Logo

[Canvas] Acordo de performance para gestão de equipe

Conheça uma forma simples e eficiente de engajar sua equipe na busca por melhores resultados e pelo atingimento de metas.

Canvas de Acordo de performance para gestão de equipe

Fazer uma boa gestão de equipe não é uma missão fácil. As pessoas precisam estar motivadas para conseguir entregar os resultados esperados. Uma das formas de gerar engajamento é estabelecer acordos de performance individuais, em que gestores e colaboradores decidem em conjunto as metas que deverão ser alcançadas.

Para facilitar a gestão da sua equipe, você pode contar com ferramentas visuais, como o canvas de performance elaborado pela Euax Consulting. Em linhas gerais, a ferramenta funciona assim: cada colaborador deverá preencher o canvas com as informações do seu acordo de performance, sendo recomendável estabelecer um acordo por pessoa.

Canvas - Acordo de Performance de Gestão de Equipe

Periodicamente, a equipe fará reuniões de acompanhamento dos acordos, verificando se as metas dos indicadores estão sendo progressivamente alcançadas. Caso a previsão não seja favorável, será necessário pensar em ações de recuperação para reverter o quadro. Ao final da validade do acordo, será possível avaliar os resultados e elencar algumas lições aprendidas, que ajudarão a equipe a melhorar dia após dia no cumprimento das metas.

Confira como preencher cada item do canvas:

Nome do colaborador

Nome do colaborador

O campo superior nas cores branco e laranja é o espaço reservado para identificar nominalmente o dono do acordo de performance.

Cerquilha

# (cerquilha)

A caixinha cinza com o símbolo # é um espaço para o preenchimento opcional de algum tipo de código, classificação interna do acordo ou até o objetivo macro do acordo.

Performance

Performance

Essa seção traz um panorama da performance do colaborador. Na área reservada para performance, você vai encontrar outras três colunas:

  • Indicador: deve ser preenchida com os indicadores pelos quais o dono do acordo é responsável e aqueles em que ele participa.
  • Metas: deve ser preenchida com o patamar de resultados que cada indicador deve atingir para ser considerado satisfatório.
  • Participam: coluna que demonstra quais pessoas estão envolvidas no cumprimento das metas dos indicadores.

Iniciativas

Iniciativas/inovação

Essa seção abrange todas as mudanças ou novas ações que devem ser feitas para gerar os resultados. Na área reservada para iniciativas e inovações, você também vai encontrar outras três colunas:

  • Iniciativas: são os planos de ação e os projetos que devem ser executados para promover as mudanças necessárias ao atingimento das metas dos indicadores.
  • Benefício esperado: explicitam os resultados que a organização pretende obter ao fim de cada iniciativa.
  • Data (fim): é o prazo para conclusão de cada iniciativa.

Aprendizagem

Aprendizagem

Para entregar resultados diferentes, às vezes é preciso aprender novas competências que ajudarão a realizar as iniciativas. Na área reservada para aprendizagem, também há três colunas:

  • O quê? Informa cada competência que deve ser adquirida pelo colaborador para atingir determinado resultado.
  • Data (fim): é o prazo para a obtenção de cada competência.
  • Participam: nomina as pessoas envolvidas na capacitação do colaborador.

Versão

Versão

Espaço opcional para preenchimento do mês e do ano de referência do acordo.

Ficou interessado em baixar o canvas de performance? Preencha o formulário e comece a implantar uma cultura de performance na sua organização!

Baixe o Canvas agora.

Basta preencher o formulário abaixo:
Jackson Rovina
Bacharel em Administração de Empresas, especialista em Finanças Empresariais e MBA em Gerenciamento de Projetos. Certificado Kaplan-Norton BSC, PMP e CBPP.
Jackson Rovina
WhatsApp chat
Conteúdos