Por que você deveria contratar uma empresa de consultoria empresarial?

Empresa-de-consultoria-empresarial

É muito comum pensar que os líderes de uma grande empresa são como super-heróis e que sabem tudo o que precisa ser feito. No entanto, cada vez mais vemos as organizações recorrendo à ajuda de profissionais especializados em diferentes áreas de atuação. Afinal, é humanamente impossível conhecer todas essas práticas com profundidade. É aí que entra o trabalho de uma empresa de consultoria empresarial. Acompanhe o post e entenda como essas organizações podem ajudar o seu negócio a alcançar mais resultados!

Como funciona uma consultoria empresarial?

Por conta de sua experiência e vasto conhecimento, as empresas de consultoria empresarial são ótimas aliadas para resolver problemas complexos e alcançar resultados em curto, médio e longo prazo. Esses parceiros de negócio são fundamentais para trazer um olhar crítico para a organização e destacar inovações que podem e devem ser feitas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, em um trabalho de consultoria empresarial os consultores funcionam mais como orientadores do que donos da verdade. Esses profissionais têm como premissa apontar as direções que o negócio pode seguir, fazer recomendações e apontar riscos de adotar uma ou outra prática. Mas a decisão final sempre é dos gestores. Por isso, a participação do contratante é fundamental para alcançar o sucesso.

Essa é a primeira coisa que você precisa saber antes de contratar uma consultoria empresarial para apoiar sua organização. Há uma falsa sensação de que consultores são seres mágicos, dotados de superpoderes que os fazem imbatíveis. Isso não é verdade. Super-heróis não existem. É preciso investir em muito trabalho duro, ter uma visão de futuro bem-definida e, é claro, contar com as ferramentas certas para cada momento.

A partir de um atendimento personalizado, guiado pelas necessidades dos clientes, é possível encontrar as melhores soluções para os problemas de negócio. E é justamente por isso que é difícil estipular um valor e uma duração padrão para todas as consultorias. Varia de empresa para empresa. Em linhas gerais, bem gerais mesmo, um trabalho de consultoria empresarial se divide em três etapas básicas. São elas:

1. Diagnóstico

A etapa de diagnóstico é crucial para todo o processo de consultoria. É neste momento que o consultor entende – de verdade – quais as reais necessidades do cliente. Funciona quase como tirar um raio X da empresa e identificar todos os pontos que precisam ser melhorados. A participação do contratante é fundamental nessa etapa, afinal, ninguém conhece melhor sua empresa do que você mesmo. E não deixe que te digam o contrário.

Leia também  5 passos para implantar a gestão da inovação na sua empresa

Desconfie de consultores e empresas de consultoria que chegam impondo a visão deles sobre sua empresa, ou então pulem essa etapa do diagnóstico. Quando não há uma visão clara daquilo que está incomodando, as chances de implantar uma solução que não resolva as dores latentes é muito grande.

2. Solução

Uma vez que as necessidades reais tenham sido identificadas e definidas em conjunto com o cliente, o próximo passo é montar um plano de trabalho para resolver as dores identificadas. Isso significa listar uma série de ações que precisam ser feitas para mudar o status quo e trazer melhorias, seja nos processos, nos projetos, na própria estratégia de negócio ou até mesmo na revisão do uso de tecnologia da informação na empresa.

Na hora de montar essa solução, é fundamental partir da premissa de que não existe bala de prata. Aquilo que funcionou com empresa X, Y ou Z não necessariamente funcionará para sua empresa. É preciso observar aspectos relevantes como cultura organizacional, arquitetura de processos e mindset do negócio.

Nesse sentido, ter um consultor especializado e experiente traz mais segurança para a tomada de decisão. Afinal, esse profissional estará atualizado sobre as boas práticas e poderá indicar o melhor caminho, baseando-se nas especificidades do seu negócio. Ou seja, mais chances de dar certo!

3. Avaliação

E, por fim, não basta apenas realizar uma série de ações se você não as monitorar. Esse acompanhamento contínuo e durante todo o projeto é necessário para saber se os resultados desejados estão realmente sendo alcançados. Não adianta nada só prestar atenção no desempenho quando o plano de ação estiver próximo do fim. A avaliação constante ajuda a identificar possíveis falhas ainda no começo, possibilitando uma mudança de rota.

É importante destacar que não se tratar de monitorar por monitorar, é preciso saber exatamente o que medir. Nesse ponto, ter uma consultoria com foco em performance pode ajudar muito. Você conseguirá definir os principais indicadores que devem ser observados, garantindo que tudo aquilo que você monitora diariamente tenha um propósito e demonstre uma relação de causa e efeito, permitindo rastrear a causa raiz dos problemas.

Leia também  Por que é importante contratar uma Consultoria de Processos (BPM)?

Por que contratar uma empresa de consultoria empresarial?

1. Montar sua estratégia de negócio

Para que uma empresa se mantenha competitiva, é preciso elaborar uma estratégia de negócio que seja consistente, duradoura e difícil de ser copiada. É claro que essa não é uma missão fácil. Por isso, uma empresa de consultoria empresarial pode te ajudar a traçar a rota perfeita para você alcançar sua tão desejada visão de futuro. Com o planejamento estratégico e as ferramentas certas, sua organização será muito mais produtiva.

por-que-fazer-um-planejamento-estrategico-para-a-sua-organizacao-CTA

2. Transformar os processos

Ter processos claros e bem definidos é essencial para ganhar agilidade e aproveitar bem os recursos. Além disso, os processos viabilizam a estratégia, mantendo as rotinas operacionais de pé. Nesse sentido, otimizar, padronizar e transformar os processos pode trazer grandes ganhos de produtividade, eliminando lacunas, gargalos e retrabalhos. Além disso, ajuda a criar um senso de responsabilidade e a trazer mais clareza sobre as etapas necessárias para gerar resultados.

CTA-Como-usar-a-Transformação-de-Processos-para-elevar-a-performance

3. Melhorar a gestão de projetos

A sua organização consegue priorizar os projetos ou quem grita mais alto consegue o que quer primeiro? Estabelecer um método adequado para selecionar e gerenciar projetos é fundamental para alcançar o sucesso. Nesse sentido, uma consultoria em gestão empresarial pode te ajudar a estabelecer regras e ferramentas para conseguir visualizar com mais clareza aquilo que vai gerar resultados mais rapidamente, através de critérios bem definidos.

CTA-o-pmo-promovendo-pitches

4. Usar a tecnologia a seu favor

Na sua empresa, a área de TI é vista como um centro de custos ou como uma parceira estratégica da organização? A transformação digital está batendo à porta e é cada vez mais necessário que a empresa saiba usar a tecnologia a favor do negócio. Uma consultoria especializada em gestão de TI pode ajudar a pôr ordem na casa e liberar tempo e dinheiro da TI para investir em projetos realmente estratégicos.

CTA-TI-estratégica-para-promover-mudanças

5. Trazer inovações para a empresa

Você sabia que inovação vai muito além de produtos e serviços? Uma empresa de consultoria empresarial vai te ajudar a capturar insights e converter boas ideias em projetos para reinventar seu negócio. Afinal, os ciclos econômicos estão cada vez mais curtos e, por isso, ideias criativas e que realmente agreguem valor podem ser aquilo que diferenciam você do seu concorrente. Não subestime o poder de uma boa vantagem competitiva!

Leia também  Perguntas primárias e importantes sobre inovação: conceito e ambição

CTA-Como-elevar-a-performance-do-negócio-com-inovação

6. Melhorar a experiência do cliente

Atualmente, o poder está nas mãos dos consumidores que, cada vez mais, estão buscando por experiências arrebatadoras ao invés de simples produtos ou serviços. E que tal se você pudesse capturar os sentimentos que o seu consumidor tem ao interagir com a sua marca, mapeando todos os pontos de contato? Uma consultoria em gestão da experiência pode te ajudar nessa tarefa e ajudar a melhorar a satisfação e fidelização dos clientes.

CTA-customer-experience-management

Está pensando em contratar uma empresa de consultoria empresarial para apoiar seu negócio em alguma demanda? A Euax Consulting possui a expertise necessária para te auxiliar da melhor forma. Nossos consultores têm experiência e são certificados por instituições reconhecidas internacionalmente. Estamos preparados para te atender!

Nosso modelo de gestão próprio, o Euax Acelera, traz as melhores práticas de mercado, testadas e aprovadas por nós ao longo dos últimos 15 anos. Nosso foco não é recomendar nenhuma bala de prata, mas entender as necessidades reais da sua empresa e, através da combinação de múltiplas ferramentas, montar a solução mais adequada.

Utilizando os princípios do Design Thinking, que tem como base a empatia e a cocriação, fazemos um trabalho a muitas mãos, de forma colaborativa. O cliente participa do projeto do início ao fim, garantindo a assertividade dos resultados e a autonomia da empresa. Tudo isso sem deixar de lado as entregas de valor, que são construídas por etapas, gerando resultados mais rápidos. Afinal, nosso foco é na performance.

Entre em contato conosco e vamos juntos resolver problemas complexos de forma visual e colaborativa!

Email Marketing by E-goi

Deixe uma resposta

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company