Outsourcing de TI: descubra o que é e 7 vantagens de contratar esse serviço

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Cada vez mais os gestores têm percebido a importância de ter sempre à disposição uma equipe de TI com profissionais eficientes e capacitados. Como nem sempre é fácil contratar esses profissionais diretamente, popularizaram-se as empresas de outsourcing de TI, que contam com profissionais especializados prontos para resolver (ou evitar) qualquer problema. Quer saber tudo sobre esse serviço? Então continue conosco para descobrir:


Preparado? Então vamos ao primeiro tópico!

O que é outsourcing de TI

Outsourcing de TI é a terceirização dos serviços de TI de uma organização por meio da contratação de uma empresa especializada, que pode ficar encarregada pela gestão da TI, controle e manutenção dos sistemas de informação e fornecimento de profissionais especializados. Dessa forma, é possível otimizar algumas operações da organização e economizar recursos que seriam investidos para manter uma equipe de TI própria, dentro da empresa.

Tipos de outsourcing de TI

Existem vários tipos de outsourcing de TI:

Offshore

Os serviços de outsourcing de TI offshore são oferecidos por empresas localizadas em países em desenvolvimento, como China, Índia e Malásia. Como essas empresas de outsourcing de TI estão localizadas em países distantes, que seguem outros fusos horários e têm idiomas muito diferentes do comum, a comunicação com elas é um pouco mais difícil. Entretanto, a modalidade offshore oferece uma vantagem bem interessante: os custos de contratação dos serviços são bem mais baratos comparados aos nacionais.

Nearshore

No outsourcing de TI nearshore, a empresa contratada fica perto da contratante, mas não no mesmo território. Pode ser no mesmo continente, por exemplo: nos Estados Unidos, é comum que as empresas contratem outsourcing do Canadá. Essa solução busca baratear um pouco os custos dos serviços ao mesmo tempo que evitam conflitos culturais e de comunicação, já que, geralmente, países próximos compartilham o mesmo fuso horário e até mesmo o mesmo idioma.

Onshore

O outsourcing de TI onshore é oferecido pelas empresas situadas no mesmo país que a contratante. Essa opção é interessante, pois evita quase 100% dos problemas de comunicação que seriam causados pela diferença de idiomas ou de culturas. A qualidade do suporte técnico, que é um dos serviços mais importantes, torna-se o diferencial dessa modalidade de outsourcing de TI, já que a empresa de outsourcing e a empresa contratante compartilham a mesma língua.

Às vezes, vale a pena investir um pouquinho mais para ter certeza que a empresa vai entender exatamente o que você precisa, isto é, garantir o alinhamento entre as partes.

Agora que você já sabe o que é outsourcing de TI e conhece os tipos existentes, podemos seguir para o próximo tópico. Continue lendo e descubra por que muitas empresas têm começado a investir em outsourcing de TI.

Quais os benefícios de contratar outsourcing de TI

Redução de custos

Uma das principais dores de cabeça dos gerentes de TI é arcar com os custos de manutenção dos colaboradores. Salário, transporte, alimentação, infraestrutura, plano de saúde, licenças remuneradas, 13º salário, cursos de treinamento e capacitação e assim por diante: todos esses gastos podem ser substituídos pela contratação de uma empresa de outsourcing de TI.

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Mesmo que todos estes custos já estejam embutidos no preço do serviço, a solução é mais rentável, financeiramente falando, do que manter uma equipe interna, pois entende-se que os custos são compartilhados entre todas as outras empresas que contratam o serviço.

Quem vai se encarregar de manter os profissionais de TI qualificados e remunerados é a própria empresa de outsourcing, já que ela é a responsável pela qualidade do serviço que está sendo oferecido.

Ter garantia sobre os serviços prestados

Como os serviços de um outsourcing de TI são contratados por meio de um Acordo de Nível de Serviço (SLA), a empresa contratada compromete-se a cumprir com os requisitos estabelecidos pela empresa que a contratou, isto é, garante que o cliente receba exatamente aquilo que contratou — nem mais, nem menos. Quando o responsável pelos serviços de TI é da própria empresa, pode ser mais difícil ter esse tipo de controle. Mas, no outsourcing, esse detalhamento é fundamental.

Acordos de Nível de Serviço (SLAs): como implantar para melhorar a gestão de serviços

Isso diferencia um pouco o outsourcing de uma terceirização comum. Mesmo que os conceitos sejam parecidos, a forma de avaliação do serviço é um pouco diferente. Na terceirização, a avaliação é feita por meio dos profissionais e das ferramentas alocadas, e no outsourcing de TI especificamente a avaliação é feita pela análise do SLA, documento que especifica todos os requisitos tangíveis que o serviço deve cumprir.

Profissionais especializados em cada área

Ter um profissional especializado em cada aspecto da TI é praticamente impossível. Isso porque, no mundo da TI, é preciso manter-se atualizado a todo momento, já que as modernizações são constantes e os custos para fazer isso acontecer acabam sendo inviáveis. Assim, ao invés de investir grandes quantias na capacitação da equipe interna, o outsourcing de TI vem como solução para que o gestor tenha à disposição profissionais especializados em cada área da TI por um preço reduzido.

Essa vantagem se justifica porque o custo do profissional é compartilhado com as outras empresas contratantes e, também porque a sua empresa não precisa dele 100% do tempo. Assim, como o profissional pode atender várias empresas simultaneamente, o custo fica menor do que seria caso o recurso fosse mantido internamente em período integral. Um exemplo disso são os DBAs (Administradores de Banco de Dados).

Nesse caso, a empresa de outsourcing de TI é que fica responsável por oferecer profissionais especializados em todas as necessidades que os clientes precisam: segurança da informação, suporte técnico, programação, administração de redes e assim por diante.

Priorização e sequenciamento adequado das demandas

Quando se contrata outsourcing de TI, você tem mais certeza de que suas solicitações serão resolvidas no prazo. Se a equipe de TI é interna, pode ser que algum colaborador passe outras demandas na frente sem saber que a simples tarefa que atrasou pode estar atrapalhando o fluxo de trabalho de quem solicitou.

No caso do outsourcing, porém, isso é mais difícil de acontecer, afinal, a empresa de outsourcing de TI tem a responsabilidade de priorizar e sequenciar as tarefas de maneira adequada, conforme o que foi estabelecido no SLA.

Garantia da boa qualificação dos profissionais

No momento em que uma pessoa está em busca de uma empresa de outsourcing de TI, pode procurar cases de sucesso e avaliações de outros clientes para se certificar da qualidade dos profissionais que a empresa oferece. A internet ajuda muito nessa pesquisa. Em contrapartida, essa vantagem não é tão presente na contratação de um colaborador interno: mesmo depois de fazer entrevistas com o candidato e contatar antigos empregadores, o desempenho dos contratados pode não ser exatamente aquilo que se esperava.

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Foco no core business

Com o outsourcing de TI, a sua empresa pode focar mais no core business (sua atividade principal). As atividades e processos que não fazem parte do core business, quando terceirizadas, permitem que a equipe interna se concentre no que é mais importante para ela, afinal, não se deve desperdiçar tempo, dinheiro e esforço em atividades que não vão agregar aos objetivos da organização. Terceirizando os serviços, não se gasta nem tempo nem esforço da equipe interna e os custos são reduzidos!

Poder contratar o serviço temporariamente

Além de oferecer atualizações constantes, especialistas qualificados sempre à disposição e um valor mais rentável do que o de manter uma equipe interna de TI, o outsourcing de TI pode ser adotado como uma equipe complementar, em empresas que já contam com time de TI qualificado.

Em algumas ocasiões, geralmente na execução de projetos, surge a necessidade de mais mão de obra especializada para executar algumas atividades da TI. Quando uma organização vai implantar um sistema ERP, por exemplo, precisa de especialistas para guiarem essa atividade. E é aí que entra a empresa de outsourcing de TI: com um contrato temporário, o cliente pode contratar especialistas apenas para um serviço específico, por tempo limitado. Assim, não precisa se preocupar com processos de recrutamento e seleção e nem de desligamento de colaboradores.

Como a Euax Consulting pode ajudar o seu departamento de TI

A consultoria em governança de TI é uma de nossas especialidades. Temos como objetivo transformar a área de TI em uma parceira estratégica da empresa, acompanhando a evolução das tecnologias e as mudanças nos modelos de negócio. A governança de TI vem como um norte para guiar os processos e decisões no departamento, trazendo políticas, normas e diretrizes que garantem bons resultados.

Saiba como podemos elevar a performance da sua TI:

Radar de Maturidade da TI

O radar da maturidade da TI é o primeiro passo para que a sua empresa descubra onde pode fazer melhorias nos processos de tecnologia da informação.

Nessa proposta, entrevistamos stakeholders e preenchemos um questionário que avalia quantitativamente todas as áreas da TI, e então comparamos o desempenho da sua empresa com a média do mercado. A partir dos pontos de ruptura que forem encontrados, nossos consultores indicam qual é o melhor caminho para evitá-los e tornar a sua empresa mais competitiva por meio da eficiência da TI.

Estruturação dos processos da TI

A área de tecnologia da informação detém grande responsabilidade dentro de uma organização. Se os seus processos falham, as consequências se manifestam rapidamente no trabalho do resto da empresa — independentemente se a falha é o serviço de e-mail fora do ar ou um incidente na customização de um software ERP.

Sabendo dessa importância, é fundamental que se tenha uma estruturação dos processos da TI, para que eles sejam conduzidos e gerenciados com base nas melhores práticas do mercado.

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Nosso conhecimento na área da TI nos permitiu criar o IT Frame, que condensa as melhores práticas de governança do mercado (como ITIL® e o COBIT®) e toda a experiência da Euax sobre o que funciona e o que não funciona na vida real.

Ao estruturar os processos da TI da sua empresa com o IT Frame, você garante que eles estarão seguindo os padrões mais adequados e terão potencial para se tornar o diferencial competitivo do negócio. Assim, a TI deixa de ser um mero suporte técnico para tornar-se uma parceira estratégica da organização.

A TI precisa fazer as pazes com as áreas de negócio

Implementação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

Implantar CSCs tem sido tendência nos últimos anos, e há motivos sólidos para isso. O aumento da qualidade dos serviços e a redução de custos são os principais.

Basicamente, o Centro de Serviços Compartilhados é uma central de profissionais multidisciplinares que atendem às demandas do negócio (ou de grupos de empresas, unidades que operam autônomas etc.) de maneira compartilhada, enxergando as demandas como serviços prestados a contratantes.

Entre os departamentos que podem ser integrados em um CSC, temos: tecnologia da informação, recursos humanos, compras, financeiro, contabilidade e administração patrimonial. Para que tudo dê certo, é preciso vencer dificuldades como a resistência das pessoas às mudanças e até mesmo de adequação ou contratação de softwares.

Conte com a gente!

A Euax Consulting tem experiência em implantação de CSC e pode te ajudar a percorrer esse processo de maneira rápida e eficiente, diminuindo riscos e guiando as iniciativas conforme as boas práticas do mercado.

Temos experiência em alocar consultores especializados e podemos te ajudar a otimizar os processos de TI da sua empresa, identificar e corrigir fragilidades e elevar a performance da sua equipe.

Nossos consultores oferecem um olhar externo e imparcial sobre a sua organização, e têm disponibilidade total para focar apenas nas suas necessidades, sem se perder em tarefas do dia a dia da empresa. Assumimos compromisso com a entrega de resultados positivos, e nossos consultores têm alta senioridade, reunindo experiência de trabalho em várias empresas de grande porte. Nossos profissionais contam com com certificações reconhecidas por entidades como ISACA (COBIT), AXELOS (ITIL), Balanced Scorecard Institute, ABPMP, PMI e Scrum Alliance.

Mais de uma década de experiência em governança de TI nos rendeu conhecimento para desenvolver um framework próprio, o Euax Acelera. Nossa metodologia foca em entregar mais performance para os clientes de maneira colaborativa, visual e dinâmica e sabemos exatamente as ferramentas que os clientes precisam para obter o sucesso em seus projetos.

Acreditamos que não há ninguém melhor do que nossos clientes para falar sobre nossos serviços. Por isso, te convidamos a conferir o case do Grupo Vitae Brasil, que contratou a Euax Consulting para lhe auxiliar na avaliação da maturidade da sua TI.

Para saber mais, entre em contato conosco e marque uma conversa com um de nossos consultores. Será um prazer falar com você!

Quer receber uma proposta para melhorar a Gestão de TI na sua empresa?

Agende uma conversa com um de nossos consultores ou solicite um orçamento.

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