Conheça as 7 melhores plataformas de cursos online

Última atualização em 02/01/2024

Já imaginou fazer um curso por correspondência em pleno século 21? Esses tempos, felizmente, já passaram e, graças à internet, é possível aprender algo novo sem sair de casa. Para isso, devemos um agradecimento especial às plataformas de cursos online. Com elas, é possível hospedar e ganhar dinheiro com isso. Para aumentar as vantagens, é preciso escolher a plataforma ideal para você.

Dentre diversas opções, é normal ficar um pouco perdido. Para ajudá-lo com isso, nós preparamos uma lista com as 7 melhores plataformas do mercado. Mas, primeiro é importante mostrar os critérios que utilizamos para determinar nosso ranking, acompanhe a leitura:

Características das melhores plataformas de cursos online

Como nós dissemos anteriormente, esse é um mercado bastante amplo. Ou seja: é necessário pesquisar bem para definir a plataforma ideal para você. Nós já fizemos esse trabalho e, para isso, utilizamos os seguintes critérios:

  • Segurança;
  • Personalização;
  • Comissão;
  • Facilidade de uso.

Entenda cada um desses critérios abaixo:

Segurança

Ninguém quer se matricular em um curso e sair com todos os dados roubados, não é mesmo? Assim como você, nós também levamos a segurança muito a sério.

Personalização

Você já ouviu a expressão: “a gente come primeiro com os olhos”? Ela vale para praticamente tudo, inclusive a identidade visual do curso. A possibilidade de personalização agrega profissionalismo e aumenta a credibilidade.

Comissão

A comissão é a parcela que fica com a plataforma a cada curso vendido, como um 10% do garçom. Esse valor pode variar e é importante levar isso em consideração, principalmente porque pode afetar diretamente a lucratividade.

Facilidade de uso

De que adiantaria hospedar um conteúdo em uma plataforma segura, personalizável e com taxas justas, se for mais difícil de usar do que pilotar um avião? Isso pode trazer avaliações negativas e até obrigá-lo a reembolsar o cliente.

Com certeza você já está ansioso para ver nossa lista completa, não é mesmo? Então acompanhe e veja as 10 melhores plataformas de cursos online!

1. Twygo

Twygo Ead plataforma de cursos online

Imagem: Twygo 

Escolhemos o Twygo porque é a mais completa e versátil. Para começar, ela está hospedada nos servidores AWS (Amazon Web Services), referência quando o assunto é segurança. A personalização do Twygo também é um show à parte, já que ele é 100% personalizável, desde a URL até os certificados, que ele gera automaticamente ao final dos cursos.

Tanta possibilidade de personalização faz com que o Twygo e toda sua identidade visual possam combinar com o seu material, escondendo qual foi o suporte utilizado. Por isso, não estranhe se muitos cursos que você vê na internet foram desenvolvidos no Twygo e você não percebeu.

Ele possui foco na experiência de aprendizagem, especialmente para o mercado corporativo. A interface é limpa e intuitiva e possui grandes empresas como clientes, como é o caso da Playstation, SumUp e Schultz.

Além disso, o Twygo também inclui um sistema inovador de gamificação para estimular os alunos. Ele também possibilita acompanhar o desempenho dos matriculados. Mas, sem dúvida, um dos maiores diferenciais para quem planeja vender cursos online é que o Twygo não cobra uma taxa por venda de cursos, prática comum entre a maioria das plataformas. Ou seja, 100% do valor das vendas vai para o criador do curso. É por isso que nós, da Euax Consulting, recomendamos o Twygo como a melhor plataforma de cursos online.

2. EAD Plataforma

EAD Plataforma

Imagem: EAD Plataforma

A EAD Plataforma é uma ferramenta completa e com a possibilidade de começar gratuitamente, na qual ela oferece uma área de membros para gestão dos seus alunos e infoprodutos, além de contar com recursos para vendas e personalização do seu conteúdo. Com ela, você dedica seu tempo ao que realmente gosta de fazer, e deixa que o resto a ferramenta faz para você, de forma simples e intuitiva.

3. Samba Play

Sambaplay

Imagem: Samba Play

O Samba Play possui um foco em vídeo business. Com ele, é possível criar um canal totalmente personalizável para o seu curso. Ou seja: em vez de hospedar o seu conteúdo junto com outros cursos, você desenvolve o seu próprio canal, então não precisa se preocupar com cursos concorrentes.

O foco do Samba Play são instituições de ensino. Isso pode ser positivo para uma escola ou outra instituição voltada para o mercado educacional. Mas as dinâmicas de uma empresa exigem um processo de aprendizagem muito mais rápido e prático, o que é um diferencial em cursos com esse público. Por isso, nós não recomendamos essa plataforma, é melhor procurar outra com foco de mercado e em empresas.

4. HeroSpark

Herospark

Imagem: HeroSpark

A HeroSpark permite criar e vender produtos digitais, como cursos e e-books. É possível criar landing pages, acompanhar o seu funil de vendas e automatizar e-mails. A melhor coisa é que esses recursos são gratuitos e a plataforma possui integração com a Hotmart. Juntando as duas você tem potentes ferramentas para alavancar os seus cursos.

Mas isso não sai de graça. Além da taxa da Hotmart, você precisará pagar a taxa de 7,9% da HeroSpark. Consideramos que essa plataforma vale mais a pena em cursos comercializados a um valor mais elevado, compensando o valor das taxas.

5. Hotmart

Hotmart

Imagem: Hotmart

A Hotmart é o terror nos stories do Instagram. E aí, já arrastou para cima hoje? Deixando as brincadeiras de lado, a Hotmart é uma das plataformas de cursos online mais populares do momento.

Eles não cobram um valor de hospedagem ou mensalidade, mas ficam com uma porcentagem de cada venda, e a relação de porcentagem funciona assim:

  • Abaixo de 10 reais: 20% de taxa + 1 real
  • Acima de 10 reais: 9,9% de taxa + 1real

Outro problema é que quem pesquisa sobre determinado assunto consegue visualizar vários cursos, e o seu pode acabar sendo mais um entre os vários. É como tentar vender pão em uma rua com diversas padarias. Essa é uma questão a se pensar caso você considere usar essa plataforma.

6. Udemy

Udemy

Imagem: Udemy

Quando o assunto é venda de cursos online, a Udemy é a mais ampla do mercado. Praticamente qualquer assunto tem espaço e público na Udemy, desde tecnologia até costura. Curso é o que não falta: são mais de 180 mil deles.

Outro problema são as taxas, observe a relação abaixo:

  • Se o criador do curso realizar uma venda direta, a taxa é de 3%
  • Se a Udemy fizer a venda, a taxa é de 50%
  • Se a venda ocorrer por conta do programa de marketing da Udemy, a taxa é de 75%

As taxas deixam de ser um incômodo caso você invista pesado em divulgação, nesse caso, a taxa de 3% está entre as menores.

7. Eduzz

Eduzz

Imagem: Eduzz

A Eduzz vem ganhando espaço no mercado cada vez mais. Eles cobram uma taxa de 4.9% + 1 real para o produtor, e há também a possibilidade de antecipar o lucro com a venda dos conteúdos, sob a taxa fixa de 2,99% + 0,1% por dia antecipado. A Eduzz, assim como a Hotmart, é bem forte com afiliados, mas como não é esse o foco do texto, não vamos entrar em detalhes.

Essas foram as 7 melhores plataformas de cursos online. Como você percebeu, cada plataforma segue uma linha de raciocínio. Algumas focam na variedade de cursos, outras em conteúdo educacional escolar, entre outras características.

SendPulse

Home SendPulse

A SendPulse é uma plataforma que facilita a criação e venda de cursos para qualquer pessoa com conhecimento para compartilhar. Se você está pensando em iniciar seu próprio curso, mas não sabe por onde começar, a ferramenta pode ser uma opção.

O processo de criação do curso é muito fácil, basta se inscrever, carregar os materiais e encontrar interessados no curso.

Com esse criador de cursos  você cria seu curso online, sem muita dificuldade ou grandes burocracias, o que acaba sendo uma ótima opção para escola de negócios, centros de desenvolvimento e empreendedores que buscam uma forma criativa de gerar uma renda extra.

Você já trabalhou com alguma das plataformas listadas ou pretende vender cursos online? Comente aqui embaixo para lermos a sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson