Última atualização em 03/09/2024
Sua organização enfrenta sintomas como: reclamações de clientes, indicadores de baixa performance, processos manuais e colaboradores esgotados? Então, lamentamos informar, mas a sua empresa sofre de baixa maturidade em gestão de processos. Mas não se preocupe, com um diagnóstico de processos, nós podemos oferecer o tratamento ideal.
Neste post, você vai conhecer mais sobre diagnóstico de processos, suas vantagens e a melhor forma de fazer um na sua empresa. Vamos começar entendendo o que é diagnóstico de processos:
O que é diagnóstico de processos?
Diagnóstico de processos é uma avaliação do nível de maturidade do gerenciamento dos processos de uma empresa.
O diagnóstico de processos é o primeiro passo para repensar o ambiente de processos e começar a desenvolver:
- Visão de processos ponta-a-ponta;
- BPM (Business Processes Management);
- Indicadores de desempenho dos processos;
- Automação de processos.
Lembre-se: Quanto maior a maturidade dos processos de uma empresa, melhor será o direcionamento do negócio, as operações serão mais fáceis de serem controladas e as políticas e normas serão cumpridas com mais facilidade.
Mas não é só por isso que você deve elevar a maturidade dos processos da sua empresa, veja abaixo outras vantagens:
Leia também o post sobre Princípio de Pareto
Vantagens de fazer diagnóstico de processos
Construção de senso de urgência
Não adiantaria diagnosticar um paciente que não quer se tratar, não é mesmo?
Em uma empresa, o diagnóstico de processos auxilia na percepção dos stakeholders sobre o senso de urgência. Isso aumenta o engajamento na estratégia de melhoria e transforma-os em agentes de mudança.
Retrato das práticas atuais
Hábitos saudáveis fazem uma pessoa saudável, tanto quanto processos saudáveis fazem uma empresa saudável.
Essa linha de pensamento evidencia a necessidade de fazer um retrato das práticas atuais, para compreender quais são os hábitos saudáveis e não saudáveis da sua empresa. Essas informações são muito importantes para não elaborar um plano às cegas.
Estratégia de mudança
Fazer um diagnóstico de processos é o primeiro passo para transformar o seu ambiente de processos. Só assim você vai descobrir o caminho mais assertivo para mudar para melhor e alcançar a maturidade dos processos.
A ideia de fazer um diagnóstico de processos é entender os sintomas que prejudicam os resultados organizacionais. Mas, qual o momento certo para fazer esse diagnóstico? Observe a imagem abaixo:
Caso a situação da sua empresa se encaixe em um dos tópicos acima, você precisa do diagnóstico para alavancar a maturidade em gestão de processos. Essa maturidade vem com:
- A experiência obtida;
- A capacidade de transformação de um sistema;
- A evolução, dos níveis de maturidade.
Falando em níveis, são quatro ao todo:
- Nível Artesanal;
- Nível Padronizado;
- Nível Otimizado;
- Nível Classe mundial.
Quanto mais elevado, maior a maturidade em gestão de processos. Veja abaixo o que caracteriza cada nível:
Níveis de maturidade em processos
Nível 1. Artesanal
No primeiro nível, o ambiente organizacional é bagunçado, os processos não seguem nenhum padrão. Não há muita preocupação com metodologias e nem para tornar esses processos melhores.
Nível 2. Padronizado
A partir do segundo nível, as coisas ficam menos caóticas. O conceito de processos organizacionais e de BPM começa a ser entendido. Além disso, os processos começam a ser documentados, e há adoção de boas práticas, indicadores e métricas.
Nível 3. Otimizado
Quando a maturidade dos processos está no nível 3, a situação melhora consideravelmente. Os conceitos de BPM, introduzidos no nível anterior, estão bem mais estruturados. As metodologias estão estabelecidas, os processos são mais rápidos, automatizados, mensuráveis e controlados.
Nível 4. Classe mundial
O ápice da maturidade em processos é alcançado no nível 4, excelência em gestão de processos, alta capacidade de transformação dos processos e resultados competitivos. É isso que se consegue ao atingir o nível 4. O trabalho deixa de ser focado em passar de nível e passa a ser em manter o nível máximo.
Aproveite para conhecer a consultoria em gestão de processos da Euax e saiba como podemos ajudar a sua empresa!
Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.