Dicas MS Project 2013 #12 – Configurando o Gráfico de Gantt

Uma das características mais interessantes do Project é a possibilidade de utilização do Gráfico de Gantt. Este tipo de gráfico é extremamente útil por ser muito visual e permitir um entendimento muito claro do projeto.

A representação das atividades na linha do tempo com alguns componentes adicionais, como as linhas de sucessão e predecessão, utilização de cores diferentes para representação das atividades do caminho crítico, faz com que seja possível ter uma clareza de leitura que não se vê em um cronograma textual.

O Project permite que os gráficos de Gantt sejam customizados de diversas formas, com cores, seleção de componentes, fontes que permitem que o usuário ajuste o gráfico para que fique com a utilidade exata para apresentação do seu projeto.

Gráfico de Gantt 01

 

Antes de falar sobre as customizações, gostaria de apresentar alguns componentes básicos que são encontrados em praticamente qualquer gráfico de Gantt:

ebook dicas ms project

 

Componente Básicos Gráfico de Gantt

 

E agora, vamos as customizações…

1) Customizando a escala de tempo

Para customização da escala de tempo, deve-se clicar com o botão direito do mouse sobre a faixa da escala de tempo e selecionar “Escala de Tempo”:

Gráfico de Gantt Escala de Tempo

 

A partir daí é possível selecionar a quantidade de camadas que serão consideradas (até 3 camadas) e para cada camada estabelecer a escala de tempo a ser aplicada.

Escala de Tempo Gráfico de Gantt

 

Importante: quando se utiliza apenas uma camada, será utilizada a camada intermediária. Quando forem duas camadas, serão a superior e a intermediária. Quando forem 3 camadas serão utilizadas a superior, a intermediária e a inferior.

2) Mostrando a Linha de Base

Para apresentar a linha de base no gráfico de Gantt, deve-se clicar com o botão direito sobre o gráfico, clicar em “Mostrar/Oculta Estilos de Barra”, selecionar “Linha de Base” e finalmente escolher uma das linhas de base salvas para apresentação no gráfico:

Gráfico de Gantt Linha de Base

 

O Project irá então mostrar no gráfico a linha de base conforme abaixo:

Linha de Base Gráfico de Gantt

 

3) Mostrando o Caminho Crítico

O Project vem parametrizado para apresentar em vermelho as atividades que fazem parte do caminho crítico. Para apresenta-lo, basta clicar com o botão direito no gráfico, selecionar “Mostrar/Ocultar Estilos de Barra” e selecionar “Tarefas Críticas”:

Leia também  Elementos de BPMN: entenda os Eventos do BPMN

Gráfico de Gantt Caminho Crítico

 

O Project irá então apresentar o caminho crítico conforme abaixo:

Caminho Crítico Gráfico de Gantt

 

4) Outras Customizações no Gráfico de Gantt

A customização dos estilos de barra pode ser feita para cada um dos tipos de atividades do cronograma. Também podem ser utilizados campos customizados para formatação. Para formatar os estilos de barras deve-se clicar com o botão direito sobre o gráfico de Gantt e selecionar “Estilos de Barras”:

Gráfico de Gantt Estilos de Barras

 

O Project vem pré-formatado com diversos estilos de linha que podem ser apresentados no gráfico de Gantt. Caso seja necessário, é possível customizar qualquer um destes tipos ou criar novos tipos de classificações.

Gráfico de Gantt Customização

 

Aperfeiçoe-se ainda mais! Baixe nosso e-book sobre dicas de MS Project 2013 e leia os outros artigos da série:

  1. Guia para a Faixa de Opções (Ribbons)
  2. Utilizando o Timeline
  3. Indicadores no Project: criando faróis
  4. Como utilizar um pool de recursos
  5. Criando e acompanhando buffers gerenciais nos cronogramas
  6. Gerenciamento de valor agregado e sua utilização no MS Project
  7. Nivelamento de recursos
  8. Duração, trabalho e alocação de recursos em projetos
  9. Fatores que afetam o cálculo do custo
  10. Principais atalhos de teclado: indo além do CTRL-C e CTRL-V
  11. Utilização de Linha de Base no Project
  12. Configurando o Gráfico de Gantt
  13. Apresentando o percentual concluído/planejado do projeto

Curso-de-Microsoft-Project

Andreia Justo

Sócia consultora da Euax, consultora em ERP pela UDESC, pós-graduada em Engenharia de Software pela PUC/PR, possui mais de 25 anos de experiência como gerente de projetos, certificada PMP, CBPP, e CSM pela Scrum Alliance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company