Entenda o que é gestão à vista e como implementar na sua empresa!

Gestão à vista id

Última atualização em 01/06/2022


Chegou o fim do mês e é a hora de você repassar os resultados à equipe. Ao analisar dados, você percebe que um erro que passou despercebido na primeira semana trouxe impactos negativos ao projeto. Além disso, os colaboradores estão pouco engajados com o trabalho.

A solução desse cenário parte da seguinte pergunta: qual modelo de gestão traz visibilidade dos processos aos gestores e mantém os colaboradores engajados?

Na resposta dessa pergunta, encontramos a gestão à vista! A gestão à vista é um modelo de gestão que traz maior visualização sobre o andamento dos processos e a performance do time.

Você sabe quais são as vantagens que esse modelo traz para o seu negócio? Siga com a leitura e descubra como essa estratégia pode transformar a sua empresa!

O que é gestão à vista?

Gestão à vista é um método de gestão de equipes que consiste no uso de quadros visuais que disponibilizam em tempo real um status da performance do time, projeto ou setor.

O modelo de gestão à vista permite visualizar as informações mais relevantes sobre o andamento das atividades e compartilhá-las com todo o time.

Essas informações são geradas com base em dados sobre a operação em tempo real. Isso torna as tarefas visíveis a todos e facilita a criação de um senso de urgência para atuar mediante a necessidade de resolver algum conflito.

Ao trazer mais visibilidade sobre o serviço desenvolvido, os gestores podem tomar decisões mais assertivas para o gerenciamento do trabalho das equipes e os colaboradores podem acompanhar e autoavaliar o seu desempenho.

Os indicadores são importantes aliados no modelo de gestão à vista. O ideal é priorizar indicadores que entreguem resultados em tempo real para que esses dados acompanhem as variáveis de execução do projeto.

Quais os benefícios de fazer a gestão à vista?

Benefícios da gestão à vista

 

A gestão à vista possibilita aos gestores uma ampla visualização da performance dos colaboradores durante a execução do trabalho. Esse modelo entrega informações em tempo real que auxiliam na delegação de tarefas e trazem autonomia às equipes.

A gestão à vista gera um ambiente de trabalho transparente onde todos estão orientados para a execução das tarefas. Ao entregar visibilidade e praticidade, esse modelo gera colaboradores engajados em alcançar resultados.

Com a equipe engajada e os processos bem alinhados, o gestor encontra mais facilidade para a tomada de decisão e aumenta a maturidade no trabalho.

Como aplicar a gestão à vista na sua empresa?

Como aplicar a gestão à vista

1. Entenda o processo e escolha os indicadores

A escolha das informações que serão utilizadas na gestão à vista é fundamental para garantir o engajamento dos colaboradores. Esses dados precisam demonstrar os resultados obtidos do trabalho e orientar como novas melhorias podem transformar aquele cenário.

Uma forma de construir esse modelo é convocar pessoas chaves do time, como gestores de equipes, para construir colaborativamente os quadros de gestão à vista, que são o conjunto de informações expostas em painéis, televisões e etc.

Além disso, criar um diagrama causal é interessante para entender a relação causa e efeito entre os indicadores, facilitando assim o entendimento do contexto em que cada indicador está inserido, como no exemplo abaixo:

Diagrama de relações causais

2. Defina responsáveis

Todo indicador deve ter um dono, que é o responsável por coletar dados e atualizar o indicador. Além de estabelecer esse responsável, estabeleça também um método de coleta de dados para o indicador, indicando como e onde as informações devem ser extraídas.

Isso é importante para evitar dados corrompidos e incoerentes.

3. Crie o quadro

Concluídos os passos anteriores, podemos criar os quadros de gestão à vista. Existem vários tipos de quadros que podem ser considerados nesse modelo de gestão. Abaixo, citamos alguns dos principais:

Dashboards

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a criar dashboards completos com dados e indicadores de forma visual. O Power BI é uma das mais conhecidas. O Software da Microsoft cria gráficos interativos, permite filtrar dados e automatizar a coleta de informações.

Kanban

O Kanban é uma ferramenta que traz visibilidade para o andamento das tarefas da equipe. Separada entre três principais seções (para fazer, em produção e concluído), a ferramenta permite a visualização dos status das tarefas e a identificação do responsável, facilitando o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo time.

Kanban online do artia

Imagem: Artia

O Kanban permite controlar todo o fluxo de trabalho do projeto em um único quadro interativo e visual que pode ser acessado por toda a equipe.

Rankings

Dependendo do contexto da equipe, também podem ser utilizados quadros com rankings. Por exemplo:

  • Valores de vendas (total ou por vendedor);
  • Engajamento em redes sociais;
  • Páginas mais acessadas no site;
  • % de entregas concluídas
  • Etc.

E então, conseguiu entender como fazer gestão à vista? Se quiser aprimorar a gestão de projetos na sua empresa, o primeiro passo é entender em qual nível de maturidade a sua organização está quando se trata de gerenciamento de projetos. Faça o teste de maturidade de gestão e descubra quais são os próximos passos para orientar a sua organização para o sucesso!

Teste de maturidade em gestão de projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson