As 11 melhores plataformas de treinamento corporativo para seu programa de T&D

As empresas já perceberam que treinar e desenvolver colaboradores é essencial para seu bom funcionamento, e esse fator torna as universidades corporativas ainda mais comuns hoje em dia. Mas, você sabia que 89% das universidades corporativas são EAD? É daí que vem a importância de escolher boas plataformas de treinamento!

Os treinamentos EAD são a melhor alternativa para empresas que buscam maior praticidade e economia em recursos físicos. Para que os treinamentos possuam boa qualidade, o primeiro passo é escolher a melhor plataforma de treinamento para a sua empresa. Por isso, fizemos uma lista com as 11 melhores plataformas EAD para treinamentos corporativos. Siga a leitura para conferir!

As 11 melhores plataformas de treinamento corporativo

1. Twygo

O Twygo é a plataforma EAD utilizada e recomendada por nós, da Euax. A vantagem do Twygo é que se trata de uma plataforma pensada especialmente para treinamentos corporativos, por isso contém ferramentas profissionais que permitem um completo acompanhamento e gerenciamento do aprendizado dos colaboradores.

Entre suas principais funcionalidades, podemos citar os gráficos completos sobre o andamento das aulas, assim como os relatórios de desempenho individual que são enviados periodicamente aos gestores, para facilitar o acompanhamento dos colaboradores e da equipe.

A plataforma também permite a criação de trilhas de aprendizagem, questionários, provas, simulados e certificados padronizados. Além disso, a gamificação ajuda a motivar e engajar os colaboradores no treinamento.

O Twygo também é altamente personalizável. É possível designar funções administrativas para determinadas contas, mudar o layout da plataforma conforme as cores e logotipo da sua marca, e obter seu próprio domínio personalizado para hospedagem dos cursos.

Além das videoaulas ao vivo ou gravadas, o Twygo também suporta e-books em PDF, apresentações do Power Point, planilhas etc. E caso ficar alguma dúvida sobre o curso, o colaborador tem acesso a fóruns para conversar com instrutores ou outros aprendizes.

Como o Twygo é uma ferramenta brasileira, seu suporte é 100% nacional e o atendimento é muito eficiente.

twygo

2. Eadplataforma

A Eadplataforma é uma plataforma simples e fácil de usar. Um dos pontos interessantes é que ela permite a realização de aulas ao vivo com chat em tempo real, para que todos possam tirar suas dúvidas e para interação dos colaboradores. A plataforma também possui um fórum para esses fins.

Sua interface é simples e intuitiva e é possível integrar com outros softwares de gestão de pessoas por meio de APIs.

Leia também  Employer branding: como criar uma boa reputação para sua empresa?

eadplataforma

3. Maestrus

A plataforma Maestrus também é bem intuitiva e pode ajudar no treinamento de colaboradores. Um recurso interessante é a possibilidade de criar um blog corporativo interno, por meio do qual você pode manter uma comunicação com os colaboradores e informar sobre datas de avaliações, disponibilização de novos cursos etc.

maestrus

4. Konviva

O Konviva é uma plataforma de treinamento muito acessível. Ela possui um app para dispositivos móveis, o que facilita o uso em diferentes devices. Outro ponto interessante é que você pode oferecer conteúdo que fique disponível sem a necessidade de conexão com internet.

Além da gamificação, o microlearning também faz parte da plataforma, para que o aprendizado ocorra de forma mais interessante.

O Konviva permite treinamentos ao vivo e gravados. Mas os recursos variam conforme o plano que é combinado apenas por meio de uma consultoria.

konviva

5. Edools

A Edools é mais uma plataforma EAD que pode te ajudar com treinamentos corporativos. Em seus diferenciais, podemos citar as muitas opções de design e layout de páginas, porém esses recursos são mais direcionados à venda de cursos livres do que universidades corporativas.

A plataforma também divide seu conteúdo em módulos integrados, porém não interdependentes. Por isso, o preço do produto é discutido em consultoria, junto com módulos escolhidos, combos e descontos.

Edools

6. Thinkr

O Thinkr é muito conhecido por seu uso em escolas e universidades, mas também pode ser aplicado em treinamentos corporativos. A plataforma muito simples de usar, o que é uma vantagem.

Outro ponto positivo que encaixa o Thinkr em uma boa posição na atualidade, é que ele já está disponível em plataformas móveis. Além disso, a plataforma permite perguntas em tempo real, para otimizar o ensino.

Assim como outros softwares, o Thinkr permite a criação de um domínio próprio e treinamentos personalizados para cada colaborador.

thinkr

7. Eadbox

O Eadbox é uma plataforma EAD para treinamentos corporativos e venda de cursos online. Um dos seus principais diferenciais é a possibilidade de customização minuciosa do seu portal de treinamento, permitindo alterações em HTML, CSS, JavaScript e via APIs. Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de transmitir videoaulas ao vivo.

Ela tem um funcionamento muito intuitivo e, assim como as outras, permite um amplo acompanhamento do aprendizado.

eadbox

8. Samba tech

A Samba tech é uma plataforma EAD especializada em vídeos online. Seu principal diferencial é que ela funciona como um “Youtube corporativo”. Os colaboradores podem curtir e comentar determinados conteúdos e receber recomendações de conteúdo conforme seu interesse.

Leia também  Jornada do cliente: descubra como melhorar a experiência do consumidor e impulsionar o crescimento do negócio!

Além de vídeos, a plataforma também suporta arquivos de materiais complementares em outros formatos, como PDF, Doc., etc.

sambatech

9. Hotmart Club

O Hotmart Club ficou amplamente conhecido para venda de cursos online, mas nada impede que ela seja utilizada em treinamentos corporativos, afinal, ela possibilita um gerenciamento bem competente dos treinamentos empresariais.

Seu diferencial está no programa de afiliados, no qual é possível receber uma comissão para vender online o curso criado por outras pessoas. Ou seja, você pode atuar como um criador de cursos ou como um vendedor.

hotmart

10. Moodle

O Moodle é uma plataforma EAD muito conhecida em espaços de ensino tradicional, como em universidades públicas, onde é popular. Mas no mundo corporativo ela também pode ser útil.

O diferencial do Moodle é que se trata de um software livre, disponibilizado gratuitamente. Portanto, pode ser personalizado à vontade pelo seu time de TI. Entretanto, isso também tem seu lado negativo, pois pode ser necessário uma empresa integradora para construir e fornecer suporte ao sistema, além da demora para receber novas atualizações e soluções de problemas.

O Moodle também não funciona na nuvem, portanto, é necessária instalação e manutenção. Vale a pena caso a sua empresa esteja disposta a usufruir de uma tecnologia de código livre.

Moodle (imagem por techtudo)

11. Udemy

A Udemy é mais uma plataforma EAD útil para treinamentos corporativos, só que essa é um pouco mais nova no mercado. Ela possui uma versão para venda de cursos online, e um especial para treinamentos corporativos (Udemy for Business).

O interessante é que ela possui um amplo catálogo de cursos prontos, além de permitir o upload de diversos formatos de conteúdo. A plataforma conta com um chat para interação dos alunos entre si e com os instrutores. Além disso, possui aplicativos para Android, IOS e Apple TV, o que facilita o acesso em diversos devices.

udemy

Como escolher a plataforma EAD perfeita?

Escolher uma plataforma EAD pode ser uma tarefa um pouco difícil. Se você quiser, elaborar uma RFP pode ser útil para aquisição de softwares. Mas, em geral, existem alguns passos básicos que podem te ajudar:

1. Levantar os requisitos

Na hora de escolher uma Plataforma EAD, é necessário se certificar de que ela vai atender a todos os requisitos que a sua organização precisa. Para isso, pense nos recursos e fatores que são indispensáveis para a sua empresa em uma plataforma EAD e liste-os. Alguns exemplos são:

  • A plataforma precisa possuir níveis de permissão diferentes entre os usuários, para que certos conteúdos e recursos sejam restritos a determinadas pessoas;
  • A plataforma precisa emitir relatórios para facilitar o gerenciamento dos cursos;
  • A plataforma precisa permitir a criação de trilhas de aprendizagem com base nas competências desejadas para cada cargo;
  • Etc.
Leia também  Customer Experience (CX): o que é, para que serve e como aplicá-la na prática

Com os requisitos listados, fica mais fácil eliminar as plataformas que não são capazes de atender às necessidades da sua empresa.

2. Buscar potenciais fornecedores

Listamos aqui 11 potenciais fornecedores para facilitar essa etapa para você. Você ainda pode pesquisar por outros que ficaram de fora da lista também.

O importante é averiguar se os fornecedores atendem aos requisitos listados na etapa anterior, se há um bom suporte para eventuais problemas etc.

3. Solicitar um teste

Antes de contratar qualquer ferramenta, é importante fazer um teste antes. A maioria dos fornecedores permitem um teste grátis durante um certo período, no qual você pode verificar as funcionalidades, pontos positivos e negativos, e se a plataforma atende às suas necessidades.

Depois disso, você pode solicitar uma proposta e, se tudo der certo, fazer a contratação. No processo de implantação, alguns fornecedores oferecem uma consultoria para ajudar na adaptação ao novo sistema.

Para ajudar ainda mais na aquisição de novos softwares para a sua empresa, temos um webinar completo sobre RFP (request for proposal). Elaborar uma RFP pode te ajudar a escolher o fornecedor certo no início e evitar dores de cabeça no futuro. Afinal, ninguém merece ficar refém de softwares mal escolhidos, não é mesmo?

Você pode montar uma RFP até em home office, te ensinamos como. Clique no banner abaixo para assistir!

precisa-montar-uma-rfp-CTA

Email Marketing by E-goi

Deixe uma resposta

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company