Terceirização estratégica: O que é, vantagens e cases

Última atualização em 18/03/2024

terceirização estratégica é um conceito que tem ganhado grande destaque nas organizações. Nesse contexto, as empresas confiam em parceiros terceirizados especializados para executar funções e processos específicos. 

Historicamente, a terceirização remonta ao século XVIII, quando o economista filósofo escocês Adam Smith afirmou: “A máxima de todo mestre cauteloso é nunca tentar fazer em casa o que lhe custará mais do que comprar.” Hoje, os conceitos evoluíram, e a terceirização é vista como uma ferramenta de gestão que visa melhorar a eficiência das organizações.

Quer saber mais sobre terceirização estratégica, quais os principais benefícios e como ela pode ajudar a alanvancar o sucesso do seu negócio? Então, siga a leitura!

O que é terceirização estratégica

A terceirização estratégica também conhecida como outsourcing é um conceito no qual uma empresa decide transferir certas funções, processos ou atividades para um terceiro especializado, com o objetivo de alcançar vantagens competitivas e estratégicas.

Ao contrário da terceirização tradicional, que muitas vezes se concentra apenas na redução de custos operacionais, a terceirização estratégica busca por resultados tangíveis e a construção de parcerias de longo prazo que impulsionem o crescimento e o sucesso da empresa.

Ainda não ficou claro a diferença entre esses dois tipos de terceirização? Então, confira o tópico a seguir!

Terceirização estratégica vs Tradicional

Imagem com a diferença entre a terceirização estratégica da tradicional.
Infográfico com a diferença entre a terceirização estratégica e a tradicional.

A terceirização tradicional e a terceirização estratégica representam abordagens distintas para envolver terceiros nas operações de uma empresa. Na terceirização tradicional, as empresas contratam serviços externos para realizar tarefas específicas que estão fora de seu núcleo de competência, geralmente visando reduzir custos operacionais.

Essas atividades terceirizadas são muitas vezes rotineiras ou operacionais, como limpeza, segurança ou suporte técnico. Isso também significa que a relação entre a empresa e o provedor de serviços é geralmente transacional, com pouca colaboração estratégica.

Por outro lado, a terceirização estratégica vai além da simples transferência de tarefas. Envolve uma parceria estreita e colaborativa com fornecedores externos, com o objetivo de impulsionar a inovação, melhorar a eficiência operacional e manter a competitividade a longo prazo.

Nesse modelo, as empresas consideram a terceirização como uma extensão de suas capacidades internas, selecionando fornecedores com base em critérios estratégicos, como expertise técnica, capacidade de inovação e capacidade de agregar valor ao negócio.

A terceirização estratégica envolve uma colaboração mais próxima e contínua com os fornecedores, incluindo o compartilhamento de informações, recursos e estratégias para alcançar objetivos comuns.

É vista como uma vantagem competitiva, permitindo que as empresas se concentrem em suas competências essenciais enquanto aproveitam o conhecimento e a experiência dos parceiros externos para melhorar continuamente seus processos e produtos.

Confira também o post sobre body shop de TI

Tipos de terceirização estratégica

Veja a seguir alguns dos principais tipos de terceirização estratégica, suas vantagens específicas e os casos de uso mais relevantes:

Terceirização de Processos de Negócios (BPO – Business Process Outsourcing)

BPO (Business Process Outsourcing) é a prática de terceirização de processos de negócios para empresas especializadas.

Vantagens: Redução de custos operacionais, acesso a especialistas, foco na melhoria de processos, escalabilidade, aumento da eficiência e flexibilidade.

Casos de uso: Terceirização de processos financeiros, contabilidade, recursos humanos, atendimento ao cliente, gestão de cadeia de suprimentos, entre outros.

Terceirização de TI (ITO – Information Technology Outsourcing)

A terceirização de TI é o processo pelo qual uma empresa contrata serviços de tecnologia da informação, de um provedor externo especializado.

Vantagens: Acesso a tecnologias de ponta, redução de custos de infraestrutura, foco no core business, maior segurança da informação, flexibilidade para escalonar recursos.

Casos de uso: Desenvolvimento de software, suporte técnico, gerenciamento de rede, manutenção de sistemas, hospedagem na nuvem, serviços de segurança cibernética.

Terceirização de Serviços de Marketing

A terceirização de Marketing é o processo de contratar uma empresa externa especializada para realizar atividades de marketing em nome de uma organização.

Vantagens: Acesso a expertise especializada, redução de custos em relação à contratação interna, flexibilidade para adaptar estratégias de marketing, aumento da eficácia das campanhas.

Casos de uso: Campanhas de publicidade digital, otimização de mecanismos de busca (SEO), gestão de mídias sociais, marketing de conteúdo, design gráfico e criação de conteúdo visual.

Terceirização no RH

A terceirização estratégica no RH permite acesso a expertise especializada em áreas específicas, como recrutamento, folha de pagamento e administração de benefícios, garantindo conformidade legal e melhores práticas.

Terceirização de Serviços de Logística e Supply Chain

A Terceirização de Logística e Supply Chain é a prática de delegar operações logísticas, como armazenagem, transporte e montagem de pedidos, a empresas especializadas para otimizar eficiência e qualidade dos serviços prestados.

Vantagens: Redução de custos operacionais, otimização de processos logísticos, melhoria na cadeia de suprimentos, maior agilidade na entrega, acesso a redes de distribuição.

Casos de uso: Armazenagem e distribuição, transporte de mercadorias, gestão de estoque, gestão de devoluções, logística reversa.

Terceirização de Serviços Financeiros e Contabilidade

A Terceirização de Serviços Financeiros e Contabilidade é a prática de delegar a gestão financeira e contábil de um negócio a uma empresa especializada,

Vantagens: Redução de custos administrativos, acesso a especialistas financeiros, conformidade regulatória, melhoria na precisão e na transparência dos relatórios.

Casos de uso: Contabilidade, auditoria, gestão de folha de pagamento, gestão de contas a pagar e a receber, planejamento financeiro.

Vantagens da terceirização estratégica

Foco no Core Business

Ao terceirizar atividades não essenciais, as empresas podem se concentrar em suas competências principais, dedicando mais tempo e recursos ao desenvolvimento de produtos ou serviços que agreguem valor real aos clientes e impulsionem o crescimento do negócio.

Redução de Custos

A terceirização estratégica pode resultar em economias significativas de custos. As empresas podem se beneficiar de menores despesas operacionais, evitando investimentos pesados ​​em infraestrutura, equipamentos e pessoal, além de reduzir gastos com treinamento e desenvolvimento de funcionários.

Aproveite para conferir o artigo sobre Custo da terceirização

Acesso a Especialistas e Recursos Avançados

Ao terceirizar para empresas especializadas em determinadas áreas, as organizações têm acesso imediato a expertise técnica e recursos avançados que podem não estar disponíveis internamente. Isso pode levar a uma melhoria na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e na eficiência operacional.

Flexibilidade e Agilidade

A terceirização permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas demandas do mercado e nos requisitos do cliente, escalando ou reduzindo facilmente a capacidade de produção conforme necessário. Isso proporciona maior flexibilidade e agilidade para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades emergentes.

Aceleração da Inovação

Ao colaborar com parceiros externos especializados, as empresas podem acelerar o processo de inovação, aproveitando novas ideias, tecnologias e práticas recomendadas que podem não estar disponíveis internamente. Isso pode ajudar as empresas a manter uma vantagem competitiva no mercado em constante evolução.

Redução de Riscos e Responsabilidades

Ao transferir certas atividades para fornecedores especializados, as empresas também transferem parte do risco e da responsabilidade associados a essas atividades. Isso pode incluir riscos relacionados à conformidade regulatória, questões de conformidade trabalhista, responsabilidade por acidentes de trabalho, entre outros.

Case de Terceirização estratégica

A Euax tem sido uma parceira estratégica para diversas empresas, demonstrando como a terceirização pode resultar em impactos positivos significativos. Veja a seguir alguns cases de sucesso da nossa empresa:

Conta Azul

Um exemplo inspirador é a colaboração com a Conta Azul, onde a Euax assumiu a gestão de projetos de um programa crucial de incorporação de empresas.

Com uma abordagem centrada na eficiência e no profissionalismo, a Euax garantiu não apenas a conclusão bem-sucedida do programa, mas também a integração perfeita de várias empresas ao ecossistema da Conta Azul, impulsionando o crescimento e fortalecendo a base para futuras expansões de negócios.

Schulz

Outro caso notável foi a parceria com a Schulz, líder na indústria de compressores, para aprimorar suas operações de e-commerce. Ao terceirizar os serviços de gerenciamento de projetos para a Euax, a Schulz pôde contar com uma equipe especializada dedicada a impulsionar suas iniciativas online.

Com a liderança experiente da Euax, a Schulz conseguiu implementar melhorias significativas em sua plataforma de e-commerce, resultando em uma experiência aprimorada para os clientes e em ganhos operacionais substanciais.

SESI SC

O trabalho realizado com o SESI SC para unificar seu sistema de gestão ilustra como a Euax pode agregar valor ao simplificar processos complexos. Ao assumir a coordenação e execução do projeto de unificação do sistema de gestão, a Euax permitiu que o SESI SC otimizasse suas operações de forma eficiente.

Como resultado, o SESI SC pôde integrar seus processos de forma mais eficaz, eliminando redundâncias e alcançando uma gestão mais coesa e eficiente em toda a organização.

Esses casos destacam não apenas a competência da Euax em gerenciamento de projetos, mas também seu compromisso em impulsionar o sucesso de seus clientes através da terceirização estratégica.

Terceirização estratégica com a Euax

A terceirização estratégica com a Euax oferece uma série de benefícios para empresas em busca de excelência operacional e crescimento sustentável. Um dos principais diferenciais é a metodologia Euax Acelera, que se destaca como um modelo robusto e eficaz para impulsionar a eficiência e a inovação.

Ao optar pelos serviços da Euax, as empresas se beneficiam diretamente de uma abordagem centrada na excelência, que se traduz em resultados tangíveis e duradouros.

A metodologia Euax Acelera é projetada para otimizar os processos de negócios, promovendo uma cultura de melhoria contínua e adaptabilidade. Ao adotar essa metodologia, as empresas podem esperar uma implementação mais rápida e eficiente de soluções, bem como uma resposta ágil às mudanças do mercado e às demandas dos clientes.

Além disso, o outsourcing da Euax oferece acesso a uma equipe altamente qualificada e experiente, composta por especialistas em diversas áreas, incluindo gestão de projetos, processos e tecnologia da informação. Isso permite que as empresas aproveitem ao máximo as competências da Euax para resolver problemas complexos e alcançar objetivos estratégicos de forma mais eficaz.

Entre em contato agora e fale com um dos nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson