5 ferramentas de TI indispensáveis para o seu negócio

Última atualização em 25/07/2023

Se você está acompanhando as transformações do mercado, certamente percebeu que cada vez mais a tecnologia está se tornando uma ferramenta estratégica para os negócios. Com ela, é possível melhorar os processos de trabalho e aumentar a produtividade das organizações.

Mas, se não forem escolhidas as ferramentas certas para o seu negócio, a tecnologia pouco ajudará no alcance dos objetivos estratégicos.

Por isso, na hora de escolher as ferramentas de TI que farão parte da sua empresa, é preciso entender quais das opções disponíveis no mercado melhor atende a necessidade do seu negócio.

Nesse post você irá entender o que são as ferramentas de TI e quais as principais soluções para ter em sua empresa.

O que são ferramentas de TI?

As ferramentas de TI são um conjunto de softwares, aplicações e outras tecnologias desenvolvidas para dar suporte às operações de trabalho, tornando os processos mais fluídos e produtivos.

Para funcionar, essas ferramentas precisam ter uma base de maquinário (o qual também chamamos de hardware) que podem ser dispositivos, CPUs, computadores, Data Centers etc.

Com essas ferramentas, é possível voltar a atenção para os processos que agregam valor aos clientes, pois as atividades repetitivas e maçantes passam a ser executadas por máquinas!

Além de que a aderência do negócio a meios digitais facilita a interação com os consumidores, bem como torna o trabalho das equipes mais eficiente.

Se bem utilizadas, as ferramentas de TI podem provocar mudanças significativas a organização, como a aderência total a transformação digital. Com uma gestão de TI adequada, essas ferramentas podem gerar os melhores resultados possíveis.

Quais são as principais ferramentas de TI?

Com a grande quantidade de soluções no mercado, fica difícil escolher quais são as fermentas de tecnologia que mais se adequam ao seu negócio, não é mesmo? Para te ajudar, separamos 5 grupos de ferramentas de TI que podem ser utilizadas no seu dia a dia. Confira:

1. Ferramentas de gestão de trabalho

As ferramentas de gestão de trabalho são aplicações que permitem aos gestores acompanhar o andamento de tarefas, status de projetos e outras atividades que estejam em curso na organização.

Essas soluções auxiliam na criação de cronogramas de trabalho, na delegação de tarefas e no estabelecimento de prazos.

O Office 365, por exemplo, é uma ferramenta de gestão de trabalho em nuvem que possibilita a diversas equipes trabalharem simultaneamente em uma mesma ferramenta.

2. Sincronização de arquivos em nuvem

As soluções em nuvem (cloud solutions) permitem com que as organizações deixem de usar o armazenamento interno de seus equipamentos e transfiram os dados para espaços online.

Além disso, algumas funcionalidades, como o backup e restore, trazem maior segurança para o trefego de informações, garantindo que os arquivos poderão ser recuperados caso se percam.

Entre os principais benefícios da sincronização em nuvem, estão:

  • O ambiente de trabalho colaborativo;
  • A alta segurança de dados;
  • O aumento do desempenho das tarefas operacionais.

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3. Sistemas de Gestão Integrada (SGI)

Os sistemas de gestão integrada (SGI) são soluções capazes de reunir todas as informações relevantes sobre a organização em um só ambiente.

Ao contrário das ferramentas de gestão de trabalho que oferecem informações especificas sobre determinado assunto, essas soluções abrangem todos os setores da empresa, trazendo rapidez para a análise de dados o negócio e auxiliando na tomada de decisões.

Entre os sistemas de gestão integrada mais utilizados estão:

Com o uso dessas ferramentas de TI, é possível reduzir custos operacionais a partir da fácil identificação de gargalos, o que torna os processos mais e eficientes.

Se você está pensando em implementar uma dessas ferramentas no seu negócio e não sabe muito bem por onde começar, o manual abaixo é para você. Basta clicar no banner para acessar.

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4. Business Intelligence (BI)

Business InteIligence (inteligência de negócio) é um conceito que engloba uma série de ferramentas, metodologias e processos da organização, a fim de atingir a inteligência de negócio a partir da análise de dados.

Baseado nesse conceito, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas pela TI para a interpretação e análise de dados. Uma delas é o Power BI.

O Power BI é uma ferramenta que possibilita o mapeamento da performance de todos os processos organizacionais, a partir da criação de relatórios mensais que permitem realizar uma avaliação do desempenho do negócio.

Assim, o Power BI ajuda a estruturar um planejamento estratégico mais assertivo, pois as decisões passam a ser tomadas com base em dados e evidências reais, fazendo com que o negócio ganhe vantagens estrategicamente.

5. Softwares de gerenciamento de riscos

Os softwares de gerenciamento de riscos são soluções que acompanham o andamento das atividades do negócio, a fim de alertar as organizações sobre riscos que podem prejudicar os processos em curso.

Essas ferramentas procuram identificar usuários, programas, códigos ou comportamentos externos que não deveriam estar naquele sistema, emitindo um alerta a equipe de TI caso algo seja encontrado.

Por que adotar as ferramentas de TI ao seu negócio?

1. Possibilita uma visão ponta a ponta do negócio

Para o sucesso do planejamento estratégico, é importante conseguir visualizar o negócio como um todo. As ferramentas de TI trazem maior visibilidade para todos os processos da operação, facilitando a gestão do negócio.

2. Aumenta a produtividade

Qual gestor não quer um time mais engajado e produtivo, não é mesmo? Com o uso das ferramentas tecnológicas, é possível garantir que seus colaboradores vão empregar esforços nas atividades corretas, pois não estarão mais preocupados com outras tarefas operacionais.

3. O tráfego de informações se torna mais seguro

No meio corporativo, a segurança da informação é fundamental. Não dá para tocar um negócio sem a garantia de que as informações estarão bem protegidas.

Por isso, boa parte das ferramentas de TI existentes no mercado possuem sistemas próprios para a proteção das informações, o que também facilita para as organizações estarem de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

4. Melhora a comunicação entre todas as partes envolvidas no negócio

As ferramentas de TI permitem que todas as partes envolvidas no negócio (líderes, gestores, equipes, stakeholders etc.) tenham maior conhecimento do andamento dos processos da organização.

Ao tornar as informações mais claras e compartilhadas, as partes interessadas podem acompanhar de perto o desenvolvimento daquilo o que é pertinente a elas.

Quais cuidados tomar ao escolher as ferramentas de TI?

Na hora de escolher novas ferramentas de TI para a sua empresa é preciso se atentar a alguns elementos importantes, como:

  • A forma com que as ferramentas irão se relacionar com os processos já existentes;
  • O nível de melhoria essas novas ferramentas podem trazer para a operação;
  • O custo-benefício em adquirir tal ferramenta de TI;
  • O nível de suporte oferecido pela contratante.
  • Tomando esses cuidados, é possível garantir que você irá adquirir ferramentas funcionais ao seu processo.

Tomando esses cuidados, é possível garantir que você irá adquirir ferramentas funcionais ao seu processo.

O que fazer antes de implantar uma nova ferramenta?

Nós sabemos que aderir novas ferramentas no negócio pode gerar alguns conflitos de práticas e cultura. Mais do que aderir as novas soluções, é preciso estar preparado para superar a resistência a mudança.

Na implantação um ERP, por exemplo, um gerente de TI encontra inúmeras dificuldades em convencer o time que apostar nessa nova ferramenta trará bons resultados.

Se você está buscando a melhor maneira para implementar novas ferramentas de TI no seu negócio, assista ao nosso webinar sobre como gerir mudanças organizacionais. Lá, você irá encontrar as melhores orientações para tornar suas implementações mais seguras.

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