Última atualização em 24/10/2022
Será que a sua TI está realmente trabalhando a favor dos objetivos da empresa? Sem alinhamento estratégico, é provável que não.
Quer descobrir se você está no caminho certo? Neste texto, damos dicas para melhorar o alinhamento e ainda deixamos um teste para descobrir em qual nível está a sua área de Tecnologia da Informação nesse sentido. Siga a leitura para conferir:
O que é alinhamento estratégico de TI?
Alinhamento estratégico de TI é o processo de garantir que o setor da Tecnologia da Informação trabalhe alinhada à estratégia organizacional, em prol dos objetivos gerais da empresa.
Garantir o alinhamento estratégico de TI não melhora apenas um ou dois departamentos, mas toda a organização, veja o porquê abaixo:
Motivos para garantir o alinhamento estratégico de TI
TI como parceira estratégica
Em muitas empresas, a TI é como um corpo de bombeiros com a única função de atender chamados e apagar incêndios. Entretanto, ela precisa sair desse modo reativo e atuar como parceira estratégica.
Especialmente no mundo cada vez mais digital de hoje, o alinhamento estratégico permite que a TI ofereça soluções tecnológicas que contribuam com a estratégia organizacional.
Por exemplo, se a estratégia do negócio é expandir e criar filiais internacionais, a TI estratégica vai priorizar projetos que ajudem a empresa a atingir esse objetivo. Ela ofereceria suporte tecnológico para a expansão e despriorizaria projetos que não condizem com essa estratégia organizacional.
Foco em inovação
A TI, quando alinhada com os negócios da empresa, pode focar em inovação tecnológica. A inovação pode vir como um novo processo, ou até como uma grande transformação tecnológica que vai aumentar a performance. Uma coisa é certa: a inovação é fundamental para sair a frente no mercado e superar a concorrência.
Resultados a nível organizacional
O alinhamento estratégico de TI garante benefícios para toda a empresa, como maior agilidade em atendimentos, aumento de performance graças a ideias inovadoras e até mesmo toda uma modernização por meio da transformação tecnológica.
Chamamos esse tipo de TI de TI Estratégica, que é o mais alto nível de maturidade em Tecnologia da Informação. Você sabe em qual nível está a TI da sua empresa? Entenda no tópico a seguir:
Níveis de alinhamento estratégico e maturidade de TI
Quanto mais imatura for a sua TI, menor o alinhamento estratégico com a organização. Existem quatro níveis de maturidade em que uma TI pode se encaixar, são eles:
- Artesanal;
- Eficiente;
- Efetiva;
- Estratégica.
Podemos dizer que quanto mais avançado o estágio em que ela estiver, maior será o alinhamento estratégico. Abaixo nós explicamos melhor o que cada nível significa:
E aí, já conseguiu identificar mais ou menos em qual dos níveis está a sua empresa? Se não estiver no nível mais alto, não se preocupe, pois listamos 5 dicas para subir o nível e garantir o alinhamento estratégico de TI a seguir. Confira:
5 dicas para fazer o alinhamento estratégico de TI dar certo
1) Elabore o planejamento estratégico de TI
Não há alinhamento estratégico sem um planejamento estratégico de TI, ou PETI como também é conhecido. O PETI é um desdobramento do planejamento estratégico organizacional e vai nortear o trabalho de toda a TI. Temos um texto completo sobre planejamento estratégico de TI para que você aprenda a montar o seu.
2) Orçamento distribuído de TI
O modelo orçamentário tradicional limita as possibilidades da área de tecnologia. Para contornar isso, existe o modelo de orçamento distribuído de TI.
Nesse modelo, a TI passa a ser considerada uma prestadora de serviços interna da organização: toda vez que algum departamento precisar de um projeto de TI, ele “paga” os serviços com seu próprio orçamento.
Assim, acabamos com a “TI pastelaria”, no qual outros setores se sentem à vontade para pedir infinitos projetos que nem sempre são estratégicos.
Nesse modelo, ela passa a ser subsidiada a partir da demanda do negócio.
3) TI para inovação
A TI deve ter tempo para operar projetos para inovação dentro da empresa, como automação de processos e melhorias em serviços através da tecnologia. Esses projetos podem otimizar trabalhos já existentes e desenvolver novas formas de trabalho, tudo alinhado com os objetivos da empresa e trazendo mais lucratividade.
4) Utilize indicadores de performance
Os indicadores, ou KPIs (Key Performance Indicator), são informações que ajudam a medir a performance da TI.
Alguns indicadores importantes de mensurar são:
- NPS da TI;
- ROI dos projetos de TI;
- Tempo médio para o atendimento;
- Número de chamados em aberto;
- Porcentagem de aderência a sistemas.
Para uma lista mais completa, leia o nosso texto de indicadores de performance de TI, com certeza você vai gostar.
5) Crie uma estrutura de governança
Governança de TI é um desdobramento da governança corporativa. Cabe a ela monitorar os processos e garantir que a TI está trabalhando de forma alinhada à estratégia do negócio. Ela vai fazer isso através de políticas, auditorias etc.
Siga essas dicas e logo mais você terá um salto de performance na TI.
Para terminar, recomendamos fortemente que você faça nosso teste de maturidade de TI para ter noção de em qual nível a TI da sua empresa está e como melhorar isso. Não se preocupe: o teste é gratuito e não é muito demorado. Clique no banner abaixo e faça o teste agora mesmo!
Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.