Redução de custos nas empresas: conheça 4 práticas para aplicar agora

Redução de custos nas empresas

Quando falamos em redução de custos nas empresas, logo surgem “especialistas” prontos para dar pitacos sobre o assunto. É aí que surgem conversas sobre redução de quadro, de salários, utilizar menos energia ou usar menos copos descartáveis. Essas são medidas superficiais que, na prática, não dão muito resultado.

Você não precisa fazer nada disso para reduzir custos. Neste texto, nós focamos no que realmente importa e listamos as principais práticas para reduzir os custos de verdade nas empresas. Descubra quais são em nossa lista abaixo:

4 boas práticas para reduzir os custos da empresa

1) Invista em BPM

BPM (Business Process Management) é uma das formas mais eficazes de redução de custos nas empresas. Quando falamos em BPM, é importante ressaltar que não se trata de uma metodologia, mas de um conjunto de práticas que contribuem para melhoria dos processos da organização.

Isso ajuda a reduzir os custos da empresa porque os processos ficam:

  • Mais eficientes;
  • Mais eficazes;
  • Mais produtivos;
  • Mais baratos.

Resumindo: BPM ajuda a diminuir o tempo de execução dos processos e aumenta os resultados que eles proporcionam.

Quer aprender a fazer isso? Então leia nosso texto completo para saber tudo sobre BPM.

2) Automatize processos

Na era da 4ª revolução industrial, automatizar processos é uma prática cada vez mais comum nas empresas. Praticamente todo processo pode ser automatizado com softwares que otimizam a performance.

Assim, você pode deixar para as máquinas as partes que não necessitam de interação humana. No fim do dia, as horas dos colaboradores serão muito mais aproveitadas, agregando mais valor ao trabalho e reduzindo os custos da empresa.

Ebook Kit Gestão de Processos

3) Desenvolva os colaboradores

Para que um colaborador seja autossuficiente, cometa poucos erros e seja mais produtivo e eficiente, ele precisa ser bem qualificado. O problema é que pessoas qualificadas são difíceis e caras de encontrar no mercado.

Para contornar isso, existem os treinamentos corporativos, uma forma de qualificação interna. Realizar treinamentos internamente garante colaboradores atualizados e mais eficientes, ou seja: o trabalho é realizado mais rápido e com muito mais qualidade.

Leia também  Elementos do BPMN: o que são artefatos?

Veja esse vídeo abaixo para entender como usar um canvas de planejamento de treinamento:

4) Elimine fatores que geram improdutividade

Acabar com fatores que geram improdutividade otimiza as horas dos trabalhadores, reduzindo os custos para completar uma tarefa.

Se você leu os tópicos anteriores, já sabe a importância de gerenciar e automatizar os processos, além de treinar os colaboradores. Mas isso são práticas que precisam ser implementadas, vamos ver o que você pode eliminar para aumentar a produtividade:

Como reduzir a improdutividade nas empresas

Vamos entender melhor cada tópico da imagem acima? Continue lendo:

Excesso de burocracia

Burocracia em excesso pode atrapalhar bastante na produtividade, procure eliminar relatórios desnecessários, reuniões que poderiam ser um e-mail e exigir aprovação do gestor a todo momento.

Tarefas e responsabilidades mal distribuídas

Colaboradores tem afinidade com coisas diferentes, estude a possibilidade de redistribuir as tarefas e responsabilidades, visando com que um colaborador faça o que tem mais facilidade. Certamente as tarefas serão entregues com mais eficiência, aumentando a produtividade.

Elimine tarefas sem valor

Nem toda tarefa que os colaboradores são encarregados de fazer gera valor para a empresa, considere eliminar o que não é necessário. Ao fazer isso, o time poderá focar no que realmente importa e aumentar a produtividade.

Papéis e responsabilidades mais bem definidos

Sempre deixo bem claro o que cada colaborador deve fazer e quais as responsabilidades que isso implica. De maneira geral, isso ajuda com que todos saibam o que precisam fazer, e não ficam esperando que outro faça, ou que a tarefa seja formalmente solicitada.

Agora que você já conhece as práticas para reduzir custos nas empresas, é só implementá-las e colher os resultados. Dá para imaginar o quanto você consegue economizar somando todas essas práticas, não é mesmo?

Para facilitar a implementação das práticas que você leu, nós produzimos um e-book que vai ensinar tudo sobre como implantar BPM, simplesmente uma das melhores formas de redução de custos. Acessá-lo é muito fácil, é só clicar no banner abaixo e baixar gratuitamente!

Leia também  Governança de processos: descubra por que você precisa começar a implantá-la imediatamente na sua empresa

 

Ebook BPM Business Process Management

Deixe uma resposta

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company