Case da Morlan: transformação de processos para troca de ERP

Morlan

O ganho que a gente está tendo é imensurável. Para a Morlan, veio no momento perfeito.

Sofia Vitaliano, engenheira de processos da Morlan

Sobre a empresa

A Morlan é uma empresa metalúrgica que produz arames, telas e aços e investe em tecnologia de ponta para a produção de soluções com alto nível de excelência e qualidade. A organização atende diversos setores como construção civil, industrial e agropecuário. Atualmente, a empresa exporta produtos para diversos continentes.

Desafio do negócio

A Morlan já possuía processos estabelecidos e bem organizados, porém sentia a necessidade de dar um salto e melhorar a produtividade e a gestão. A empresa procurava integrar os setores e tornar os processos mais eficientes por meio de um novo ERP.
Embora a cultura organizacional da Morlan fosse bem estruturada, havia uma situação de comodidade e dificuldade em obter uma visão geral do processo. Sem essa visão, mudar o sistema poderia automatizar problemas operacionais.
A empresa buscou consultorias para ajudar a chegar ao resultado desejado. Porém, era preciso um parceiro com tato para entender o impacto que a mudança de sistema representa para os colaboradores.

Solução

A Morlan encontrou na Euax a consultoria atenta e eficiente que precisava. A Euax propôs um projeto de mapeamento de processos de forma lógica e sequencial, para entender a situação da empresa e prepará-la para o novo ERP.

Foi criado o Projeto Wire: 106 colaboradores que, junto com a Euax, se dedicaram a entender os processos de cada setor e a formar um diagnóstico da Morlan.

O projeto se iniciou de forma presencial, no entanto a pandemia exigiu que o decorrer dele fosse feito a distância. Mas isso não afetou negativamente o projeto, pois ele foi concluído e a empresa já conseguiu ver os benefícios.

Resultados
Depois do mapeamento, os líderes passaram a enxergar a necessidade de melhoria contínua e saíram da visão operacional dos processos para a visão de gestão.

A área de TI também alavancou com esse primeiro projeto. Havia certa dificuldade do setor em se relacionar com a área de negócios, que não conseguia relatar suas necessidades e ser atendida. O mapeamento permitiu uma conversa entre as áreas, as expectativas de todos foram alinhadas e a TI melhorou o nível de atendimento.

“Independentemente de qual sistema venhamos a implementar, eu posso afirmar que hoje a Morlan está preparada. A Euax foi fundamental para isso, com a equipe de especialistas que são claros, objetivos, rápidos e entendem muito bem a necessidade”, declara José Antônio Gera, engenheiro de processos da Morlan.

Embora a Morlan já esteja se beneficiando do projeto, a consultoria da Euax ainda não chegou ao fim. Ainda ocorrerão outras etapas até a implantação do novo ERP e a Euax seguirá ajudando a Morlan a alcançar maturidade e eficiência na gestão e nos processos.

Se identificou com o case da Morlan? Então entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudar a sua empresa a otimizar os resultados!

Confira o case em vídeo:


Entrar em contato

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company