Última atualização em 16/11/2023
Uma das maiores dificuldades das empresas é planejar e executar estratégias empresariais. De acordo com o Sebrae, a falta desta gestão estratégica é um dos principais motivos de falência de pequenas e médias empresas.
Nesse contexto, o OKR surge como uma metodologia de gestão que promove a responsabilidade, o foco e a agilidade nas organizações, contribuindo para o alcance de resultados significativos.
Quer saber mais sobre OKR, quais seus principais benefícios e como implementá-lo no seu negócio? Então, siga a leitura!
O que é OKR?
OKR, ou Objective and Key Results, é uma metodologia de gestão que simplifica a forma como as organizações lidam com os objetivos e resultados-chave do negócio.
Ela foi desenvolvida por Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel, multinacional e de tecnologia do Vale do Silício. Porém, foi popularizada apenas quando um dos investidores do Google, Jonh Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da empresa em 1999.
A fórmula do OKR é utilizada para gerir e planejar estrategicamente a operação da empresa, criar metas e analisar resultados de projetos realizados. Veja como funciona na imagem abaixo:
Por que a metodologia OKR se diferencia das tradicionais?
Um dos grandes diferenciais do OKR em relação a outras metodologias tradicionais, é que o modelo funciona de forma flexível. Isso significa que a maior parte das empresas que utilizam o OKR fazem uma adaptação para atender a realidade da empresa.
Mas não para por aí! Confira abaixo outros 7 grandes diferenciais do OKR:
Como funciona a aplicação do OKR?
Na metodologia de gestão do OKR, o gestor define um objetivo de mercado que seja relevante e alcançável e em seguida os times listam as ações que serão executadas para atingir os objetivos declarados pela organização.
Assim são criados objetivos qualitativos e resultados-chave quantitativos, para conseguir atacar o maior número de problemas da forma mais eficiente possível.
O nome OKR está diretamente relacionado à maneira como a metodologia funciona. Veja:
Objectives
Cada objetivo é estabelecido para tornar claro o que a equipe deve buscar e para manter todos engajados na missão em questão. Nesta fórmula, o objetivo é qualitativo. Isto quer dizer que é uma intenção de melhorar, entender ou obter algo até uma certa data.
Os objetivos devem ser concisos, claros e aspiracionais para estarem sempre na cabeça dos envolvidos sem deixar dúvidas! Veja alguns exemplos simplificados de objetivos para a fórmula do OKR:
- Se tornar uma marca relevante no mercado até o próximo ano.
- Ter o suporte ideal para o cliente em 1 ano.
- Aumentar as vendas de forma escalável até ser relevante no mercado.
Key Results
Nesta fórmula, os resultados-chave são quantitativos. Ou seja, buscam medir e expressar em parâmetros numéricos os resultados de um objetivo.
Os resultados-chave podem ter o prazo trimestral ou anual. Eles são usados para indicar se o objetivo foi atingido até o final destes prazos. Por isso, são o parâmetro que mostra o quanto a empresa está perto de alcançar o objetivo, conforme a conclusão de cada um.
Como implementar o OKR?
1. Defina uma Visão e Estratégia Claras
Antes de começar a criar OKRs, é importante que você tenha uma visão clara do que sua organização deseja alcançar a longo prazo e qual estratégia será utilizada para chegar lá. Isso fornecerá a direção necessária para estabelecer objetivos eficazes.
2. Identifique objetivos estratégicos
Identificar os objetivos estratégicos é um passo fundamental, pois eles servirão como a base e o ponto de partida para a definição dos OKRs. Para isso, olhe para a visão de longo prazo e a missão de sua organização.
- Qual é o propósito fundamental da empresa?
- Quais são os resultados que você deseja alcançar no futuro?
A partir daí, identifique os objetivos de alto nível que são necessários para dar vida a essa visão.
💡Dica: Priorize alguns objetivos estratégicos. Nem todos os objetivos estratégicos têm a mesma importância. É crucial priorizar aqueles que são mais cruciais para o sucesso a longo prazo da organização.
3. Desenvolva OKRs
Para cada objetivo estratégico, siga a estrutura OKR:
- Objetivo (O): Defina um objetivo claro, inspirador e relacionado ao objetivo estratégico. Responda à pergunta: “O que queremos alcançar?”
- Resultados Chave (KRs): Identifique de dois a cinco resultados chave específicos e mensuráveis que indicarão o progresso em direção ao objetivo. Responda à pergunta: “Como saberemos que alcançamos nosso objetivo?”
4. Comunique e alinhe
Comunique os OKRs de forma clara e aberta em toda a organização. Certifique-se de que todos entendam os objetivos e resultados chave e como eles se relacionam com a visão e a estratégia da empresa. Garanta que haja alinhamento entre os OKRs de diferentes equipes e níveis hierárquicos.
5. Acompanhe o progresso regularmente
Estabeleça um sistema para acompanhar o progresso dos OKRs. Isso pode incluir reuniões regulares de revisão de OKRs, onde as equipes compartilham seu progresso e discutem as medidas necessárias para alcançar os resultados chave.
6. Faça Ajustes Quando Necessário
Os OKRs não são estáticos. Eles podem ser ajustados ao longo do período de planejamento à medida que as circunstâncias mudam ou novas informações estão disponíveis. Se um objetivo não estiver sendo alcançado ou se as metas parecerem inatingíveis, ajuste-os de acordo.
Qual a diferença entre OKR e KPIS?
Os OKRs e os KPIs são duas ferramentas de gestão que ajudam as organizações a medirem o desempenho e alcançar seus objetivos, porém eles possuem propósitos e abordagens diferentes.
Enquanto os KPIs são usados para medir o desempenho operacional contínuo, os OKRs são uma ferramenta de definição de metas estratégicas que se concentram em objetivos de longo prazo e resultados chave para alcançá-los.
Além disso, os KPIS geralmente são medidos regularmente, muitas vezes em uma base contínua, diária, semanal ou mensal. Já os OKRs são definidos em ciclos de planejamento, como trimestres, e são avaliados no final de cada ciclo, permitindo ajustes estratégicos periódicos.
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Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA, e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. É certificado PMP, CBPP, ABPMP e CSM.