Equipe de TI: o que faz, papel estratégico + 6 passos para conquistar a alta performance

equipe-de-ti

Última atualização em 20/04/2023

A equipe de TI é muito mais do que o suporte técnico de uma organização.

Com a crescente importância da tecnologia na estratégia dos negócios, a equipe de TI assume uma responsabilidade estratégica fundamental para as organizações, contribuindo com a sua inovação, crescimento e adaptação às mudanças do mercado.

Neste post, vamos explorar o papel estratégico da equipe de TI, como ela pode ajudar a impulsionar o sucesso da empresa e mais sobre:

Acompanhe a leitura!

O que faz uma equipe de TI?

A equipe de TI é responsável pela situação atual e pelo futuro tecnológico de uma organização.

Para isso, realiza a gestão e manutenção dos seus recursos de tecnologia, garantindo que os sistemas estejam disponíveis, seguros, confiáveis e atualizados

Além disso, os profissionais de TI também são responsáveis por desenvolver e implementar soluções tecnológicas para atender às necessidades da empresa, além de treinar e dar suporte aos usuários finais. Assim, atuando como protagonistas, e não somente atendando a demandas.

Fato é: uma equipe de TI bem gerenciada pode ajudar a aumentar a eficiência, melhorar a tomada de decisões, melhorar a colaboração entre as equipes e reduzir custos.

Enfim, o modelo da TI atual consiste em uma equipe enxuta, cercada por um ecossistema de empresas parcerias de serviços e soluções.

Mas de qualquer forma, a equipe de TI geralmente inclue cargos, como:

  • Gerente de TI;
  • Gerente de sistemas;
  • Suporte técnico;
  • Desenvolvedor;
  • Front-end;
  • Back-end;
  • Analista de Negócio;
  • DevOps.

Para se aprofundar nos papéis e responsabilidades de cada função, confira nosso post “Profissionais de TI: o que fazem e como podem auxiliar na estratégia do negócio”.

As equipes de TI também podem trabalhar em conjunto com outras áreas da empresa para garantir que a tecnologia da informação esteja alinhada com os objetivos de negócios e as necessidades dos usuários finais, como o board de gestão, setor de produção, ou comercial, por exemplo.

No entanto, esse é o momento de ressaltarmos de que além dos papéis e habilidades técnicas, os profissionais de TI são responsáveis por manter o setor como um aliado estratégico para o negócio.

Para isso, a equipe de TI deve ser capaz de oferecer soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas que contribuem para o sucesso e crescimento dos negócios. E é sobre isso que iremos falar no tópico abaixo! Veja só:

Qual a importância da equipe de TI para a estratégia do negócio?

De forma simples, a equipe de TI é grande responsável por manter um negócio inovador, competitivo, eficiente e seguro. Isso, porque, por meio da tecnologia:

1. Melhora a eficiência da operação

A TI pode ajudar a melhorar a eficiência dos processos de negócios através da implantação de soluções tecnológicas, como:

  • Automação de processos;
  • Implantação de um novo ERP, CRM e outros;
  • Implantação de sistemas de gerenciamento de projetos, sistemas de gestão de inventário, sistemas de automação de marketing, etc.;
  • Armazenamento e gerenciamento de dados;
  • Análise de dados.

2. Dá Suporte à tomada de decisão

A TI pode fornecer informações precisas e atualizadas para os gestores, fornecendo dados em tempo real. Assim, é possível tomar decisões com mais informações e estratégicas.

Por isso, o setor de TI pode ser um aliado fundamental na identificação de oportunidades de crescimento e na otimização do desempenho do negócio.

3. Gera Inovação

Os profissionais de tecnologia são a ponte entre a inovação e o negócio. Isso, porque desenvolvem soluções tecnológicas que agregam valor aos clientes e aumentam a eficiência dos processos de negócios a partir dos seus conhecimentos relacionados à tecnologia.

4. Promove Segurança

A equipe de TI é responsável pela segurança das informações da empresa, incluindo dados de clientes e informações confidenciais. Isso é importante para evitar violações de segurança, perda de dados e outros riscos de segurança cibernética.

5. Proporciona Adaptabilidade

A equipe de TI também pode ajudar a empresa a se adaptar rapidamente às mudanças no mercado, fornecendo soluções tecnológicas escaláveis e flexíveis, que podem ser facilmente ajustadas para atender às necessidades de evolução da organização.

6. É responsável pela transformação digital do negócio

A TI é responsável por fornecer as ferramentas necessárias para promover a transformação digital na empresa, incluindo:

Enfim, a equipe de TI é um elemento-chave na adaptação das empresas à transformação digital e é fundamental para o sucesso dos negócios neste novo cenário.

Já está convencido do papel importante e estratégico da TI para os negócios?

Muito bem, então descubra agora como trazer à sua equipe de TI a alta performance e maturidade em 6 passos:

6 passos para conquistar uma equipe de TI de alta performance

1. Entenda a estratégia da empresa

A estratégia da empresa pode ser entendida como um norte a ser seguido pelas empresas, orientando a definição de processos de trabalho e outras atividades operacionais.

Portanto, é essencial que a equipe de TI tenha boa compreensão da estratégia da empresa para que conquiste a alta performance.

2. Veja até onde a TI consegue influenciar a estratégia da empresa

Além de entender a estratégia da empresa, também é papel da TI saber desenvolver iniciativas alinhadas à estratégia empresarial, a fim de encontrar a melhor maneira para atingir os objetivos do negócio.

Ou seja, dentro das habilidades dos profissionais, a equipe de TI deve entender até que ponto consegue influenciar a estratégia da empresa.

3. Defina o planejamento estratégico

Contar com um Planejamento Estratégico de TI garante que a TI esteja sendo usada a favor do negócio, e não apenas do próprio setor. Além disso, ajuda a criar valor para os clientes internos e externos.

Por isso, o terceiro passo para conquistar uma equipe de TI de alta performance é definir seu planejamento estratégico.

Enfim, definir uma estratégia envolve discussão para chegar à síntese: fica estabelecido o caminho que a TI vai seguir conforme a estratégia organizacional. A partir disso, todos alinham suas expectativas e a forma de trabalhar.

4. Defina o roadmap de iniciativas

Criar um Roadmap de iniciativas também é um passo importante na criação de uma equipe de TI de alta performance. Isso, porque trata-se de ferramenta visual que serve como um mapa para os objetivos estratégicos do PETI.

Independente do suporte escolhido, seja ele uma plataforma ou uma planilha no MS-Excel, um bom roadmap depende de:

  • Etapas e responsáveis bem definidos;
  • Ordem cronológica para a realização de cada etapa
  • Alterações quando necessárias.

5. Defina quais são as necessidades de pessoas e parceiros

Definir as necessidades das pessoas e parceiros da TI também é um passo muito importante para alcançar o bom desempenho do setor, já que são esses os responsáveis pela conquista dos objetivos.

Por isso, é necessário compreender as necessidades dos profissionais envolvidos e valorizá-los, para que o resultado de seu trabalho seja positivo e contribua para as metas do negócio.

Mas mais do que tudo, para construir uma equipe de TI de alta performance, é essencial identificar o nível de maturidade do setor. Já sabe como fazer isso? Veja a seguir:

6. Realize o diagnóstico de maturidade da TI

A TI precisa agregar valor à empresa, e por isso é tão importante ter o diagnóstico de maturidade do setor. Afinal, para que a TI entregue valor de maneira adequada, deve tratar-se de uma TI estratégica, o que envolve o desenvolvimento de alguns pilares.

Veja o que nosso consultor Celso Breve, especialista em TI, explica sobre esses pilares, como saber a maturidade da área de TI da sua empresa e o que fazer para elevar o seu nível:

Para assistir ao webinar completo, clique aqui: “Diagnóstico de TI: como saber a maturidade da área na sua empresa?”

Enfim, aqui cabe a comparação: quando você sente que tem algo errado com a sua saúde, busca um diagnóstico médico para tratar os problemas da forma mais adequada, certo?

Agora pense na realidade da sua empresa, será que já não está na hora de fazer um check-up?

Uma organização é como um organismo que funciona através de um conjunto de processos. E para atingir a máxima performance, você precisa ter melhor maturidade na gestão desses processos.

Para te ajudar a dar o primeiro passo, nossa especialista Karen Nobile explica como fazer um diagnóstico de maturidade em processos na sua empresa. Clique no banner abaixo para assistir ao webinar completo de forma gratuita!

Qual a maturidade em gestão de processos da sua empresa webinar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson