Transformação digital: descubra o que é e quais os seus impactos nas organizações

Transformação digital

Última atualização em 17/10/2023

A transformação digital é um fenômeno que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado competitivo. Mais do que operacionalizar serviços, as empresas encontraram na tecnologia uma forma de inovar e melhorar a performance.

Mas, atingir esses resultados pode ser um grande desafio. Sabe por quê?

A transformação digital provoca uma mudança na cultura organizacional, nas práticas, processos e metodologias, indo além da adoção de novas ferramentas.

Por isso, entender o conceito de transformação digital é fundamental antes de iniciar a implantação.

Quer saber mais sobre transformação digital, seu conceito e quais os seus impactos nas organizações? Então, siga a leitura!

Acompanhe!

O que é transformação digital?

A transformação digital se refere à adoção de novas tecnologias que provocam uma mudança na cultura, nos processos e em toda a organização.

Em outras palavras, a empresa passa por uma mudança de mentalidade e de planejamento estratégico, no qual os processos, serviços, produtos e até mesmo o modelo de negócio passam a ter um viés tecnológico.

O objetivo da transformação digital é colocar a tecnologia no centro do negócio, considerando-a um fator principal para:

  • Aumentar os resultados;
  • Elevar a performance;
  • Manter-se atualizado;
  • Melhorar os processos.

Dessa forma, muitas organizações têm encontrado na transformação digital uma maneira de se destacar no mercado e obter diferencial competitivo.

Mas, você sabe qual a importância da transformação digital para uma empresa?

Qual a importância da transformação digital?

Hoje, 55% das empresas sem transformação digital acreditam ter menos de um ano antes de começar a perder participação no mercado.

Esse dado revela o quanto aderir a transformação digital tem se tornado uma questão de sobrevivência no mercado, deixando para traz aqueles negócios resistentes ao digital.

Mas, além de manter a empresa de portas abertas – que por si só, é uma grande vantagem – a transformação digital é importante para os negócios pois ela possibilita aos gestores:

  • Entenderem as reais necessidades dos clientes;
  • Desenvolver soluções inovadoras e de alto valor agregado;
  • Melhorar e transformar processos;
  • Elevar a maturidade da gestão;
  • Ganhar eficiência;
  • Reduzir os custos
  • Simplificar os processos;
  • Ganhar vantagem competitiva;
  • Eliminar redundâncias;
  • Otimizar o fluxo de processos.

Agora que você já conhece a transformação digital, vamos falar da melhor parte: os benéficos.

Pilares da transformação digital

Definir os pilares da transformação digital é, por si só, uma tarefa complexa. Isso porque cada empresa possui um ambiente único, o que pode exigir diferentes requisitos para a implantação.

Porém, de forma geral, podemos dizer que a transformação digital é sustentada por 7 pilares:

1. Tecnologia

A tecnologia é o centro da transformação digital. Nesse aspecto, os líderes e gestores devem buscar por soluções que, ao mesmo tempo que tornam o negócio mais digitalizado, potencializam o seu crescimento, escalando os resultados.

2. Processos

A transformação digital está associada transformação de processos e, se ambas não acontecem em conjunto, trata-se apenas de uma digitalização.

Assim, quando os processos passam pela transformação digital, a tecnologia passa a apoiar as atividades que agregam valor ao consumidor.

3. Pessoas

De nada ainda ter a melhor tecnologia e o melhor processo se você não tem pessoas para executá-los. Busque construir um time proativo, aberto a mudanças e orientado a inovação.

Mas, lembre-se: colaboradores, gestores e até mesmo os líderes do negócio podem apresentar resistência à implantação da transformação digital. Por isso, investir desde o início na gestão de mudanças pode diminuir as dores de cabeça causadas por esse processo.

Dicas para implantar a gestão da inovação na sua empresa

4. Cultura

Você conhece a expressão: “A cultura move o mundo?” Então, o mesmo vale para os negócios. A cultura organizacional traduz a essência, as crenças e os valores de uma empresa.

Na transformação digital, as empresas passam a adotar a cultura de inovação, entendendo a tecnologia como a melhor forma de inovar e acompanhar tendências.

Se a sua organização não é orientada a cultura de inovação, você pode implantá-la. Para te ajudar, preparamos um guia sobre como implantar a cultura da inovação na prática: Cultura de Inovação: como implantar na sua empresa + 7 benefícios (euax.com.br)

5. Cliente

Na transformação digital, o cliente passa a ser prioridade do seu negócio. As aplicações tecnológicas te auxiliam a desenvolvem estratégias de satisfação, confiança e fidelidade, com base no modelo Customer Centric.

6. Dados

Nesse aspecto, opera a perspectiva Data Driven, na qual a organização passa a se orientar por dados obtidos por meio de avaliadores de performance.

Assim, com base na análise e leitura do mercado, é possível facilitar o processo de tomada de decisão e de criação de novos produtos ou serviços.

7. Integração

Por fim, é preciso que todos os pilares anteriores estejam integrados para o seu funcionamento. A integração opera como uma infraestrutura, permitindo que cada umas das etapas aconteçam com eficácia.

Para isso, você pode criar um processo de integração ou investir em sistemas de gestão integrada.

Exposto esse quesito, você já se perguntou como esses pilares operam em sociedade? Entenda no próximo tópico.

Quais os impactos da transformação digital para a sociedade?

Quando dizemos que a transformação digital muda a cultura das empresas, não podemos nos esquecer que as organizações estão situadas em uma sociedade que também é afetada pelas inovações digitais.

O crescimento da tecnologia cria uma cultura digital, alterando o comportamento e os desejos das pessoas.

Mas, cuidado! Não é só porque algo é digital que ele será aceito pela sociedade.

Muitas empresas cometem o erro de desenvolver soluções ou produtos só pelo viés da tecnologia, mas que, muitas vezes, pouco fazem sentido ao consumidor.

Assim, na transformação digital, a sua empresa precisa mapear as reais necessidades da sociedade e estar atenta a novas tendências.

Quais são as próximas tendências da transformação digital?

Entre as novas tendências, podemos citar:

Internet das coisas (IoT)

O IoT consiste em utilizar dispositivos ou objetos incorporados a sensores, geridos por softwares ou outras tecnologias que facilitam as interações humanas.

Assim, as atividades podem ser executadas “quase sozinhas”, cumprindo a função a qual foram programadas.

Como exemplo, podemos citar os cartões por aproximação que, sem a necessidade da senha e de forma automática, debitam o saldo da conta do cliente no momento que são utilizados.

Inteligência artificial (IA)

Chamamos de inteligência artificial a capacidade que dispositivos eletrônicos tem de executar atividades tidas como humanas.

Os Chatbots, por exemplo, são programas que simulam uma conversa entre pessoas, automatizando atividades de atendimento, coleta de informações e cadastros.

Sistema em nuvem

Com a pandemia e home office, esse aspecto ganhou cada vez mais destaque. Criaram-se equipes de trabalho online e as organizações se transferiram para o cloud, mostrando que é possível trabalhar de qualquer lugar e a qualquer momento.

Mas, acompanhar as tendências é um dos desafios da transformação digital. Abaixo, separamos os principais desafios que as empresas enfrentam na hora da implantação.

Quais são os desafios da transformação digital?

Um dos maiores desafios de implementar a transformação digital nas empresas é superar aquele velho pensamento que diz que “as coisas sempre foram assim“.

Além disso, a imagem abaixo traz outros 4 principais desafios da transformação digital:



Mas, não se desespere! Existem formas de implantar a transformação digital que reduzem os danos causados pelos problemas citados anteriormente. Entenda no próximo tópico;

Como aplicar a transformação digital nas empresas?

A transformação digital é dívida em cinco etapas:

1. Mude do analógico ao digital.

Essa primeira etapa da transição entre informações disponíveis de forma analógica e digital chamamos de digitização.

Aqui, os dados passam a ser disponibilizados em aparelhos eletrônicos, o que simplifica o arquivamento e a proteção das informações do seu negócio.

2.Invista em ferramentas digitais

O investimento em ferramentas digitais (ou digitalização) é um processo no qual as tecnologias passam a fazer parte do dia a dia do trabalho.

Isso envolve a aderência a softwares, Big Data, Internet das coisas e até mesmo inteligência artificial.

3. Adote metodologias ágeis

A Gestão Ágil auxilia as organizações atingir resultados de alta qualidade a partir de frameworks como o Scrum e XP e ferramentas como o Kanban.

Na transformação digital, os métodos ágeis podem ajudar as organizações a se adaptar o contexto de constante mudança tecnológica, criando entregas rápidas e que agregam valor.

4. Transforme processos

Como dissemos anteriormente, a transformação digital é a transformação de processos caminham lado a lado.

Para operar uma mudança de comportamentos e práticas como a transformação digital, é preciso, antes de tudo, transformar processos.

5. Tenha uma TI estratégica

Você pode estar se perguntando: quem é o responsável por conduzir essa iniciativa no meu negócio?

Muitas vezes, esse papel é associado ao setor de TI, mas não é bem por aí: a transformação digital deve partir dos líderes da empresa, engajando todo o negócio nessa mudança.

Porém, ainda assim, a TI possui um papel estratégico no sucesso da transformação digital, sendo o melhor setor para te ajudar a transformar o seu negócio!

Quer saber como tornar a TI um aliado nesse processo? Assista ao [Webinar] Transformação Digital: qual é o papel da TI nesse processo? (euax.com.br) e descubra como a área de tecnologia pode te ajudar nesse momento de mudança.

Clique no banner para conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson