sucedida.  

De acordo com o PMBOK®, o gerenciamento de recursos ajuda a garantir que os recursos certos estarão disponíveis para a equipe na hora e no lugar certo.  

Mas, você sabe quais são os recursos de um projeto?  

É importante considerar que existem dois tipos de recursos: os recursos de equipe e os recursos físicos.

Os recursos de equipe são os recursos humanos, ou seja, as pessoas que prestam serviços ao projeto. Para isso, é importante que a equipe seja integrada, bem-informada e conduzida em um ambiente motivador pelo gerente de projetos.

Os recursos físicos são os materiais, suprimentos, instalações e equipamentos necessários para a execução de um projeto. Para isso, é importante que o gerente de projetos tenha conhecimento das demandas e quantidades dos materiais utilizados.

Agora que já sabemos o que é gerenciamento de recursos, é hora de entender melhor qual a sua importância. Acompanhe!

Importância do gerenciamento de recursos 

O principal objetivo do gerenciamento de recursos é garantir que o projeto seja realizado conforme o planejado. Quando os recursos são utilizados no momento adequado, o projeto tem um desempenho melhor e atrasos são evitados.

Assim, ao gerenciá-los, é possível identificar a performance destes recursos e realizar mudanças na alocação caso necessário, garantindo a entrega de um projeto bem sucedido.

Com isso, o gerente de projetos consegue adequar  os recursos ao orçamento e ao cronograma, o que assegura o fluxo da execução.  Além disso, o gerenciamento de recursos proporciona diversos outros benefícios aos projetos. Confira os principais a seguir!

Benefícios do gerenciamento de recursos 

O gerenciamento de recursos torna o desenvolvimento de projetos mais simples. Assim, é possível obter benefícios como:

Maior controle do desempenho do projeto

O gerenciamento de recursos caracteriza e monitora cada etapa de um projeto. Logo, com as informações de planejamento e destino dos recursos, a análise sobre acertos e gargalos nos processos se torna mais fácil.

Trabalho de equipe mais harmonioso

Ao compor uma equipe, os profissionais recebem papéis e responsabilidades. Dessa maneira, o gerenciamento dos recursos humanos melhora a dinâmica da equipe, porque:

  • Desenvolve uma comunicação transparente e clara;
  • Proporciona oportunidades de desenvolvimento;
  • Incentiva a realização de desafios construtivos;
  • Envolve a participação da equipe em processos decisórios do projeto;
  • Reconhece o bom desempenho dos profissionais.

Cumprimento de prazos e cronograma 

O escopo de um projeto geralmente é formulado com base na experiência de projetos anteriores . Assim, o gerenciamento de recursos proporciona a organizar dos recursos da melhor maneira, bem como fazer previsões para a entrega do produto final.

Afinal, tendo os dados de projetos anteriores em mãos, sabemos:

  • Quais recursos devem ser mantidos, repostos ou cortados;
  • Quanto tempo cada etapa do projeto exige;
  • Qual o custo de cada recurso;
  • Quais habilidades certo projeto exige de cada profissional.

Assim, é possível alinhar a utilização dos recursos conforme o cronograma do projeto, garantindo que as entregas sejam realizadas dentro dos prazos estipulados.

Entregas de valor ao cliente 

O cliente que recebe um bom produto, no prazo e valor prometido, volta sempre! O gerenciamento de recursos proporciona a diminuição de riscos nas entregas por conta de seu planejamento detalhado, o que favorece a entrega de mais valor ao cliente.

Redução de riscos 

Além dos outros benefícios citados, a gestão de recursos ajuda a evitar riscos, como:

  • Ultrapassar o orçamento;
  • Atraso de prazos de entrega;
  • Falta de estoque de materiais;
  • Conflitos de comunicação entre a equipe;
  • Alta rotatividade de profissionais;
  • Perda de qualidade dos projetos .


Agora que já sabemos quais os benefícios do gerenciamento de recursos é hora de partir para a prática. Confira a seguir quais os 6 passos para gerenciar os recursos de modo eficaz!

Como fazer gerenciamento de recursos em 6 passos 

O Guia PMBOK ® elenca seis processos básicos para fazer o gerenciamento de recursos. Confira um resumo sobre cada um deles:

1. Planeje o gerenciamento de recursos 

Na etapa de planejamento, o gerente de projetos definirá como os recursos físicos e de equipe serão estimados, adquiridos, gerenciados e controlados durante o projeto, determinando a abordagem e o nível de esforço que serão aplicados nessas atividades.

O principal instrumento a ser consolidado nesta etapa é o plano de gerenciamento de recursos. Esse documento deve conter orientações sobre a classificação, alocação, gestão e liberação dos recursos.

Além disso, precisa apontar quem faz o quê no gerenciamento de recursos e quem tem autoridade para tomar certas decisões, além de direcionar o treinamento e desenvolvimento de equipe.

A grande vantagem de documentar todos esses itens é que, ao deixar claro quais as expectativas sobre o gerenciamento de recursos, é possível reduzir mal-entendidos e diminuir as frustrações das partes interessadas.

Sempre lembrando que o gerente de projetos normalmente não é o responsável funcional dos recursos e, por esse motivo, é importante que no plano sejam explicitadas as responsabilidades e alçadas tanto do gerente de projetos como do gestor funcional (gestor do departamento).

CTA-Gestão-de-stakeholders-descubra-os-tipos-de-stakeholders-e-como-eles-podem-afetar-os-projetos

2. Estime os recursos das atividades 

A etapa de estimativa de recursos é o momento em que o gerente de projetos e sua equipe sentam para definir a quantidade e as características dos recursos físicos e de equipe necessários à conclusão do projeto.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para isso, como a estimativa bottom-up, a estimativa análoga e a estimativa paramétrica. Este processo normalmente é realizado várias vezes durante o projeto. 

Dependendo do tipo de projeto, a estimativa de recursos exigirá um conhecimento prévio da legislação local. Por exemplo: em um projeto de construção de casa, é necessário conhecer as leis de construção civil e de proteção ambiental.

Para facilitar a visualização das estimativas, é possível montar uma estrutura analítica de recursos, que é uma representação hierárquica que organiza os recursos por categorias. Mas, não basta apenas ter a “lista” dos recursos. É preciso especificá-los, convertendo-os em requisitos, isto é, capacidades facilmente mensuráveis.

3. Adquira os recursos 

Etapa que pode ser resumida na obtenção dos recursos físicos e de equipe necessários à conclusão do projeto.

É possível captar recursos de duas formas: interna e externa.

Os recursos internos são aqueles que já estão disponíveis na organização. É possível obtê-los a partir do alinhamento e da negociação com os gerentes das áreas.

Já os recursos externos são aqueles que precisam ser obtidos através de um processo formal de aquisição, que exige o levantamento de fornecedores, o recebimento de propostas e a efetivação dos contratos.

A aquisição de recursos pode ser documentada em um calendário de recursos, que identifica quando e por quanto tempo cada recurso está disponível. Funciona mais ou menos como um mapa, que facilita e agiliza a tomada de decisão.

4. Desenvolva a sua equipe 

O gerenciamento de recursos também envolve o desenvolvimento das pessoas. Afinal, a execução correta das atividades é afetada pelo quanto a equipe do projeto domina determinadas competências. Já pensou se um engenheiro civil fosse designado para tocar uma obra e não tivesse conhecimento em materiais de construção? Isso é falta de competência!

As competências são os conhecimentos e as habilidades necessárias para executar uma ou mais atividades. Elas podem ser desenvolvidas através de cursos, palestras, workshops, especializações etc.

É preciso avaliar se a equipe deve ser preparada para o projeto ou se a melhor opção é subcontratar ou adquirir esses recursos. Na hora de tomar esse tipo de decisão é interessante analisar se as habilidades e os conhecimentos que precisarão ser desenvolvidos também serão aplicáveis a outros projetos ou se é algo pontual.

Além disso, pode ser necessário avaliar em que medida o tempo de preparação e desenvolvimento dos recursos afeta o orçamento ou o prazo do projeto.

5. Gerencie a sua equipe 

Significa acompanhar o desenvolvimento dos membros da equipe, orientando as pessoas e ajudando-as a resolver os problemas encontrados durante a execução das atividades. É quase como conduzir uma orquestra, em que existe a intensidade e o momento certo para cada instrumento ser tocado.

É papel do gerente de projetos construir um ambiente colaborativo e motivador, que facilite a execução do trabalho em equipe, além de liderar e inspirar a equipe do projeto. Também cabe a esse profissional gerenciar conflitos, propor desafios, conceder oportunidades, reconhecer conquistas e dar feedbacks.

A forma com que isso ganhará forma na gestão do projeto dependerá muito do estilo de liderança do gerente. Para saber mais sobre o assunto, assista ao nosso webinar gratuito sobre estilos de liderança. 

CTA-Estilos-de-Liderança-descubra-qual-é-o-perfil-do-líder-que-gera-resultados

6. Controle os recursos

Trata-se do monitoramento dos recursos atribuídos e alocados no projeto, garantindo que eles estejam disponíveis na hora certa, no lugar certo e na quantidade certa. Caso a utilização real dos recursos não esteja batendo com a utilização planejada, o controle de recursos ajudará a detectar esse desvio, possibilitando a execução de ações corretivas o mais cedo possível.

O processo de controle de recursos costuma gerar relatórios sobre o desempenho do trabalho e eventuais solicitações de mudanças, além de atualizações nos documentos do projeto.

Conseguiu entender como fazer o gerenciamento de recursos na sua organização?

Os seis processos citados acima são uma ótima forma de começar. Mas lembre-se: você deve adaptá-los à realidade da sua empresa.  

Assista ao nosso webinar gratuito e entenda como ter sucesso na implantação de práticas de gestão de projetos na sua organização! 

CTA-Como-ter-sucesso-na-implantação-de-práticas-de-Gestão-de-Projetos-na-sua-empresa

Guia PMBOK® é marca registrada do Project Management Institute (PMI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson