Última atualização em 16/12/2024
A tecnologia da informação é uma das áreas mais promissoras atualmente. Em tempos de revolução digital, não é exagero dizer que a TI é o futuro das organizações.
Por isso, se a TI da sua empresa ainda não está acompanhando as mudanças de mercado, esse é o momento certo para começar a se preparar. Para tal, você pode contar com a governança de TI: disciplina capaz de gerar valor aos negócios através da tecnologia.
Quer aprender a utilizar a governança de TI para tornar a TI mais estratégica e ativa no seu negócio? Siga com a leitura!
O que é governança de TI?
A governança de TI é um conjunto de normas, práticas e diretrizes desenvolvidas para alinhar as atividades do setor de tecnologia à estratégia da organização e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a eficácia do funcionamento dos processos internos.
A governança de TI é um desdobramento da governança corporativa que atua como um mecanismo de controle, estabelecendo políticas que direcionam as atividades do setor de tecnologia da informação.
Na prática, o principal foco da governança de TI é transformar o setor de tecnologia em um parceiro estratégico do negócio, a fim de:
- Melhorar o desempenho dos serviços de TI;
- Promover a transformação digital na empresa;
- Elevar a satisfação dos usuários;
- Contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos.
Desse modo, a TI é capaz de gerar diferencial competitivo aos negócios, pois traz novos resultados para a empresa através da tecnologia.
Qual o principal objetivo da Governança de TI?
O principal objetivo da governança de TI é assegurar que as estratégias e objetivos de uma organização sejam efetivamente alcançados por meio do uso otimizado e alinhado da tecnologia da informação.
Por que ter uma governança em TI?
A governança de TI é essencial para gerenciar os riscos que a TI oferece ao negócio e garantir segurança para a empresa! Ela atua como um mecanismo de controle que assegura a proteção das informações, diminui custos, otimiza recursos e dá suporte à tomada de decisões.
Logo, a responsabilidade não é apenas do CIO: ela deve ser elaborada em conjunto com a alta administração e os próprios usuários. Assim, garantimos que as expectativas estejam alinhadas e todas as vozes devidamente representadas.
A governança de TI também é um importante auxiliar na hora de mostrar para a organização como a TI agrega valor ao negócio, de acordo com o seu nível de maturidade. Mais do que uma prestadora de serviços, a TI deve ser uma área-chave da empresa. O gerente de TI precisa ser uma pessoa visionária, que consiga enxergar os elos que aproxima a TI do negócio.
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Benefícios da governança de TI
- Maior precisão e segurança das informações;
- Crescimento no nível de maturidade da TI;
- Otimização de custos;
- Redução de riscos;
- Melhoria na comunicação interna.
Mas, esses benefícios também não fazem parte da gestão de TI?
Por serem áreas próximas, a governança e a gestão de TI costumam ser bastante confundidas, mas, não são a mesma coisa. Entenda as diferenças:
Veja também o post em que explicamos o que é uma consultoria de TI
Qual a diferença entre gestão de TI e governança de TI?
A governança de TI é responsável por desenvolver a estratégia do setor de tecnologia, enquanto a gestão pela execução das ações necessárias para atingir as metas estabelecidas.
Então, se a governança de TI estabelece objetivos para o setor tecnologia, a gestão de TI garante que eles serão executados com eficiência.
A imagem abaixo destaca outras diferenças entre governança e gestão de TI:
Viu só como a governança de TI é fundamental para os negócios? Siga para descobrir quais aspectos considerar na hora de implantá-la na sua empresa:
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Quais são os 5 pilares da governança de TI?
Podemos dizer que a função da governança de TI é alinhar o setor de tecnologia ao planejamento estratégico. Mas, como isso acontece?
O Instituto de Governança de TI (ITGI) aponta 5 aspectos que as equipes de governança de TI devem concentrar esforços para o sucesso da implantação:
1. Alinhamento estratégico:
O alinhamento estratégico é uma etapa importante para impulsionar o setor de tecnologia a desenvolver soluções eficientes para o alcance dos objetivos do negócio.
Para isso, você deve criar um planejamento estratégico de TI, que irá te ajudar a direcionar os serviços de tecnologia a favor de crescimento do negócio.
2. Entrega de valor:
A entrega de valor é resultado da eficiência dos serviços de TI. A equipe de governança deve garantir que as entregas do setor de tecnologia serão de qualidade, com baixo risco e alto retorno sobre investimento (ROI).
Uma boa prática para garantir a entrega de valor, é criar um acordo de nível de serviço (SLA), documento que formaliza as expectativas frente aos serviços de TI, garantindo que as entregas serão feitas de acordo com o combinado – nem mais, nem menos.
3. Gestão de recursos:
A governança de TI é responsável por definir e gerenciar o orçamento do setor de tecnologia, o que envolve:
- Os recursos humanos (pessoas);
- Os recursos físicos (infraestrutura).
Para isso, a equipe de governança de TI pode seguir os 6 processos básicos para os gerenciamentos de recursos definidos pelo Guia PMBOK.
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4. Gestão de riscos:
A gestão de riscos em TI é fundamental para o sucesso da governança. Além de identificar e solucionar riscos, as equipes de governança devem comunicá-los a empresa e aos clientes. O ideal é seguir os normativos estabelecidos pela ISO 31000 (norma internacional de gestão de riscos).
Para saber mais sobre a ISO 3100 e como aplicá-la na gestão de riscos, leia: Gestão de riscos corporativos: como implementar e evitar surpresas (euax.com.br)
5. Avaliação de desempenho:
Para se certificar que a TI está entregando os benefícios esperados é fundamental ter indicadores de avaliação de desempenho que demonstrem os resultados de forma rápida e simples.
Com os indicadores, é possível monitorar a performance dos projetos de TI, analisando se é necessário reavaliar o planejamento estratégico para atingir melhorias futuras.
6. Bônus: utilize os melhores frameworks e ferramentas de TI
Com os ferramentas de TI e frameworks certos, a sua organização é capaz de aumentar a produtividade do setor de TI, pois essas soluções:
- Possibilitam uma visão ponta a ponta do negócio;
- Melhoram a comunicação;
- Tornam o tráfego de informações mais seguro;
- Possibilitam as equipes focar nas atividades que agregam valor ao negócio.
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Principais padrões e frameworks para a governança de TI
Assim como na gestão de projetos existem normativos como o PMBOK, na governança de TI isso não é diferente.
Para te ajudar, separamos uma lista com os principais frameworks e padrões utilizados pela governança:
- ITIL®: É um conjunto de boas práticas para governança de TI, com foco na gestão de serviços.
- COBIT®: É o framework de gestão e governança de TI desenvolvido pela ISACA.
- TOGAF®: Modelo de arquitetura corporativa criado pelo The Open Group.
- SAFe®: Framework de processos que reúne os princípios do Scrum, Lean e Agile.
- ISO/IEC 27001: Padrão para segurança da informação desenvolvido pela IEC.
Dessa lista, existem dois frameworks que se destacam quando se fala em governança de TI: o ITIL e o COBIT. Vamos entender um pouco mais sobre eles:
ITIL
O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de boas práticas para o gerenciamento de TI. Com o ITIL, é possível estruturar a gestão de serviços de TI, definindo quais regras e processos vão ser adotados para atender as demandas dá organização de forma efetiva.
Através desse framework, a área de tecnologia da informação pode medir seu desempenho e verificar se ele bate com aquilo que se espera da TI.
COBIT
O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) tem sua atenção voltada para o controle da gestão interna da área de TI, garantindo que as ações da TI estejam em conformidade com o planejamento estratégico da organização.
Então, se o ITIL é focado na gestão de serviços, o COBIT possui uma visão mais ampla da TI: enquanto o ITIL define “como” fazer, o COBIT aponta “o que fazer”.
Por isso, é comum que as empresas utilizem os dois frameworks juntos, embora isso não seja uma regra e também seja possível adotar apenas um dos modelos.
Agora que você já sabe o que é governança de TI e conhece suas boas práticas, pode estar se perguntando: como é o cotidiano de um profissional de governança de TI? Confira na sequência:
O que faz um profissional de governança de TI?
No dia a dia, um profissional de governança de TI é responsável por:
- Mapear e avaliar o uso das soluções de TI dentro da empresa;
- Incentivar a implantação da transformação digital no negócio;
- Criar e monitorar políticas e normas que auxiliem a empresa a alcançar os objetivos de negócio por meio da TI;
- Definir e padronizar processos que sejam adequados ao setor de tecnologia.
Quanto ganha um profissional de governança de TI?
Em média, um analista de TI R$ 4.062,00 por mês no Brasil. Já profissionais mais sêniores, podem receber até R$ 10 mil reais.
Conseguiu entender como a governança de TI é fundamental para o seu negócio?
Esperamos que essas dicas te ajudem a implantar uma governança de TI de forma rápida e prática. Mas, se ainda assim você tiver alguma dúvida ou precisar de uma mãozinha na implantação, baixe o nosso e-book e aprenda como elevar os resultados da TI!
ITIL® é marca registrada da AXELOS LIMITED. COBIT® é marca registrada da ISACA. TOGAF® é marca registrada do The Open Group. Guia PMBOK® é marca registrada do Project Management Institute. BABOK® é marca registrada do IIBA. BPM CBOK® é marca registrada da ABPMP. SAFe® é marca registrada da Scaled Agile. ISO® é marca registrada da International Organization for Standardization
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Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.
2 Comments
Excelente artigo Rossi! Uma síntese com abordagem ampla que ajuda à desmistificar a Governança de T.I e serve de inspiração para que os Gestores de T.I adotem estas boas práticas.
Olá, Andre! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! Para mais informações sobre governança de T.I, recomendamos nosso webinar sobre o tema! É só acessar: https://materiais.euax.com.br/ti-webinar-governanca-de-ti-por-que-e-fundamental-na-relacao-entre-gestores-de-ti-e-diretoria. Até mais!