Diagnóstico de processos: teste grátis + como elevar a maturidade

Última atualização em 27/04/2022

Sua organização enfrenta sintomas como: reclamações de clientes, indicadores de baixa performance, processos manuais e colaboradores esgotados? Então, lamentamos informar, mas a sua empresa sofre de baixa maturidade em gestão de processos. Mas não se preocupe, com um diagnóstico de processos, nós podemos oferecer o tratamento ideal.

Neste post, você vai conhecer mais sobre diagnóstico de processos, suas vantagens e a melhor forma de fazer um na sua empresa. Vamos começar entendendo o que é diagnóstico de processos:

O que é diagnóstico de processos?

Diagnóstico de processos é uma avaliação do nível de maturidade do gerenciamento dos processos de uma empresa.

O diagnóstico de processos é o primeiro passo para repensar o ambiente de processos e começar a desenvolver:

Lembre-se: Quanto maior a maturidade dos processos de uma empresa, melhor será o direcionamento do negócio, as operações serão mais fáceis de serem controladas e as políticas e normas serão cumpridas com mais facilidade.

Mas não é só por isso que você deve elevar a maturidade dos processos da sua empresa, veja abaixo outras vantagens:

Vantagens de fazer diagnóstico de processos

Construção de senso de urgência

Não adiantaria diagnosticar um paciente que não quer se tratar, não é mesmo?

Em uma empresa, o diagnóstico de processos auxilia na percepção dos stakeholders sobre o senso de urgência. Isso aumenta o engajamento na estratégia de melhoria e transforma-os em agentes de mudança.

Retrato das práticas atuais

Hábitos saudáveis fazem uma pessoa saudável, tanto quanto processos saudáveis fazem uma empresa saudável.

Essa linha de pensamento evidencia a necessidade de fazer um retrato das práticas atuais, para compreender quais são os hábitos saudáveis e não saudáveis da sua empresa. Essas informações são muito importantes para não elaborar um plano às cegas.

Estratégia de mudança

Fazer um diagnóstico de processos é o primeiro passo para transformar o seu ambiente de processos. Só assim você vai descobrir o caminho mais assertivo para mudar para melhor e alcançar a maturidade dos processos.

A ideia de fazer um diagnóstico de processos é entender os sintomas que prejudicam os resultados organizacionais. Mas, qual o momento certo para fazer esse diagnóstico? Observe a imagem abaixo:

Quando fazer diagnóstico de processos

Caso a situação da sua empresa se encaixe em um dos tópicos acima, você precisa do diagnóstico para alavancar a maturidade em gestão de processos. Essa maturidade vem com:

  • A experiência obtida;
  • A capacidade de transformação de um sistema;
  • A evolução, dos níveis de maturidade.

Falando em níveis, são quatro ao todo:

  1. Nível Artesanal;
  2. Nível Padronizado;
  3. Nível Otimizado;
  4. Nível Classe mundial.

Quanto mais elevado, maior a maturidade em gestão de processos. Veja abaixo o que caracteriza cada nível:

Níveis de maturidade em processos

Nível 1. Artesanal

No primeiro nível, o ambiente organizacional é bagunçado, os processos não seguem nenhum padrão. Não há muita preocupação com metodologias e nem para tornar esses processos melhores.

Nível 2. Padronizado

A partir do segundo nível, as coisas ficam menos caóticas. O conceito de processos organizacionais e de BPM começa a ser entendido. Além disso, os processos começam a ser documentados, e há adoção de boas práticas, indicadores e métricas.

Nível 3. Otimizado

Quando a maturidade dos processos está no nível 3, a situação melhora consideravelmente. Os conceitos de BPM, introduzidos no nível anterior, estão bem mais estruturados. As metodologias estão estabelecidas, os processos são mais rápidos, automatizados, mensuráveis e controlados.

Nível 4. Classe mundial

O ápice da maturidade em processos é alcançado no nível 4, excelência em gestão de processos, alta capacidade de transformação dos processos e resultados competitivos. É isso que se consegue ao atingir o nível 4. O trabalho deixa de ser focado em passar de nível e passa a ser em manter o nível máximo.

Provavelmente você já deve ter uma noção do nível de maturidade dos processos da sua empresa, mas que tal tirar a prova?

Nós elaboramos um teste de diagnóstico de maturidade em gestão de processos e você pode acessá-lo agora. Além de saber o nível, você também vai receber dicas do que fazer para aumentar a maturidade dos seus processos. Clique no banner abaixo e faça o teste gratuitamente!

CTA Diagnóstico de maturidade em gestão de processos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson