Gestão de Portfólio de Projetos Inovadores

Portfólio de Projetos

Desde os anos 50 vêm se trabalhando com portfólio para investimentos financeiros e, em meados dos anos 70, começaram os primeiros ensaios com portfólio de projetos.

A teoria do portfólio foi introduzida, segundo Rad e Levin (2006), por Harry Markowitz, em 1952, com o artigo “Seleção de Portfólio”, que baseou-se nos investimentos do mercado de ações americano, para que focassem na avaliação dos riscos e benefícios das ações em conjunto, ao invés de individualmente.

A teoria do portfólio também forneceu um contexto para ajudar a entender as interações sistemáticas de risco e retorno. Desta forma, as organizações foram estimuladas a utilizar técnicas para o gerenciamento de investimentos e a teoria do portfólio foi conduzida para inúmeras outras áreas, especialmente em gerenciamento de projetos (RAD; LEVIN, 2006).

O Gerenciamento de Portfólio de Projetos de inovação

Com os projetos de Tecnologia da Informação, o gerenciamento de portfólio de projetos tornou-se popular no final dos anos 90, com (TI) (RAD; LEVIN, 2006).

Para Rabechini, Maximiano e Martins (2005), em 2005 uma segunda etapa começou a despontar, visando à eficácia da gestão de portfólio de projetos que conduziu ao gerenciamento de projetos como uma alternativa de inovação à própria atividade gerencial, visando aumentar as chances de sucesso dos investimentos efetuados pela organização.

O gerenciamento de portfólio de projetos de inovação possui a pretensão de torná-lo dirigível à medida que os projetos estão sendo selecionados e priorizados para a execução, tornando-os alinhados aos objetivos da organização.

Para isto, necessitam de uma sistemática com critérios para auxiliar a tomada de decisão, na qual se definem quais projetos serão suspensos e quais serão desenvolvidos.

O gerenciamento de portfólio se faz necessário para:

1. Alinhar estrategicamente os projetos com os objetivos organizacionais;

2. Demonstrar o retorno previsto do investimento dentro dos riscos estipulados; e

3. Balancear os projetos, diversificando os riscos.

cultura de inovação

Portfólio de Projetos de Inovação

O portfólio de projetos de inovação deve ajudar a organização no alcance dos seus principais objetivos, e também pode-se fazer uma comparação com os objetivos descritos na missão e visão da organização e verificar se estes estão sendo contemplados pelos projetos do portfólio.

Leia também  Práticas para geração de ideias

Desta forma, os gestores terão certeza que os objetivos estão enquadrados no portfólio que foi elaborado pela organização.

Benefícios do Gerenciamento de Portfólio de Projetos

Existem vários benefícios do gerenciamento de portfólio de projetos, sendo um deles a escolha daqueles projetos onde somente os certos serão selecionados e/ou continuados. Alguns benefícios são destacados abaixo:

  • Otimiza os recursos, alocando-os em projetos prioritários, e minimiza os riscos em consumir os recursos com atividades pouco benéficas à organização;
  • Melhora a habilidade de planejar o cronograma organizacional, que todos trabalham eficientemente sem pular de projeto em projeto;
  • Reduz o número de projetos sem muito valor, sendo eles eliminados;
  • Ajuda a certificar que as equipes estão focadas em gerar valor para a corporação e para o cliente;
  • Disponibiliza o melhor alinhamento com os objetivos organizacionais e melhora o nível de comunicação profissional com colegas e com o resto da organização.

Portanto, o gerenciamento de portfólio de projetos de inovação permite que toda a organização possa compartilhar os benefícios, de forma que todos tenham as mesmas ferramentas, procedimentos, critérios e recursos.

Priorização de Portfólio de Projetos com Foco em Resultados - CTA

Charles Prada

Sócio consultor da Euax, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company