Indicadores de desempenho de processos: conheça os 10 mais utilizados!

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Última atualização em 16/06/2023

Os indicadores de desempenho de processos são ferramentas que auxiliam os gestores a medir o sucesso da operação, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

Nest post, você ia conhecer os principais tipos de indicadores de desempenho e como aplicá-los no seu negócio.

Acompanhe!

O que são indicadores de desempenho de processos?

Os indicadores de desempenho de processos são ferramentas utilizadas para medir, analisar e monitorar a performance do negócio, avaliando se as ações desenvolvidas contribuem para o alcance dos objetivos estratégicos.

Também chamados de Key Performance Indicators (KPIs), os indicadores costumam ser utilizados para medir o sucesso da cadeia de valor, isto é, todas as atividades que a empresa realiza para agregar valor aos seus clientes.

Na prática, os indicadores ajudam os gestores a identificar:

  • Erros nos processos;
  • Oportunidades de melhorias;
  • Atividades em excesso.

Com esses dados em mãos, os gestores encontram mais facilidade para gerir e administrar a operação da empresa, tornando a tomada de decisão mais objetiva.

Mas, isso só acontece se você escolher o indicador certo para o seu modelo de negócio.

Quer saber quais são os tipos de indicadores disponíveis no mercado? Confira não sequência:

Tipos de indicadores de desempenho de processos

O primeiro passo para medir o desempenho é selecionar quais indicadores farão parte do seu negócio. Para te ajudar, separamos 10 indicadores de performance mais utilizados pelas empresas. Confira:

1. Indicador de produtividade

Quando o assunto é negócios, uma das primeiras coisas que vem à mente é a produtividade, não é mesmo?

Apesar de não ser o único indicador utilizado para essa análise, o indicador de produtividade ajuda os gestores a verificar se os recursos investidos pela organização (tempo, dinheiro, força de trabalho etc.) estão sendo utilizados da maneira correta.

Para calcular a produtividade, você pode usar essa fórmula:

fórmula produtividade

Por exemplo: Se com o mesmo tempo e recursos disponíveis João consegue montar 40 caixas e Pedro consegue montar 45, então Pedro é mais produtivo do que João.

2. Indicador de eficiência

Outro indicador utilizado para medir a produtividade é o indicador de eficiência. De forma simples, eficiência é produzir mais utilizando o mínimo de recursos.

Assim, a produtividade e a eficiência andam juntas: quanto mais produtivo um colaborador for, mais eficiente ele será.

Por outro lado, se o desperdício de matéria-prima ou o retrabalho forem situações muito presentes na sua organização, é provável que a eficiência esteja baixa. Para calcular a eficiência, utiliza-se o indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness), ou Eficiência Global dos Equipamentos. Observe no esquema:

gráfico indicador de eficiência

O tempo total (A) é o tempo geral que o recurso está disponível (24 horas por dia, 7 dias por semana). As horas planejadas (B) são a diferença entre o tempo total e as paradas planejadas, que podem ser: finais de semana, feriados, almoço e assim por diante.

Já as horas trabalhadas (C) são as horas que o recurso trabalhou sem contar as paradas não planejadas, que podem ser decorrentes de falta de energia ou outros aspectos que a organização não pode controlar.

As horas produtivas (D), compõem as horas de produção real, considerando as variações de velocidade pelas quais o recurso passa, possibilitando o cálculo do total de peças que foram produzidas.

Por fim, temos as peças boas (E), que podem ser calculadas ao excluir os rejeitos (isto é, as peças com defeito) das horas produtivas. Para calcular o OEE, é preciso relacionar todos esses números, veja:

disponibilidade, produtividade e qualidade

oe

3. Indicador de eficácia

A eficácia, que muitas vezes é confundida com a eficiência, é a capacidade da organização de operar seus processos da forma correta, atingindo os resultados esperados (como as metas e os objetivos estratégicos, por exemplo).

Observe como é feito o cálculo desse indicador:

eficácia

Para entender a diferença entre eficácia e eficiência, imagine o seguinte: uma construtora assina um contrato para construir um prédio de 70 andares com o prazo de 5 anos.

Ao cumprir o prazo e entregar tudo que foi prometido, considera-se que a empresa foi eficaz.

Porém, se houver muito desperdício de material e de tempo, ela não será uma empresa eficiente, pois não aproveita bem os seus recursos.

4. Indicador de efetividade

A efetividade, por sua vez, é a junção entre a eficiência e a eficácia dos processos de uma organização. Se uma empresa é efetiva, entende-se que ela sabe fazer certo as coisas certas.

Por exemplo: vamos supor que você está analisando a efetividade do atendimento do time de suporte. Para isso, você irá avaliar o tempo de resposta aos chamados (eficiência) e a satisfação dos clientes atendidos (eficácia).

Portanto, podemos dizer que uma operação efetiva é aquela que conta com processos eficazes e eficientes.

5. Indicador de qualidade

Para chegar ao indicador de qualidade (ou conformidade), é preciso analisar a proporção entre o número total de entregas e o número de entregas adequadas, isto é, conforme o padrão esperado.

Por exemplo, se uma fábrica produz 750 batedeiras adequadas a cada 900 produzidas, o cálculo seria:

750 / 900 = 0,833

0,833 x 100 = 83,3% de qualidade.

6. Indicador de capacidade

O indicador de capacidade mede a capacidade de produção ou de entregas de uma empresa em um dado período de tempo.

Para utilizar esse indicador, é preciso criar uma linha do tempo que possibilite a visualização do volume de entregas em determinado período. A isso chamamos de mapa de capacidade.

Para saber mais sobre como calcular a capacidade da sua empresa, confira nosso post sobre capacity planning e veja o passo a passo

7. Indicador de lucratividade

O indicador de lucratividade revela o percentual de lucro em relação ao valor total das vendas de uma organização. Ele pode ser calculado com a fórmula a seguir:

indicadores de desempenho de processos: lucratividade

Assim, se uma organização vende R$100,00 e tem R$ 15,00 de lucro, sua lucratividade é de 15% (15/100= 0,15 e 0,15 x 100 = 15%). Esse percentual permite prever quanto a empresa irá lucrar em um período futuro, considerando seu faturamento anual.

8. Indicador de competitividade

A competitividade da organização deve ser medida em relação ao mercado em que ela está inserida. Uma forma de fazer isso é analisando o market share, isto é, o percentual de participação no mercado.

Para calcular o market share você precisa descobrir e quantificar o tamanho do mercado que atua e quanto sua empresa representa dentro dele.

Por exemplo, imagine que você é o dono de um restaurante que serve almoço de segunda à sexta no centro da cidade.

Fazendo uma pesquisa pelos restaurantes da região, você descobriu que o volume de pessoas que almoçam é de +/- 1.000 por dia, o que resulta em aproximadamente 20.000 pessoas por mês.

Este é o “todo” que você deve ter como referência.

Além disso, você identificou que 200 pessoas almoçam por dia no seu restaurante, o que totaliza 4.000 pessoas por mês. Com esses dados em mãos, você pode calcular o market share:

indicadores de desempenho de processos: Quota de mercado

Participação de mercado = (4.000 / 20.000) x 100

Participação de mercado = 0,2 x 100

Participação de mercado = 20%

Assim, entende-se que o seu restaurante detém 20% de participação no mercado. Com esses dados, você pode pensar em iniciativas para melhorar seus processos e atrair clientes dos seus concorrentes, fortalecendo a competitividade e aumentando o market share.

Leia também: Capabilidade do processo: saiba o que é e como fazer análise

9. Indicador de rentabilidade

A rentabilidade de uma empresa tem a ver com o rendimento dos investimentos realizados e o lucro. Os maiores interessados no crescimento deste indicador são os sócios, já que o indicador demonstra a remuneração dos recursos aplicados.

Para calcular o percentual de rentabilidade, basta dividir o lucro da empresa no período pelo investimento inicial. O resultado deve ser multiplicado por 100 para tornar-se percentual e facilitar a visualização e a comparação ao longo do tempo.

Por exemplo: imagine que, para adquirir uma franquia, investiu-se R$ 350.000,00. A cada mês, essa franquia rende R$ 15.000,00 de lucro. Assim, a rentabilidade dela é de aproximadamente 4,3% ao mês.

Rentabilidade = 15.000/ 350.000 x 100

Rentabilidade = 0,043 x 100

Rentabilidade = 4,3% ao mês

10. Indicador de valor

O indicador de valor mede a percepção do cliente sobre o seu negócio. Quanto maior o valor que o cliente atribuir ao produto ou serviço recebido, maior pode ser o lucro obtido pela empresa.

Assim, uma marca reconhecida no mercado pela qualidade dos seus produtos, mesmo que seja mais cara que as demais, poderá ser escolhida por muito mais pessoas, já que muitas vezes o preço é tido como um fator secundário no processo de decisão de compra.

Para atingir esse resultado, vale dar uma olhada nos seus processos e pensar em como eles poderiam melhorar para gerar mais valor para os seus clientes. A construção da cadeia de valor é o primeiro passo nessa caminhada.

Agora que você já conhece os tipos de indicadores, que tal começar a utilizá-los na sua empresa?

Para não errar na hora da implantação, assista ao webinar sobre Indicadores de desempenho de processos e descubra como um sistema de indicadores pode te ajudar a elevar a performance do seu negócio!

Indicadores de desempenho de processos

 

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