Brainstorming: como fazer em 7 passos simples

brainstorming como fazer

Nada é mais decepcionante do que levar dias preparando uma sessão de brainstorming e, ao compartilhar em um call, perceber que quase o time todo está entediado ou desmotivado a contribuir.

Você faz perguntas, brincadeiras, interage e nem uma alma sequer tira o microfone do mudo e comenta a sua fala.

As vídeo chamadas viraram uma ferramenta essencial para a maior parte das empresas nesses últimos anos. Mas como transformar uma simples call em uma reunião inesquecível?

Aqui vão 7 passos para você aplicar hoje mesmo e se tornar especialista em reuniões de brainstorm online engajadoras!

Como fazer brainstorming online em 7 passos:

1. Planeje a agenda com cuidado e compartilhe-a com antecedência

Reunir-se para um brainstorming online pode parecer simples, mas não é: demanda tempo, concentração do time e engajamento real das pessoas. Por isso, se preparar e proporcionar que seu time se prepare é essencial para não perder tempo da sua equipe no decorrer da sessão.

  • Primeiro, planeje a pauta, o que será discutido e o que você espera de contribuição de cada colaborador para essa reunião;
  • Em seguida, envie a pauta e o objetivo da reunião com um certo tempo de antecedência para que as pessoas possam ler, comentar, dar feedbacks e sugestões.

Isso ajuda a envolver o time antes mesmo de começar a reunião e manter todo mundo na mesma página.

Pode ter certeza que seu time chegará com o mindset certo para a reunião, com ideias prontas e será um encontro muito mais produtivo de colaboração em equipe online!

2. Convide as pessoas certas

É difícil realizar uma reunião remota com número muito grande de participantes, devido às limitações dos recursos tecnológicos e da capacidade de todos contribuírem com a conversa. De 1 a 10 pessoas é um bom número para começar.

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3. Crie e compartilhe “as regras do jogo”

Seja um brainstorming, uma atualização do projeto, uma sessão de revisão do projeto ou qualquer tipo de reunião recorrente, estabeleça as regras e divulgue-as aos participantes antes da reunião, para que todo mundo saiba o que e como fazer durante a reunião.

Por exemplo:

  • Terá um momento para perguntas ou comentários?
  • Comentários devem ser feitos durante a reunião?
  • Os participantes terão um momento para apresentar suas ideias?
  • Alguém ficará responsável por anotar as pautas?

4. Inicie com uma fala poderosa

Hora de iniciar a reunião! Comece com um discurso poderoso, reforçando quatro pontos principais da sua sessão:

  1. Qual o objetivo da reunião? O que é esperado da reunião, qual a expectativa para uma reunião bem sucedida, o que deve ser atingido ao final da reunião (definição de metas, ideias novas, planos bem definidos, etc.)
  2. Quais os aprendizados? O que cada um vai aprender ou tirar de insight principal dessa reunião.
  3. Por que cada um é importante? Mostrar porque todos os presentes são importantes pelo seu conhecimento e background para contribuir para a reunião.
  4. Qual o papel de cada um? Explicar o que cada pessoa deve fazer, qual sua função na reunião, o que é esperado de cada um.

Usar uma ferramenta de lousa digital como a Miro pode te ajudar a começar a organizar as pautas e objetivos da reunião para que todo mundo fique no mesmo “quadro”.

brainstorming como fazer

Exemplo de quadro da Miro com brainstormings, checklists, planos de ação e mais criados por um time em um chamada online.

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5. Quebre o gelo antes de iniciar a reunião

As atividades de quebra gelo são excelentes para descontrair o time e deixar eles à vontade para conversar e trocar ideias no call.

A Miro te dá uma infinidade de possibilidades para criar atividades de quebra-gelos divertidas e que todo mundo vai gostar de participar! Abaixo algumas inspirações que você pode aplicar hoje mesmo.

Roda das emoções

Quer saber qual a vibe do time naquele dia? Peça para que eles coloquem pontinhos nas emoções que correspondem ao sentimento deles naquele momento.

Lembre-se: nada de julgar ou questionar emoções complexas nesse momento, esse deve ser um momento aberto para que as pessoas se sintam confortáveis em compartilhar.

roda das emoções Miro

Altos e baixos no trabalho e vida pessoal

Uma forma divertida de engajar o time também é pedir para que eles compartilhem os altos e baixos da semana ou de um certo período para entender um pouco como cada um está se sentindo e evoluindo no trabalho e pessoalmente.

compartilhar altos e baixos Miro

Escolha seu filme preferido

Cada um pode ter um pontinho com suas iniciais e colocar o seu ponto no filme ou série que mais gosta. Pode gerar boas risadas e descobertas de colegas de equipe que possuem o mesmo gosto.

escolher filme favorito Miro

Quer mais inspirações? A própria comunidade de usuários da Miro também cria diversos modelos de atividade quebra-gelo que você pode copiar e começar a usar hoje mesmo.

6. Engaje sua equipe

A principal forma de fazer reuniões online sem ser entediante é usando recursos visuais: não é por acaso que times como Dell, Cisco, Zendesk e Deloitte usam a Miro para fazer reuniões online mais divertidas e engajadoras.

Uma lousa online infinita permite que você inclua:

  • Imagens;
  • Post its;
  • Diagramas e fluxogramas;
  • Mapas mentais;
  • Vídeos;
  • Checklists;
  • Anotações;
  • Comentários;
  • Emojis;
  • E muitos outros recursos!

Tudo isso pode ser feito ao mesmo tempo com todo seu time editando o quadro ao mesmo tempo. É um mundo de possibilidades.

Em segundo lugar, crie momentos de interação entre a parte teórica e prática. Você pode apresentar algumas informações e em seguida pedir feedbacks. Ou pode trazer os objetivos da reunião e fazer uma votação para que as pessoas decidam qual tópico discutir primeiro.

Para que tudo flua bem, intercale o formato de participação:

  1. Em um momento, peça que as pessoas desmutem o microfone e falem sua opinião,
  2. Em outro momento, peça que elas escrevam direto no board sua opinião através de post its ou comentários.

Na Miro, há uma série de treinamentos gratuitos (em inglês, por enquanto) para quem quer aprender mais e criar reuniões e workshops incríveis!

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7. Faça um follow up com seu time

A reunião foi incrível, todo mundo participou, se divertiu… mas e aí? Quais os próximos passos? Quem vai ficar responsável pelo o quê? Não tem nada para melhorar na reunião?

Um dos pontos mais importantes para fazer reuniões incríveis é ter a certeza de que aquilo que precisa ser resolvido foi direcionado para a pessoa certa (e ela está ciente), como também recolher feedbacks dos participantes para as próximas chamadas.

Uma ideia é deixar um espaço para feedbacks no próprio quadro, após a apresentação, para que as pessoas possam deixar suas impressões ou somente elogiar seu incrível trabalho! 👏

feedback de reunião Miro

Agora que você tem todas as dicas de como especialistas da Miro fazem sessões de brainstorming e planejamento, é hora de colocar em prática!

Você pode começar criando uma conta para a sua empresa gratuitamente, testando as funcionalidades, convidando os colegas do time para contribuir e criando uma reunião que jamais será esquecida!

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