Você é um Gerente de Projetos Social?

Gerente de Projetos Social

Vocês devem estar acompanhando a crescente atenção dedicada ao perfil de gerente de projetos social ou Social Project Management. É a buzzword do momento.

A maior parte do conteúdo disponível na web sobre gerenciamento social de projetos está relacionado ao uso de plataformas de redes sociais de internet para a colaboração no contexto do gerenciamento de projetos. Mas apenas usar uma ferramenta social não significa que você esteja praticando o gerenciamento social de projetos.

Social Project Management é uma abordagem, uma filosofia de gerenciamento de projetos. É abrir mão do controle top-down do gerenciamento de projetos tradicional. Trata-se de delegar poder e confiar mais nas pessoas. Trata-se de uma política de “livro aberto” que motiva e potencializa o desempenho das equipes.

Características do Gerente de Projetos Social

Algumas características essenciais para um Gerente de Projetos Social:

  1. Confia na equipe: delega poder a equipe, permitindo que definam suas próprias abordagens de execução e prazos, dentro de limites estabelecidos para o projeto. Estes planos botton-up geram o plano de projeto. Isso contribui para que o gerente de projeto deixe de ser um especialista em tarefas e permite que se concentre no tratamento de riscos, remoção de obstáculos, garantia da qualidade e comunicação.
  2. Incentiva e cria condições para a colaboração: cria um ambiente que facilita a comunicação entre equipes e entre seus integrantes. Isso pode incluir reuniões diárias, software de apoio à colaboração, utilização da execução compartilhada de tarefas, etc. A chave para obter produtividade aqui é garantir que cada interação social ocorra dentro do “contexto do trabalho” sendo executado.
  3. Concentra-se em dados qualitativos: ele sabe que o mundo não preto, nem branco e que existem diversos de tons de cinza. Deixa de focar apenas no % completo para a elaboração de um status report; passa a focar mais no elemento humano, tratamento de riscos, remoção de obstáculos, mapeamento e exploração das oportunidades apresentando um relatório que reflete o verdadeiro “status” do projeto.
  4. Maximiza a visibilidade do projeto: acredita que uma das melhores formas de obter a confiança das partes interessadas e motivar o desempenho das equipes é tornar o projeto plenamente acessível e público. Transparência total na disponibilização dos detalhes do projeto pode parecer um pouco assustador para o gerente de projetos tradicional, mas, é fundamental na adoção de uma filosofia “social” de gerenciamento de projetos.
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Alguns aspectos do gerenciamento não mudam e continuam totalmente alinhados com as abordagens tradicionais, como por exemplo, obter a opinião de especialistas para o desenvolvimento do plano do projeto. Outros aspectos, como a disponibilização pública do projeto são difíceis de aceitar em organizações mais tradicionais, por várias razões.

É difícil para alguns gerentes de projeto abrir mão do pleno “controle”. Além disso, a grande visibilidade dos detalhes do projeto pode induzir à prática da microgestão por parte dos executivos envolvidos. Adotar uma gestão social de projetos é muito mais que usar ferramentas de colaboração. É uma mudança cultural que precisa atingir toda a estrutura desde o nível executivo até os integrantes das equipes, individualmente.

Por um lado, executivos e gestores terão que confiar mais. Por outro lado, os membros das equipes precisam assumir a responsabilidade que toda essa transparência exige.

Ser um gerente de projeto “social” significa mudar a maneira como você olha para as suas equipes, para o seu projeto e para si mesmo. Seu papel se torna cada vez mais de facilitador, e cada vez menos de controlador. É uma abordagem que pode não servir para todos os gerentes nem todas as organizações, mas, se feita corretamente, pode desencadear o “poder das massas” em benefício dos seus projetos.

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