Consultores de empresas: como encontrar os melhores?

Consultores de empresas

Última atualização em 25/07/2023

Todas as empresas desejam aumentar seus resultados, não é mesmo? Ainda mais no mercado altamente competitivo que temos hoje.

Uma forma certeira de fazer isso é por meio de consultoria empresarial, na qual um consultor auxilia a empresa a melhorar seu desempenho e encontrar soluções inovadoras para o negócio.

Neste post, vamos te contar todos os benefícios que esse serviço traz para a sua organização e te dar várias dicas de como escolher a melhor consultoria para o seu negócio.

Leia na íntegra ou escolha o tópico que mais lhe interessa:

Boa leitura!

O que é uma consultoria?

Uma consultoria empresarial é um processo no qual um ou mais profissionais externos altamente qualificados prestam um serviço intensivo de conhecimento à empresa em alguma área.

Esses profissionais identificam problemas e apontam soluções a fim de desenvolver algum aspecto no contexto empresarial.

É um trabalho colaborativo entre o profissional externo (consultor) e interno (gestor), que é composto por diversas interações, no qual o consultor participa de tomada de decisões, opina e orienta os gestores, sem, no entanto, interferir diretamente na administração.

Uma consultoria empresarial possui diversos aspectos e diversas etapas.

Geralmente o processo inicia com a análise do cenário atual da organização e, para isso, são necessários documentos que mostrem quais são os setores, os processos e como a organização funciona.

Então, a partir da necessidade (pode ser melhorar os processos, aprender a gerenciar projetos, implantar um sistema etc.) o consultor irá irá executar um conjunto de ações, desde orientações até transformação da operação.

Porém, estas ações são executadas sempre com o aval do time da empresa contratante dos serviços de consultoria.

4 mitos sobre a consultoria empresarial

O consultor terá total poder de decisão

O primeiro mito é o de que o consultor irá mandar no seu negócio, sendo responsável pelas tomadas de decisão e demais ações. Mas isso não é verdade!

A consultoria não é nova direção, é apresentação de soluções para um problema que a organização está enfrentando. Além de ser um trabalho colaborativo entre consultor e liderança.

A questão é que o consultor é uma pessoa experiente em determinado assunto e já presenciou situações parecidas com as quais a sua empresa está lidando, e por isso consegue trazer uma visão de fora e mais eficiente.

No entanto, os gestores e diretores podem decidir livremente por qual caminho desejam seguir, e até mesmo cancelar o projeto se a estratégia não estiver cumprindo as expectativas.

Apenas as grandes empresas precisam de consultoria

É comum se pensar que apenas empresas de grande porte e com grandes possibilidades de ação podem contratar uma consultoria especializada. Porém, ela pode ser benéfica mesmo para pequenos negócios.

A consultoria pode ajudar na estratégia, em como alcançar melhores resultados e se projetar no mercado, por exemplo.

Significa fraqueza na gestão

Muitos gestores de empresas acreditam que não precisam de consultoria porque podem encontrar soluções empresariais sozinhos, ou porque acham que isso é um sinal de fraqueza.

No entanto, ser gestor é saber reconhecer quando não entende de algo e quando é preciso pedir ajuda, e isso não é sinal de fracasso. Pelo contrário, indica que ele deseja melhorar a performance do negócio.

Além disso, quando você contrata consultores, eles vêm por um tempo determinado para auxiliar em uma questão específica, ou seja, eles estão completamente focados em encontrar soluções para um único problema.

Diferentemente dos gestores e a equipe interna que podem ter muito conhecimento de causa, mas precisam se ocupar de diversas outras demandas do dia a dia empresarial.

Por isso, contratar um serviço de consultoria não é admitir que você não é capaz de gerenciar satisfatoriamente, e sim, que você irá garantir melhores resultados com uma pessoa inteiramente focada em colaborar com a sua equipe para resolver uma situação.

Consultoria serve apenas para empresas que estão em crise

Se uma empresa está em situação de crise, muitas vezes pode optar por contratar uma consultoria para ajudar o negócio a voltar a um cenário lucrativo e de sucesso.

No entanto, o valor de uma consultoria não está apenas nisso, ela também serve para potencializar o desempenho e os resultados de empresas que já estão bem nos negócios.

Esse segundo tipo pode, inclusive, evitar futuros cenários críticos!

Agora que você está livre desses mitos que rondam a consultoria, vamos te apresentar alguns dos benefícios que ela traz para o seu negócio. Confira a lista:

Benefícios de uma consultoria empresarial

Melhora nos resultados da empresa

O primeiro e mais óbvio benefício de uma consultoria é a melhora no desempenho da organização. A ideia é que as mudanças geradas pela atuação dos consultores vão contribuir para que a empresa atinja melhores resultados ao longo do tempo.

Isso se traduz em:

  • Maior lucratividade;
  • Mais eficiência;
  • Protagonismo no mercado;
  • Melhores produtos;
  • Redução de custos, etc.

Aquisição de conhecimento

Como já dissemos, o trabalho da consultoria é colaborativo, uma parceria. Por isso, grande parte das ações de um consultor é trazer conhecimento para o cliente.

Nesse sentido, o consultor pode explicar para os gestores o diagnóstico do problema que a empresa enfrenta, mostrar o cenário de outras empresas que passam pela mesma situação, além de elucidar as soluções e os possíveis caminhos para o negócio.

Ao fim da consultoria, a equipe interna terá adquirido muito know-how para lidar com questões similares no futuro e consequentemente melhorar a gestão.

Melhoria na tomada de decisão

Ao longo do processo consultivo, o gestor irá entrar em contato com muita informação e um olhar mais neutro do consultor, o que pode clarear as ideias e ajudar a tomar as melhores decisões sobre o futuro do negócio.

Economia de recursos

A consultoria é um investimento, o que significa que vai trazer retorno para o negócio.

Nesse sentido quando a consultoria é capaz de aumentar os resultados imediatos, as atividades e os processos da organização se tornam mais eficientes e os gastos desnecessários diminuem.

Todos esses benefícios são reais. No entanto, você só vai conseguir alcançá-los se escolher a consultoria certa, ou seja, a que melhor atende a sua empresa.

Quer saber como selecionar a melhor consultoria? Então leia o próximo tópico!

Como encontrar os melhores consultores de empresas?

1. Encontre uma consultoria especializada

Ao contratar um serviço de consultoria, os gestores precisam ter definidos os motivos pelos quais estão contratando. Isto é, qual o problema que desejam resolver com ajuda de um agente externo.

Embora a gente saiba que empresas são complexas e que existem diversos aspectos que precisam ser melhorados, é preciso ter calma e priorizar um aspecto a ser desenvolvido e uma consultoria que seja especializada nisso. Assim, você garante as chances de sucesso.

Imagine comigo: Se você está pensando em contratar uma consultoria para fazer melhoria de processos na sua organização, você preferiria contratar uma empresa que seja especialista em processos ou uma que trabalha com diversos aspectos empresariais, sem um foco específico?

Lógico que a primeira opção, né? Então, se você tem um problema específico, é melhor chamar uma consultoria que tenha domínio e seja referência na área, para te ajudar a resolvê-lo da melhor forma.

2. Garanta que o consultor tenha bastante experiência

Um profissional com anos de experiência trabalhando em uma área, tem muito repertório. Assim, quando ele se deparar com uma questão na sua empresa similar ao de uma outra, vai saber a melhor maneira de solucionar a questão.

Por isso, antes de escolher uma consultoria pesquise sobre seus antigos clientes, se possível entre em contato com eles para saber como foi o processo.

Converse com o consultor para entender quais organizações ele atendeu no passado e o que aprendeu no final de cada experiência.

Fazendo isso, você consegue ser muito mais eficiente para perceber se a empresa e o consultor se encaixam com a necessidade da sua organização.

3. Observe a metodologia

Quando uma consultoria tem bastante repertório em uma área, começa a perceber quais são os problemas recorrentes que determinados tipos de organizações enfrentam.

Então esses consultores acabam entendendo quais ações tomar e em quais momentos, seguindo uma espécie de padrão.

Esse padrão é justamente a metodologia que a empresa adota. É possível ter uma metodologia própria para aplicar com questões financeiras, de marketing, de projetos, processos e diversas outras áreas.

Então, procure saber se a empresa possui algum tipo de metodologia, você pode conversar com um dos consultores, pesquisar no site da empresa ou falar com antigos clientes.

Mas fique atento: ter uma metodologia própria não significa que a consultoria será mecânica!

Uma boa consultoria vai ter um método padrão, porém não vai aplicar 100% do que funcionou em outra organização na sua, e sim analisar o contexto específico da sua empresa, procurando uma solução única para ela.

Nesse sentido, a metodologia nada mais é do que uma forma de facilitar o trabalho, não uma regra a ser seguida a todo custo.

4. Avalie a qualidade do atendimento

Para contratar a consultoria ideal você deve analisar se a qualidade da entrega é adequada as expectativas da sua empresa.

Alguns itens interessantes para você considerar são:

  • A duração da consultoria;
  • Os resultados que a empresa propõe;
  • A existência ou não de empresas terceirizadas no processo da consultoria.

5. Analise o custo-benefício

A questão financeira é um item muito importante para se considerar. Entenda, aqui não estamos falando apenas do custo da consultoria, mas também do quanto se espera que ela gere de retorno para o seu negócio, depois de executada.

Por isso, é preciso ir além do pensamento de qual contrato sairia mais em conta, e focar no investimento a longo prazo.

Dependendo do seu objetivo com a consultoria, mais significativos serão os resultados e as vantagens desse investimento. Então analise com calma essas questões e escolha uma consultoria pensando na que trará mais vantagens para o seu negócio.

Pronto, agora você já sabe quais aspectos levar em consideração para escolher a consultoria que mais combina com a sua necessidade!

Se você está procurando por uma empresa de consultoria para apoiar o seu negócio em alguma área, a Euax Consulting possui a expertise para te ajudar nisso!

A Euax Consulting pode te ajudar a dar o primeiro passo!

Nossos consultores têm experiência e possuem certificações reconhecidas internacionalmente. Possuímos nosso próprio modelo de gestão, o Euax Acelera, que traz as melhores práticas do mercado, testadas e aprovadas por nós ao longo de 18 anos. Nós estamos prontos para te atender!

Nosso intuito é entender as necessidades específicas da sua empresa e, por meio da combinação de múltiplas ferramentas, montar a solução mais adequada para o seu negócio.

Aqui na Euax, nós acreditamos em um trabalho feito a muitas mãos, de forma colaborativa. Por isso, utilizamos os princípios do Design Thinking, que tem como base a empatia e a cocriação.

Assim, o cliente participa do projeto do início ao fim, garantindo a assertividade dos resultados e a autonomia da empresa.

Fazemos tudo isso sem deixar de lado as entregas de valor, que geram resultados mais rápidos, por serem construídos em etapas. Afinal, nosso foco é em Performance!

Entre em contato conosco e vamos juntos resolver problemas complexos de forma visual e colaborativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson