5 principais características do líder atual

líder atual

Quais são as características do líder atual? Antes de responder a essa pergunta, é preciso entender que a forma de liderar tem mudado bastante ao longo das últimas décadas. Hoje, é preciso pensar, agir e reagir às transformações de uma forma totalmente diferente.

A verdade é que um líder de equipe não desempenha apenas esse papel. Ele é gestor, coach, mentor e uma série de outras coisas. Ele deve saber conectar pessoas, solucionar problemas e catalisar resultados.

Pensando em tudo isso, criamos um guia para você. Nele, vamos mostrar 5 principais caraterísticas do líder atual, de forma clara e com dicas exclusivas. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

5 Principais Características do Líder Atual

1) Um líder atual deve ser um exemplo no que faz

A liderança pelo exemplo é uma das práticas mais compartilhadas. Um líder deve ser um modelo no que faz, pois apenas palavras não funcionam atualmente. A antiga ideia de “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” perdeu por completo o seu efeito.

Para desenvolver essa característica, é crucial colocar a mão na massa. É preciso ser o primeiro a chegar e o último a sair, ouvir os subordinados, respeitar a cadeia de comando e, principalmente, entregar resultados reais para a empresa.

2) Um líder atual deve buscar sempre ir além

O atual modelo de liderança gera pessoas com autocrítica e sedentas para alcançar novos patamares. E não poderia ser diferente, afinal, o mercado demanda essa postura. Líderes que tentam ir contra ficam atrás dos demais.

É importante que a ousadia acompanhe a “cultura do fracasso“, ou seja, o pensamento de que erros não devem ser vistos como uma derrota, mas uma oportunidade para aprender e melhorar. Nas startups, essa cultura é conhecida por “fail fast”, corroborando com o pensamento de que se for para falhar, que falhe rápido, pois assim menos recursos são desperdiçados em ideias que não deram certo.

Inovação Disruptiva

3) Um líder atual deve ter habilidades sociais

Um líder nunca está sozinho. Ele tem seguidores que devem ser motivados e direcionados ao sucesso. Para tanto, precisa ter uma habilidade social bem-definida, que corresponde à capacidade de cultivar relações interpessoais com êxito.

Leia também  Práticas para geração de ideias

Essa característica é adquirida no convívio com outras pessoas, dia após dia. É preciso se comunicar adequadamente, aprender a oferecer e receber feedback dos subordinados. Com isso, o líder se torna um exímio facilitador, solucionador de problemas e influenciador.

4) Um líder atual deve desenvolver seus subordinados

O atual líder não tem medo de ser substituído por seus subordinados. Na realidade, sabe que seu sucesso depende do crescimento de cada um deles, por isso investe em programas de capacitação para a sua equipe. Nesse sentido, o líder atua como coach.

Para agir assim, é importante que busque se atualizar constantemente, realizando cursos de qualidade. O mesmo deve ser feito em relação ao time de trabalho: a melhoria contínua de cada colaborador deve ser incentivada, matriculando-os em cursos, presenciais ou a distância.

5) Um líder atual deve apresentar um propósito claro de atuação

Hoje, os líderes mais exemplares têm um propósito claro de atuação, que norteia suas ações, dá sentido ao que é feito e inspira todo o time na busca por resultados exponenciais. Mas como desenvolver uma meta pessoal?

Simon Sinek, consultor norte-americano, afirma que é preciso deixar claro por que você faz o que faz. É importante refletir sobre os motivos que o levam a agir (que certamente não se limitam ao dinheiro). Com isso em mente, é possível engajar facilmente outras pessoas.

Essas são algumas características cada vez mais presentes. Ao desenvolvê-las, é viável se adequar às transições do mercado, inspirar equipes inteiras e garantir que as tarefas diárias sejam executadas com excelência. Assista ao nosso webinar gratuito sobre Líderes Destruidores: Como o Líder Pode Facilitar ou Acabar com a Inovação
e ponha em prática essas dicas de liderança ainda hoje.

Líderes destruidores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − cinco =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company