Estratégia empresarial: o que é e como criar em 4 passos

estratégia empresarial

Última atualização em 31/08/2022


Imagine que você fará uma viagem e está conferindo a rota que irá seguir. Da sua localização ao destino, existem diversos caminhos que podem ser escolhidos, mas, você precisa priorizar aquele que seja mais rápido, econômico e seguro.

No meio corporativo, isso não é diferente. Quando os líderes desejam levar o negócio a novos estágios, é preciso desenvolver uma estratégia empresarial que irá funcionar como um caminho para o alcance dos objetivos.

A estratégia empresarial pode ser entendida como um norte a ser seguido pelas empresas, orientando a definição de processos de trabalho e outras atividades operacionais.

Nesse texto, você verá o que é estratégia empresarial, qual a sua importância e como executá-la na sua empresa.

Vamos lá?

O que é estratégia empresarial?

Estratégia empresarial é um conjunto de planos e perspectivas que direcionam as ações da organização para o alcance dos objetivos, gerando diferenciação no mercado e aumentando a vantagem competitiva.

Em outras palavras, podemos dizer que a estratégia empresarial é o caminho traçado pela liderança para destacar a organização no mercado em que está inserida.

Assim, no dia a dia das organizações são desenvolvidas iniciativas alinhadas à estratégia empresarial, a fim de encontrar a melhor maneira para atingir os objetivos.

Qual o objetivo da estratégia empresarial?

Como você viu, a estratégia empresarial é uma perspectiva que direciona a maneira com que serão executadas as atividades da organização.

Com base na estratégia são desenhados os processos, projetos e portfólios, bem como os próximos objetivos a serem atingidos pelo negócio.

Quando a estratégia não está bem definida, as empresas podem enfrentar problemas como:

  • Dificuldade de crescimento no mercado;
  • Perda de recursos;
  • Investimentos imprecisos;
  • Entre outros.

Dessa forma, podemos dizer que o objetivo da estratégia empresarial é direcionar os processos e recursos do negócio, a fim de atingir o máximo potencial da organização.

Quais são as estratégias mais adotadas pelas empresas?

Existem algumas alternativas estratégias que comumente são adotas pelas empresas, são elas: estratégia de crescimento, de investimento e manutenção.

  • A estratégia de crescimento está voltada ao aumento dos lucros, das vendas e do posicionamento da organização frente ao mercado em que está inserida.
  • Já a estratégia de investimento representa a forma com que a empresa investe e aloca seus recursos no ambiente interno e externo.
  • Por último, a estratégia de manutenção costuma ser utilizada por empresas que visam aprimorar o seu posicionamento de mercado, fortificando a posição de destaque que já possui no momento.

Como criar uma estratégia empresarial?

Para elaborar a estratégia empresarial, é importante considerar os 4 elementos fundamentais da estratégia: interesses do negócio, objetivos, iniciativas e métricas de avaliação de desempenho.

Entender esses elementos e aplicá-los na criação da estratégia possibilita aos gestores desenhar um planejamento mais coeso com os objetivos da organização.

Abaixo, vamos detalhar um pouco mais sobre cada um desses itens:

1. Avaliando os interesses do negócio

Antes de começar a definir a estratégia, é importante reconhecer quais são as partes que exercem influência sobre o negócio, bem como aquelas que irão executar a estratégia.

O ideal é a liderança convocar gestores e stakeholders para a criação da estratégia, a fim de entender como aqueles que estarão afrente da execução enxergam esse caminho.

Feito isso, é preciso mapear os principais stakeholders que estarão envolvidos nessa etapa. Aqui, você pode fazer perguntas como:

  • Quem é o nosso mercado?
  • Quem são os nossos clientes?
  • Qual o interesse dos nossos clientes no que temos a oferecer?

A resposta a essas questões irá situar a estratégia frente ao mercado que a organização está inserida, possibilitando a definição de um melhor direcionamento para o alcance dos objetivos do negócio.

2. Definindo objetivos

Definida a estratégia, o ideal é esmiuçá-la em objetivos, executando um passo de cada vez, o que facilita o alcance da perspectiva do negócio.

Por exemplo, se parte da sua estratégia está relacionada a aumentar o faturamento do negócio, você pode definir como objetivo aumentar o percentual mensal das vendas.

Assim, uma organização pode definir múltiplos objetivos para o negócio, considerando a atuação de cada setor da empresa. Mas, mesmo que o trabalho entre as áreas seja diferente, ambos contribuem para a execução da estratégia.

3. Criando iniciativas

As iniciativas são as ações que você irá desenvolver para alcançar os objetivos definidos na etapa anterior.

Se recapitularmos o exemplo anterior, no qual o objetivo era aumentar o percentual mensal em vendas, podemos dizer que você poderá tomar iniciativas como:

  • Montar uma equipe de vendas engajada e de alto desempenho;
  • Oferecer treinamentos ao time;
  • Adotar as melhores plataformas de vendas;
  • Definir técnicas e métricas.

Dessa maneira, você terá um direcionamento para o alcance do objetivo, o qual faz parte da estratégia do negócio.

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4. Definindo métricas de avaliação de desempenho

Para a sua estratégia não se transformar em um planejamento guardado na gaveta, é importante definir métricas de avaliação para cada tarefa.

O ideal é que cada iniciativa possua um indicador relacionado, facilitando a análise dos resultados pela gestão.

Assim, é possível acompanhar o quanto as ações realizadas contribuem para o alcance dos objetivos, fazendo alterações conforme o necessário.

Como executar a estratégia do negócio?

Definida a estratégia, é a hora de tirá-la do papel e traçar um planejamento estratégico rumo ao alcance dos objetivos.

O planejamento estratégico é um material mais detalhado sobre a forma que a organização irá atingir seus objetivos, envolvendo planos de ação, projetos, portfólios e outras iniciativas que irão subsidiar o desenvolvimento da estratégia empresarial.

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