Indicadores de TI: como medir o desempenho da TI?

Indicadores de TI

Assim como outras áreas de negócio, a TI também precisa entregar resultados para a organização. Para isso, é necessário estabelecer alguns indicadores que consigam demonstrar efetivamente os impactos da tecnologia da informação na empresa. Com as mudanças trazidas pela evolução tecnológica e a transformação digital, muitos indicadores de TI ficaram obsoletos ou deixaram de fazer sentido no contexto atual.

Considerando as informações anteriores, como medir o desempenho da área de TI? Neste post elencamos alguns indicadores de TI com foco no resultado que vão te ajudar a mensurar com mais efetividade a performance da sua TI. Vamos começar?

TI estratégica

5 indicadores de TI com foco em performance

1. Percentual de tempo que a TI utiliza para desenvolver novos projetos

Como te contamos em outro post, os projetos de TI estão intimamente ligados à capacidade da TI de entregar valor para o negócio. Por isso, ter um indicador que mostre a quantidade de novos projetos que a TI desenvolveu é essencial para comprovar resultados. Quanto mais a área de tecnologia da informação estiver envolvida em projetos estratégicos, mais importante ela é para a organização. Afinal, é somente através de novas ideias que é possível alcançar mudanças!

2. Número de projetos de TI que tiveram seus benefícios comprovados

Não basta apenas realizar novos projetos se eles não são os mais adequados para a sua organização. A TI precisa desenvolver a capacidade de identificar, selecionar e priorizar os projetos que estejam alinhados à estratégia da empresa e, portanto, resolvam questões emergenciais da organização. Isso pode se refletir através de novos negócios, inovações em produtos, tecnologia de ponta, otimização de processos, resolução de pontos críticos, etc.

3. Nível de qualidade de serviços

Para garantir que a operação da TI esteja atendendo aos padrões definidos é necessário mensurar qual o nível de qualidade dos serviços, sejam eles novos ou já consolidados. Dessa forma, a equipe de TI consegue enxergar quais aspectos estão dentro dos limites aceitáveis e quais pontos merecem mais atenção. Vale ressaltar que esse indicador está bastante associado ao cumprimento do Acordo de Nível de Serviço (SLA), conforme explicamos em outro post.

Leia também  Concorrência de mercado: como saber se sua empresa está indo bem

NPS - Fórmula

4. NPS de TI

O Net Promoter Score (NPS) é um indicador de performance que mede a taxa de lealdade dos clientes de uma empresa. Apesar de ser mais voltado para os consumidores externos, o NPS também pode ser aplicado às áreas internas de uma empresa, especialmente a TI. Isso ocorre porque a TI é essencialmente uma prestadora de serviços e, assim como a empresa, também possui seus próprios clientes, que são as outras áreas de negócio.

O NPS é reconhecido por ser mais eficaz do que as pesquisas de satisfação, dada a sua simplicidade – o Net Promoter Score é baseado principalmente em uma única pergunta – e rapidez na implantação. É uma ótima maneira de saber se os clientes da TI estão satisfeitos a ponto de recomendar a TI para outras pessoas (supondo que a TI fosse uma empresa).

5. ROI

Calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) da área de TI é fundamental para saber quais benefícios os serviços e projetos de TI estão trazendo para a empresa. Assim fica mais fácil identificar se os resultados planejados foram realmente alcançados e se vale a pena continuar investindo nos serviços e projetos atuais. Ou seja, o ROI dá suporte à tomada de decisão.

Concluindo

Para realmente medir o desempenho da TI é preciso mais do que uma longa lista com métricas e estatísticas. Utilizar indicadores de TI que realmente deem conta da complexidade da área ajuda a verificar se a governança de TI está sendo efetiva. Medir a operação também é algo significativo, mas perde importância diante de indicadores-chave de performance. Esses indicadores devem refletir as mudanças e mostrar que a TI tem valor para o negócio!

Saiba mais lendo nosso post completo com tudo o que você precisa saber sobre Governança de TI, ou se preferir baixe o conteúdo em formato de e-book.

Ebook Governança de TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + doze =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company