POC: o que é e como aplicar a Prova de Conceito na prática em um projeto

Poc prova de conceito

Muitas vezes, uma ideia mal testada pode provocar a falha de um projeto. Para minimizar esse risco, as organizações resolveram adotar alguns mecanismos e técnicas.

Entre eles se encontra a prova de conceito, também conhecida como POC, Proof of Concept em inglês. A POC tem como principal objetivo validar as funcionalidades de um produto.

Se você deseja saber mais sobre essa metodologia e como aplicar na prática em um projeto de implantação de sistemas, siga a leitura!

O que é POC?

Em processos de implantação de sistemas, POC (prova de conceito) é uma etapa de testagem para verificar se um software atende aos requisitos da organização ou não.

A partir da POC, é possível testar as ferramentas que estão sendo oferecidas pelos fornecedores. Dessa maneira, pode-se analisar qual produto preenche melhor os requisitos que foram levantados e assim escolher a melhor opção.

Geralmente, a POC envolve demonstração de produtos e testes com key users.

É válido ressaltar que é essencial focar nas funções mais importantes, já que durante a prova de conceito não é possível mostrar o produto por completo.

Qual a importância da realização da POC?

A Prova de conceito é extremamente importante na seleção de sistemas, especialmente ERP. Afinal, um ERP selecionado às pressas pode trazer sérios prejuízos para a organização, como gastos altos na implantação de um software que acaba inutilizado ou não sendo bem o que a empresa precisava.

Como funciona uma prova de conceito

Para a realização de uma prova de conceito, pode-se contar com três passos essenciais. Veja na imagem a seguir:

Como funciona a prova de conceito

1) Requisitos selecionados

Antes da elaboração da POC, criamos uma RFP, que é uma lista de requisitos enviada aos principais fornecedores. Os fornecedores, por sua vez, dão uma resposta à empresa para sabermos se suas soluções atendem ou não aos requisitos.

Na RFP foram levantados inúmeros requisitos, porém na POC devemos selecionar apenas os principais.

Vamos imaginar que na RFP foram definidos mil requisitos, por exemplo. Escolhe-se para a prova de conceito apenas entre dez a quinze entre eles. É importante analisar quais os requisitos mais essenciais e determinantes para o projeto.

2) Processo ponta a ponta

Após os requisitos levantados, entra o processo ponta a ponta. Nessa fase, o fornecedor irá montar uma apresentação que responda se a solução cumpre os requisitos que foram definidos.

O processo ponta a ponta pode ser:

  • Da compra à venda;
  • Do estoque à manufatura;
  • Da capacitação do cliente a prestação de serviço.

3) Usabilidade

Por fim, o fornecedor irá provar a usabilidade do produto. Essa etapa é onde realmente se tira a prova de conceito.

É aqui que a empresa irá testar as funcionalidades do produto do fornecedor e ver se ele cumpre com o que foi prometido.

Como elaborar uma POC (prova de conceito)

Para elaborar a POC em um projeto de forma eficiente, é necessário analisar algumas questões fundamentais, como:

Definição de objetivos

Esse passo é essencial na elaboração de uma prova de conceito. É muito importante que o time documente todos os objetivos que a empresa deseja alcançar com a utilização de determinado produto.

Isso faz diferença, porque no final é possível verificar se os objetivos criados foram devidamente cumpridos ou não.

Seleção do conceito que será provado

Para a elaboração de uma prova de conceito, é necessário selecionar qual ideia será colocada em prova.

Também é um passo fundamental, já que ele permite esclarecer para o time e para o fornecedor o que do produto precisa ser validado. Além disso, essa etapa auxilia diretamente no levantamento de requisitos.

Unir a equipe no processo

O envolvimento do time no processo também é muito importante. Dessa forma, é possível ter diversas opiniões e pontos de vista.

Assim, é mais provável que o produto atenda às expectativas de todo o time e dos contratantes, já que eles participaram de todo o processo.

Além das questões citadas, também é essencial para a elaboração de uma POC, a criação de:

  • Critérios claramente definidos;
  • Documentação de como a prova de conceito será realizada;
  • Uma proposta de como avançar caso o fornecedor passe na POC.

A POC (prova de conceito) é uma etapa fundamental na implantação de um ERP. Sendo assim, é muito importante ter o conhecimento de como realizar corretamente a implementação de um ERP na sua empresa, já que este projeto é um dos que mais geram dores de cabeça quando feitos de forma incorreta.

Para isso, desenvolvemos nosso e-book sobre implantação de ERP. Nele você irá ver detalhadamente como implantar um ERP sem dores de cabeça. Baixe gratuitamente clicando no banner abaixo!

Vai implantar um ERP Leia o Manual de Sobrevivência para gerentes de TI

Deixe uma resposta

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company