Competências comportamentais: saiba quais são as necessárias para os profissionais de tecnologia

Profissional de ti trabalhando para ilustrar texto sobre competências comportamentais de ti

Última atualização em 27/03/2024

Compreender as competências comportamentais que um profissional de TI deve ter é um aspecto fundamental para que os gestores da área garantam a contratação de profissionais que não apenas possuam o conhecimento técnico necessário, mas também demonstrem as qualidades interpessoais e de trabalho em equipe essenciais para o sucesso no ambiente de TI.

Saber como se comunicar efetivamente, resolver problemas de forma criativa, adaptar-se a situações inesperadas e outras capacidades relacionadas ao comportamento tornaram-se tão essenciais quanto dominar linguagens de programação ou entender arquiteturas de sistemas. 

Por isso, neste artigo, você vai conhecer as competências comportamentais fundamentais que todo gestor deve avaliar durante a seleção e contratação de profissionais. Confira!

Quais são os tipos de competências?

Existem duas classificações mais comuns para as competências humanas: técnicas e comportamentais. 

As competências técnicas são aquelas que se referem ao conhecimento e à capacidade de executar tarefas relacionadas a um campo específico. São geralmente adquiridas em formações profissionais, como graduação e cursos especializantes.

Alguns exemplos de competências técnicas são:

  • Programação;
  • Análise de dados;
  • Domínio de idiomas;
  • Revisão de textos;
  • Gestão de projetos.

Do outro lado, temos as competências comportamentais, também conhecidas como soft skills. Elas costumam ser desenvolvidas pela experiência, mas também podem ser trabalhadas em cursos e mentorias.

As habilidades comportamentais incluem:

  • Comunicação;
  • Trabalho em equipe;
  • Habilidades de liderança;
  • Empatia;
  • Resiliência;
  • Flexibilidade.

Enquanto as competências técnicas são essenciais para realizar tarefas específicas, as competências comportamentais desempenham um papel fundamental no sucesso profissional, ajudando os indivíduos a interagir efetivamente com colegas, clientes e stakeholders e a enfrentar desafios de forma eficaz.

Por que é importante desenvolver habilidades comportamentais?

Desenvolver competências-chave de comportamento é essencial para qualquer profissional, e é claro que isso inclui aqueles que atuam na área de tecnologia. Essas habilidades são fundamentais para o estabelecimento de relacionamentos interpessoais saudáveis, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. 

Além disso, competências como trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas mostram-se muito relevantes para o sucesso em projetos colaborativos, em que a atuação conjunta e a coordenação de tarefas são necessárias para alcançar objetivos comuns. 

Vale ressaltar que as organizações estão cada vez mais valorizando esse tipo de habilidade, porque elas contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. Então, além de promover o desenvolvimento pessoal, elas também são fundamentais para o crescimento profissional, contribuindo para o sucesso nesses dois âmbitos.

Quais são as principais soft skills para profissionais de tecnologia?

Profissionais de TI podem se beneficiar com o desenvolvimento de qualquer habilidade comportamental. Mas existem algumas que se destacam nesse meio. A seguir, listamos aquelas que são mais exigidas no cotidiano de trabalho no setor de tecnologia e que contribuem para a prosperidade da carreira:

Comunicação eficaz

A comunicação eficaz é a capacidade de transmitir informações de forma clara, precisa e compreensível, de modo que o receptor possa entender completamente a mensagem. Ela envolve tanto a habilidade de expressar ideias de maneira articulada quanto a capacidade de ouvir ativamente e entender as perspectivas dos outros. Isso inclusive evidencia a relação direta entre essa competência e a empatia.

Saber se comunicar de forma eficiente é muito importante no ambiente de trabalho. Inclusive, uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que 70% do sucesso profissional depende da comunicação eficaz. 

Isso se deve ao fato de que ela é o principal meio para estabelecer relacionamentos interpessoais sólidos, resolver conflitos, coordenar esforços em equipe, negociar acordos e influenciar os outros de maneira positiva. 

Para profissionais de tecnologia, a comunicação é especialmente relevante, já que a maioria dos projetos de TI envolve a atuação de vários profissionais com domínios diferentes de cada parte. Além disso, como está cada vez mais comum que essa profissão seja exercida em home office, estabelecer uma comunicação eficiente é imprescindível para alinhar o trabalho superando as barreiras geográficas entre os membros da equipe.

Como desenvolver a comunicação eficaz?

  • Pratique a escuta ativa;
  • Procure ser claro e objetivo ao expressar ideias;
  • Adapte a mensagem ao público-alvo;
  • Atente-se à sua linguagem corporal e expressões faciais;
  • Esteja aberto a críticas construtivas;
  • Solicite feedback sempre que possível;
  • Faça cursos de comunicação e participe de grupos de debate.

Pensamento crítico

Chamamos de pensamento crítico a habilidade de analisar, avaliar e interpretar informações de forma objetiva e lógica. O objetivo de desenvolver essa competência é compreender a complexidade de uma situação, identificar possibilidades e reconhecer diferentes perspectivas. 

Pensar criticamente caminha junto com a tomada de decisões informadas, além de contribuir para a resolução de problemas complexos e a formulação de argumentos sólidos. Essas competências comportamentais juntas permitem que as pessoas questionem, investiguem e compreendam o mundo ao seu redor de maneira mais ativa, profunda e significativa. 

Profissionais de tecnologia da informação precisam desenvolver o pensamento crítico para lidar com a rápida evolução do seu meio de trabalho. Ao enfrentar desafios de programação, por exemplo, eles precisam avaliar cuidadosamente os requisitos do projeto, identificar possíveis abordagens e antecipar as consequências de cada decisão. 

Somado a isso, essa habilidade é uma das mais necessárias na análise de dados, uma vez que é preciso interpretar informações complexas e extrair questionamentos e soluções significativas para orientar os próximos passos.

Como desenvolver o pensamento crítico?

  • Comece a questionar pressupostos e busque evidências sólidas;
  • Considere diferentes pontos de vista e perspectivas;
  • Crie o hábito de avaliar diferentes fontes de informação de forma crítica;
  • Pratique a análise e a síntese de informações;
  • Participe de debates e discussões saudáveis para fortalecer habilidades argumentativas. 

Resolução de problemas

A resolução de problemas é a habilidade de identificar, analisar e encontrar soluções eficazes para questões ou desafios que surgem no contexto profissional. Em conjunto com o pensamento crítico, ela é uma habilidade que permite abordar os desafios de forma sistemática, identificar suas causas e propor diferentes opções para sua solução.

Essa competência é especialmente valorizada no mercado de tecnologia, em que surgem constantemente novos problemas técnicos. Situações como bugs, desenvolvimento de softwares e integração de plataformas requerem a capacidade de identificar a raiz do problema ou desenvolver uma solução adequada e implementá-la de maneira eficaz, minimizando o impacto nos usuários finais. 

Vale ressaltar que saber resolver problemas de forma rápida é essencial em situações de emergência, como ataques cibernéticos, quando os profissionais precisam de agilidade para identificar e mitigar ameaças à segurança dos sistemas. 

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas?

  • Identifique e defina claramente o problema;
  • Reúna e analise informações relevantes relacionadas a ele;
  • Descreva e avalie todas as alternativas de solução;
  • Monitore a solução escolhida para aprender com o processo e melhorar a abordagem futura;
  • Busque feedback e opiniões de pessoas que passaram por situações semelhantes. 

Adaptabilidade

Falar em adaptabilidade é falar também em flexibilidade e resiliência, outras duas habilidades importantes nos dias de hoje. Saber se adaptar a diferentes situações é ser capaz de se ajustar e responder de maneira eficaz a mudanças e novos desafios, mesmo que eles pareçam difíceis em um primeiro momento. 

No contexto da tecnologia, em que as inovações ocorrem rapidamente e as demandas do mercado estão em constante evolução, a adaptabilidade é imprescindível para o sucesso profissional. Os profissionais de TI precisam desenvolver essa competência para se manterem relevantes em um ambiente tão volátil.

Isso fica evidente, por exemplo, em situações como atualização ou mudança de softwares, necessidade de aprendizado de novas linguagens de programação e surgimento de equipamentos mais modernos que mudam completamente a forma de trabalho.

Como desenvolver a adaptabilidade?

  • Mantenha-se atualizado sobre as tendências e avanços tecnológicos;
  • Busque oportunidades de aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional;
  • Cultive a mentalidade de crescimento;
  • Esteja aberto a novas experiências e desafios;
  • Aproveite os erros para aprender com eles e mudar sua atitude em situações futuras.

Ética e responsabilidade

A ética e a responsabilidade são competências comportamentais que consistem na capacidade de realizar ações respeitando princípios morais e valores, assumindo a responsabilidade pelas próprias ações e decisões. 

No contexto da tecnologia, essas são habilidades muito requisitadas, já que é muito comum que os profissionais tenham acesso a dados sensíveis, além de influenciarem o desenvolvimento de sistemas e aplicativos que impactam a sociedade e que garantem a segurança e a privacidade da organização e de seus colaboradores.

Assim, quem trabalha com TI precisa garantir que suas ações estejam alinhadas com padrões éticos e legais, protegendo a integridade dos sistemas e dados com os quais lidam no dia a dia e mitigando potenciais consequências negativas para os usuários e a sociedade em geral.

Vale ressaltar que a ética profissional é importante para a construção de uma reputação sólida e para o estabelecimento de confiança com clientes, colegas e lideranças. Ela também direciona a tomada de decisão em situações que podem ter soluções moralmente questionáveis, colocando em risco o sucesso do negócio.

Como desenvolver a ética e a responsabilidade?

  • Pesquise sobre questões éticas relevantes para sua área de atuação;
  • Estude sobre as leis de privacidade de dados e inteligência artificial;
  • Entenda os impactos sociais da tecnologia e seu papel nesse processo;
  • Busque orientação e conselhos éticos quando enfrentar dilemas complexos;
  • Cultive um ambiente de trabalho que promova a transparência, a integridade e o respeito mútuo;
  • Participe de programas de treinamento e educação continuada, que ajudam os profissionais a entender e aplicar princípios éticos em suas práticas diárias. 

Conclusão

Como vimos, as competências comportamentais são tão cruciais quanto as habilidades técnicas para o sucesso dos profissionais de tecnologia. Desde a comunicação eficaz até a ética e a responsabilidade, essas competências garantem um alinhamento do desenvolvimento individual com o crescimento sustentável da organização.

Reconhecendo a importância de desenvolver essas competências, profissionais de TI podem posicionar-se de maneira mais eficaz em um mercado competitivo e liderar a transformação positiva no campo da tecnologia. Assim, estarão preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem em um mundo cada vez mais digital.

Agora que você já sabe as competências comportamentais que um profissional de TI precisa ter, aproveite para conhecer o Outsourcing de TI da EUAX e tenha acesso aos melhores profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson