Desafios do portfólio de projetos de inovação

Segundo PMI (2014), portfólio é uma coleção de projetos que são temporários na criação de novos produtos, serviços, resultados e/ou programas, e outros trabalhos que são agrupados para facilitar o efetivo gerenciamento dos projetos, alinhando-os à estratégia da organização. Um projeto pode ser elaborado tanto para criar um novo produto, como para a melhoria de produtos já existentes, visando sempre alcançar as metas e os objetivos traçados na estratégia organizacional.

O Gerenciamento do Portfólio

O PMI (2014) considera ainda que o gerenciamento do portfólio é a administração centralizada em um ou mais projetos, que inclui identificar, priorizar, autorizar, gerenciar e controlar projetos, programas e outros trabalhos relacionados, para atingir objetivos específicos da estratégia de negócio. O gerenciamento de portfólio auxilia a organização na obtenção dos objetivos estratégicos, assegurando, de forma padronizada e clara, a seleção, a classificação e a priorização dos projetos.

Desafios da Gestão do portfólio de projetos

Apesar dos benefícios do portfólio de projetos, especialmente para inovação, existem barreiras que precisam ser superadas dentro da organização, pois muitos projetos são mais interessantes para algumas pessoas que propriamente para a empresa, surgindo internamente o conflito de interesses.

Neste sentido, os prováveis desafios na implantação do gerenciamento de portfólio de inovação são:

  • Tirar o poder decisório de algumas pessoas e movê-lo para a sistemática decisória da organização, fazendo com que as deliberações sejam tomadas com base nos critérios do processo de gerenciamento de portfólio ao invés da influência das pessoas;
  • Não é fácil e simples obter conhecimento necessário para a tomada de decisão eficiente, pois muitas informações não estão explicitamente disponíveis e devidamente armazenadas para se ter um histórico das decisões tomadas no passado; e
  • Gerenciamento de portfólio é todo desenvolvido em cima de decisões duras que irão afetar principalmente as pessoas.

Geralmente, a organização dispende muito esforço para formalizar um processo decisório, sem analisar o ambiente organizacional, a cultura envolvida, tampouco fornecer treinamentos para esclarecer o processo aos colaboradores.

Quando decisões afetam principalmente as pessoas, a organização deve mostrar os critérios, as ferramentas e os procedimentos que estão sendo utilizados. Quando um projeto está sendo desenvolvido, o sentimento afetivo que as pessoas envolvidas sentem pode ser comparado, evidentemente em menores proporções, ao de pai para filho, em que os projetos de inovação são vistos como uma obra que o profissional está construindo e, se no meio do percurso uma decisão para a sua descontinuidade é tomada, pode provocar a frustração e desmotivação do profissional.

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