Outsourcing de TI: o que é e 5 vantagens de contratar o serviço na sua empresa

Outsourcing-de-TI-descubra-o-que-é-e-7-vantagens-de-contratar-esse-serviço

Última atualização em 22/01/2024

O outsourcing de TI, ou terceirização de tecnologia da informação, é uma prática cada vez mais comum em empresas de todos os portes e segmentos.

Isso, porque se trata de uma estratégia que permite à empresa fazer a contratação de profissionais de TI e serviços de tecnologia da informação de terceiros, em vez de manter uma equipe interna dedicada a essas atividades.

Dessa maneira, o outsourcing se diferencia por trabalhar com serviços especializados e atuação estratégica, trazendo impactos estruturais para a empresa contratante.

Além disso, possui diversos outros benefícios como redução de custos, acesso a expertise especializada e maior flexibilidade para atender às demandas do negócio.

Quer saber tudo sobre esse serviço? Então siga a leitura!

Preparado? Então vamos ao primeiro tópico!

O que é outsourcing de TI?

Outsourcing de TI consiste na contratação de profissionais ou de uma empresa especializada em TI para atender parte ou todas as demandas de tecnologia da organização.

Ou seja, em vez de contar com um time amplo de tecnologia com custo fixo, o trabalho se torna mais flexível. Dessa forma, os terceiros são contratados sob demanda, prestando serviços como:

  • Realização de projetos pontuais;
  • Aumento da digitalização da empresa contratante;
  • Controle e manutenção dos sistemas de informação;
  • Instalação de rede e dispositivos;
  • Fornecimento de profissionais especializados.

Assim, ao terceirizar os serviços do departamento de tecnologia, a organização pode focar melhor nas principais demandas estratégicas internas e potencializar seu desempenho.

Com o conceito claro de outsourcing de TI em mente, você ainda pode estar se perguntando: mas, quando ele deve ser colocado em prática? Descubra a seguir:

Quando optar por um serviço de outsourcing de TI?

A decisão de optar por um serviço de outsourcing de TI deve ser tomada com base nas necessidades e objetivos da empresa. Em geral, a terceirização pode ser uma boa opção quando a empresa:

  • Não possui expertise ou recursos internos suficientes para lidar com as demandas de T.I;
  • Deseja reduzir custos operacionais, incluindo salários, benefícios e treinamentos para uma equipe interna de T.I.
  • Precisa de flexibilidade para adaptar-se rapidamente às mudanças no mercado ou em suas próprias necessidades de negócios.
  • Deseja acessar a expertise de fornecedores de T.I. que possuem conhecimento especializado em tecnologias específicas.
  • Está enfrentando desafios com a gestão de sua equipe interna de T.I., como altos índices de rotatividade, falta de engajamento ou baixa produtividade.

Em seguida, agora que já entendemos o que é outsourcing de TI e quando ele deve ser utilizado, podemos falar sobre seus vários benefícios. Confira!

Para quais atividades de TI o outsourcing é indicado?

No contexto de Tecnologia da Informação, o outsourcing pode ser uma escolha vantajosa em diversas situações. Abaixo listamos  10 atividades de TI em que o outsourcing pode ser a melhor opção. Confira:

Suporte ao usuário

Contratar uma empresa externa para fornecer assistência técnica aos funcionários da organização. Isso pode incluir solução de problemas, resolução de problemas de software, configuração de dispositivos e atendimento a chamados. 

Segurança da informação

Empresas especializadas são contratadas para monitorar e proteger os sistemas contra ameaças cibernéticas. Isso inclui gerenciamento de firewalls, detecção de intrusões, análise de vulnerabilidades e resposta a incidentes. 

Desenvolvimento de softwares

Contratar uma equipe externa para o desenvolvimento de software, criar aplicativos, sistemas ou módulos específicos. Isso pode ser útil quando a equipe interna não possui as habilidades necessárias ou quando há necessidade de acelerar o desenvolvimento.

Gestão de servidores

Terceirizar a gestão de servidores envolve contratar especialistas para manter e otimizar os servidores da empresa. Isso inclui atualizações, monitoramento de desempenho, backup e recuperação de dados.

Operações de data center

No outsourcing de operações de data center, empresas externas gerenciam o ambiente físico e lógico dos data centers. Isso inclui manutenção, expansão, segurança física e energia.

Infraestrutura de rede

erceirizar a infraestrutura de rede envolve a configuração, manutenção e otimização de redes. Especialistas externos podem garantir que a rede funcione de maneira eficiente e segura.

Gerenciamento de operações de rede

Terceirizar o gerenciamento de operações de rede permite que especialistas monitorem e mantenham a rede, garantindo sua disponibilidade e desempenho.

Manutenção de sistemas legados

Empresas podem optar por terceirizar a manutenção de sistemas legados, liberando recursos internos para projetos mais estratégicos. Isso é especialmente útil quando sistemas antigos ainda são essenciais para o negócio.

Melhoria contínua

outsourcing  de TI também pode ser usado para inovações tecnológicas e transformações digitais. Contratar consultores externos para orientar a empresa em direção a melhores práticas e soluções modernas é uma abordagem comum.

Quais os benefícios de contratar o outsourcing de TI

1. Redução de custos

Uma das principais dores de cabeça dos gerentes de TI é arcar com os custos fixos da equipe, necessidade de investimento constante em atualizações, local de trabalho, infraestrutura e assim por diante.

Porém, através do outsourcing de TI, todos esses gastos podem ser melhores geridos.

Isso porque todos estes custos de terceirização serão responsabilidade da empresa contratada, havendo pagamento apenas do serviço prestado.

2. Ter garantia sobre os serviços prestados

Os serviços de um outsourcing de TI são contratados por meio de um Acordo de Nível de Serviço (SLA) documento que especifica todos os requisitos tangíveis que o serviço deve cumprir.

Com isso, a empresa contratada compromete-se a cumprir com os requisitos estabelecidos pela empresa que a contratou. Como resultado, o cliente recebe exatamente aquilo que foi solicitado — nem mais, nem menos.

3. Profissionais especializados em cada área

Ao invés de investir grandes quantias na capacitação da equipe interna, o outsourcing de TI proporciona ao gestor ter profissionais especializados em cada área da TI por um preço reduzido.

Além disso, é a empresa de outsourcing de TI que fica responsável por oferecer profissionais especializados em todas as necessidades que os clientes precisam.

4. Garantia da boa qualificação dos profissionais

Uma empresa de outsourcing de TI presta serviço a diversas organizações. Por isso, ao contratar este serviço, é possível pesquisar cases de sucesso e avaliações de outros clientes para se certificar da qualidade dos profissionais que a empresa oferece.

5. Foco no core business

Com o outsourcing de TI, atividades e processos de TI que não fazem parte do core business (sua atividade principal) tornam-se responsabilidade da empresa de outsourcing contratada.

Dessa forma, todo o tempo, dinheiro e esforço da equipe podem ser investidos em atividades que agregam aos objetivos da organização.

Enquanto isso, as atividades e processos de TI que não fazem parte do core business tornam-se responsabilidade da empresa de outsourcing contratada.

Leia também o post sobre contrato de outsourcing de TI

Tipos de outsourcing TI

O outsourcing de TI pode ocorrer de várias maneiras, como:

  • Por especialidade: considera a especialização necessária para atender à atividade proposta.
  • Por profissional: número de profissionais necessários de acordo com a complexidade da demanda.
  • Por squad: número de squads necessários para cumprir as demandas solicitadas.
  • Por área: seja terceirizando uma área toda, ou apenas parte dela.

Além disso, há também diversos tipos de outsourcing de TI, dos quais podemos destacar dois principais: o BPO e o Body Shop.

BPO

Business Process Outsourcing, ou BPO, consiste na contratação de uma empresa especializada para a realização de processos estruturais importantes, mas que não tem relação com o core business do negócio.

Neste modelo, a empresa de outsourcing recebe apoio metodológico e de capacitação da empresa contratante, bem como influencia em decisões estratégicas.

Por exemplo, é possível contratar um BPO para realizar a análise de dados de uma organização.

Body Shop

O Body Shop de TI é um modelo um pouco diferente de outsourcing de TI, já que, aqui, não é uma empresa que será terceirizada, mas sim, a mão-de-obra de um funcionário.

Desse jeito, o funcionário contratado é especializado e executa uma atividade específica, como o desenvolvimento de um software, ou o gerenciamento de um projeto, por exemplo.

No entanto, seja qual for o modelo escolhido para o outsourcing, vale lembrar que a intenção é ressaltar o TI como um parceiro estratégico do negócio, de modo que demandas pontuais não afetem o desempenho da organização.

Enfim, agor que você já sabe tudo sobre o outsourcing de TI, descubra como a Euax Consulting pode ajudar o seu departamento de TI!

Como a Euax Consulting pode ajudar seu departamento de TI

A Euax Consulting é uma empresa de consultoria especializada em áreas como outsourcing e consultoria de TI e conta com profissionais certificados por entidades reconhecidas mundialmente.

Assim, nosso objetivo é transformar a área de TI em uma parceira estratégica da empresa, acompanhando a evolução das tecnologias e as mudanças nos modelos de negócio.

Para isso, oferecemos serviços, como:

  • Radar de maturidade da TI
  • Consultoria em governança de TI
  • Consultoria em ERP
  • Transformação digital

Conte com a gente!

Mais de uma década de experiência em governança de TI nos rendeu conhecimento para desenvolver um framework próprio, o Euax Acelera.

Assim, nossa metodologia foca em entregar mais performance para os clientes de maneira colaborativa, visual e dinâmica!

Por fim, como não há ninguém melhor do que nossos clientes para falar sobre nossos serviços, te convidamos a conferir o case do Grupo Vitae Brasil, que contratou a Euax Consulting para auxiliar na avaliação da maturidade da sua TI.

Para saber mais, entre em contato conosco e marque uma conversa com um de nossos consultores. Será um prazer falar com você!

Quer receber uma proposta de Outsourcing de TI na sua empresa?

Agende uma conversa com um de nossos consultores ou solicite um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson