mapa estrategico

Aprenda a fazer um mapa estratégico em 5 passos

Por Jackson Rovina Em 21/01/2020

Muitos gestores encontram dificuldade em estruturar a estratégia da sua empresa. Muitas vezes, sabem que querem crescer, mas não sabem para onde nem como. Uma solução para esse problema pode ser um mapa estratégico bem construído, que detalhe desde a proposta de missão, visão e valores até os objetivos estratégicos. Quer entender como fazer um…

governanca de processos

Governança de processos: descubra por que você precisa começar a implantá-la imediatamente na sua empresa

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 13/01/2020

Uma empresa só existe por causa da execução de seus processos. Portanto, não podemos simplesmente deixar o negócio à deriva, como um barco que se perdeu do restante das embarcações no meio do mar agitado. É preciso acionar os instrumentos de navegação e se orientar pelo caminho certo! E é com a governança de processos…

centro de serviços compartilhados

Centro de Serviços Compartilhados (CSC): o que é, quais os benefícios e como implantar um em 7 passos

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 13/12/2019

A pressão por fazer mais com menos é diária nas organizações. Nesse sentido, a implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) pode ajudar muito a alcançar esse objetivo e fazer com que a redução de custos deixe de ser apenas um desejo. Quer entender como funciona um CSC e quais as etapas para implantar…

indicadores de desempenho de processos

Indicadores de desempenho de processos: principais tipos, para que servem e como implantá-los

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 09/12/2019

Como você provavelmente já sabe, qualquer organização precisa gerenciar a performance do seu negócio, e isso é feito por meio de indicadores de performance. A performance (ou desempenho) de uma organização, tipicamente, é dividida em 4 aspectos: estratégia, processos, funcional e individual. Neste texto, vamos falar especificamente dos indicadores de desempenhos de processos. Este tipo…

A estratégia do oceano azul

A estratégia do oceano azul: entenda por que o melhor jeito de vencer os concorrentes é parar de competir

Por Jackson Rovina Em 04/12/2019

A estratégia do oceano azul e a exploração de novos setores estão intimamente ligados. Já parou para pensar como, ao longo dos séculos, muitas indústrias foram sendo descobertas? Foi assim com a telefonia, a automobilística, a aviação civil, a internet e continuará sendo com muitas outras indústrias que ainda nem conhecemos. Mas para isso alguém…

4 passos para montar uma equipe de alta performance e aumentar os resultados

Por Jackson Rovina Em 29/11/2019

Já diz o ditado: a união faz a força. Mas você já parou para pensar por que algumas equipes conseguem aumentar o desempenho de forma gradativa e consistente, enquanto outras permanecem na estaca zero? Continue lendo para descobrir como criar uma equipe de alta performance e canalizar a força do seu time em prol dos…

ERP

O que é um ERP e como implantá-lo: manual de sobrevivência para gerentes de TI

Por Rafael Murilo Correa Em 25/11/2019

A implantação de um ERP pode criar um verdadeiro cenário de guerra em uma empresa. Se você é um gerente de TI, ou desempenha o papel de um, sabe bem o que é estar no meio de um campo de batalha. De um lado, a diretoria cobra a entrega de resultados. De outro, usuários insatisfeitos…

outsourcing de ti

Outsourcing de TI: descubra o que é e 7 vantagens de contratar esse serviço

Por Rafael Murilo Correa Em 22/11/2019

Cada vez mais os gestores têm percebido a importância de ter sempre à disposição uma equipe de TI com profissionais eficientes e capacitados. Como nem sempre é fácil contratar esses profissionais diretamente, popularizaram-se as empresas de outsourcing de TI, que contam com profissionais especializados prontos para resolver (ou evitar) qualquer problema. Quer saber tudo sobre…

4 passos para implementar a automação de processos

Por Euax Consultoria Em 14/10/2019

Hoje em dia, muitas organizações sentem a necessidade de realizar a automação de processos internos de negócios com o objetivo de reduzir custos operacionais e melhorar a produtividade. A automação de processos de negócios em sua organização pode ser incrivelmente benéfica, permitindo a redução do custo em 30 a 40%, enquanto duplica sua eficiência. Porém,…

gerenciamento de servicos de ti

Gerenciamento de serviços de TI (GSTI): como começar?

Por Rafael Murilo Correa Em

Equilibrar os investimentos em tecnologia da informação com o retorno obtido é uma missão e tanto. Nesse sentido, implantar uma forma estruturada de lidar com os desafios é a única saída possível. Neste post você vai aprender o que é e como fazer o gerenciamento de serviços de TI, desde o plano estratégico até o…

cadeia de valor

Cadeia de valor: o que é, para que serve e exemplo de aplicação na gestão de processos

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 11/10/2019

Cada empresa é uma grande coleção de processos que têm como objetivo entregar valor aos seus clientes. Uma maneira de entender como estes processos interagem entre si e geram valor é através da cadeia de valor, diagrama que mostra como a empresa está organizada para entregar valor e gerar vantagem competitiva. Acompanhe o texto e…

auditoria de processos

Auditoria de processos: o que é e como fazer em 5 passos

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 10/10/2019

Cuidar de uma organização nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, para manter a performance e a produtividade altas é preciso garantir que os processos sejam eficientes, o que nem sempre é fácil e costuma deixar muitos gestores preocupados. Uma maneira de garantir a eficiência dos processos e minimizar essa preocupação é avaliando a sua…

gerência de projetos

Gerência de projetos: 5 erros que você pode estar cometendo sem perceber e como evitá-los

Por Andreia Silva Justo Em 04/10/2019

A gerência de projetos pode ser fonte de dor de cabeça para muitos profissionais. Basta um pequeno descuido para uma iniciativa aparentemente simples virar um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Por isso, neste post vou te contar alguns erros comuns cometidos na gestão de projetos e dar algumas dicas de como evitá-los. Continue…

capacity planning

Capacity planning: descubra o que é, como fazer e 4 motivos para aplicar na sua empresa

Por Andreia Silva Justo Em 13/09/2019

Quando se fala em gerenciar projetos, informação é essencial. É muito comum nos depararmos com organizações que conduzem seus projetos às cegas e passam informações de prazos sem ter certeza se existe disponibilidade da equipe para execução das atividades. Como consequência, encontramos equipes sobrecarregadas, projetos atrasados ou com o orçamento estourado. Como você deve ter…

SLA de atendimento: o que é, qual a importância e como implantar na sua empresa em 5 passos

SLA de atendimento: o que é, qual a importância e como implantar na sua empresa em 5 passos

Por Rafael Murilo Correa Em 20/08/2019

Uma das dificuldades de prestar serviços para outras áreas é justamente garantir que as expectativas dos contratantes estejam alinhadas com aquilo que a área de TI pode oferecer, não é mesmo? E para facilitar esse processo você pode estabelecer um SLA de atendimento para cada serviço. Acompanhe para entender: O que é SLA de atendimento…

Modelo de SLA_ como essa ferramenta vai ajudar a sua área de TI a fechar acordos melhores com os clientes

Modelo de SLA: como essa ferramenta vai ajudar a sua área de TI a fechar acordos melhores com os clientes

Por Rafael Murilo Correa Em 19/08/2019

Definir um modelo de SLA é o primeiro passo para começar a trabalhar com gestão de serviços. Para quem não sabe, um SLA (Service Level Agreement) ou ANS (Acordo de Nível de Serviço) é um contrato firmado entre um fornecedor e seus clientes, que detalha as condições para a prestação de um serviço. Embora tenha…

Gestão de demanda

Gestão de demanda: entenda o que é e descubra como focar nos projetos que realmente importam em 6 passos

Por Andreia Silva Justo Em 25/07/2019

Ao final do dia, você normalmente tem a sensação de que não entregou nada de relevante para o negócio? Têm dificuldades em priorizar as iniciativas da sua organização? Pode não parecer, mas esses sentimentos são comuns nas empresas, afinal, é muito fácil se perder no meio de tantas solicitações de projetos e desviar da estratégia…

Project management office

Project Management Office (PMO): o que é, quais as vantagens de ter um e como implantar o seu

Por Andreia Silva Justo Em

Você já ouviu falar em Project Management Office (PMO)? Embora esse nome esteja normalmente associado a papeladas, extensas documentações e auditorias, essa ideia está bastante equivocada. Neste post, você vai entender para que realmente serve um PMO, quais as vantagens de ter um e como implantar o seu. Acompanhe o texto ou navegue nos links…

Matriz RACI (matriz de responsabilidades)

Matriz RACI (matriz de responsabilidades): o que é e como montar uma para o seu projeto

Por Andreia Silva Justo Em 19/07/2019

Quando os papéis e responsabilidades não estão claros em um projeto é comum que aconteçam desentendimentos constantes entre os membros da equipe que está realizando a iniciativa. Nesse sentido, uma ferramenta que pode auxiliar a reduzir esse tipo de problema é a matriz RACI, comumente chamada de matriz de responsabilidades. Quer aprender a utilizá-la no…

Matriz BASICO

Matriz BASICO: o que é e como utilizá-la na priorização dos seus projetos

Por Andreia Silva Justo Em

Você com certeza já deve ter experimentado a angustiante sensação de ter um monte de iniciativas para conduzir e não saber por onde começar, não é mesmo? A parte mais difícil de estar nessa situação é justamente decidir qual projeto será realizado primeiro. E para escolher de forma estruturada, objetiva e racional, sem simplesmente se…

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company