Última atualização em 20/07/2023
Este foi o título da palestra que proferi nesta última quinta-feira (31/03/2011) em Florianópolis na Conferência Internacional de Gerenciamento de Projetos, evento promovido pelo PMI SC.
A intenção foi chamar atenção para esta fenomenal ferramenta para criação de resultados: a gestão de programas.
O PMI® define programas como “Um grupo de projetos relacionados e gerenciados de um modo coordenado para obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente”.
Este definição permite que muitos tipos de iniciativas possa se enquadrar e serem tratadas como programas, assim como já vemos no mercado hoje.
Mas chamamos a atenção para um tipo específico de programa: aqueles usados para concretizar objetivos mega, super, extra estratégicos.
Alguns exemplos abaixo:
1. Queremos faturar R$ 1 bi em 2015 (numa empresa que fatura R$ 400 M);
2. Nosso valor de mercado deve ser de R$ 500 M em 2012 (numa empresa que vale R$ 300M);
3. Internacionalizar a empresa (numa empresa que somente tem vendas nacionais);
4. Seremos uma empresa de inovação, obtendo 30% do nosso faturamento com novos produtos (numa empresa que desenvolve muito pouco novos produtos);
5. Vagas em sala de aula em horário regular para 100% das crianças (numa prefeitura com dificuldades em prover vagas em horário regular);
A reflexão é: como estamos lidando com os objetivos mais importantes da nossa organização? Sendo tão expressivos, estamos aplicando a energia, atenção e mesmo os métodos necessários?
A proposta é adotar nas organizações, independente de tamanho, setor ou segmento, a gestão de programas para pelo menos 1 ou 2 dos objetivos estratégicos mais importantes, estabelecendo então uma nova ferramenta para concretizar o planejamento estratégico.
Baseado nisto, propomos na apresentação 14 práticas e dicas para aumentar significativamente os resultados destas iniciativas:
1. ALOQUE UM GERENTE DE PROGRAMA
2. ACREDITE NO PODER DE UMA VISÃO
3. FOQUE EM BENEFÍCIOS
4. PLANEJE TOP-DOWN
5. PLANEJE DE FORMA PROGRESSIVA, FLEXÍVEL E ÁGIL
6. ESTABELEÇA A GOVERNANÇA
7. “EXECUTION MUST BE SEXY!”
8. LIDERE!
9. GERENCIE STAKEHOLDERS, MUITO!
10. GERENCIE RISCOS, O SUFICIENTE!
11. INVISTA EM COMUNICAÇÃO!
12. ANTECIPE RESULTADOS: QUICK-WINS
13. PERPETUE A EXPERIÊNCIA
14. CELEBRE, COMEMORE!
Fique a vontade para publicar seus comentários e mesmo dúvidas no próprio post.
PMI® é uma marca registrada do Project Management Institute.
Fundador e sócio presidente da EUAX, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Finanças Empresariais e MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui mais de 25 anos de experiência em estratégia, é Kaplan-Norton BSC Certified Graduate pela Palladium.