Criatividade e inovação: as diferenças e importância para empresas

Criatividade e Inovação

Última atualização em 25/07/2023

No universo corporativo, as palavras criatividade e inovação andam lado a lado. Ultimamente, esses dois elementos inseparáveis têm se tornado cada vez mais requeridos e a principal razão por trás disso é que, para se destacar no mercado competitivo, criar e inovar viraram uma necessidade.

Este é o momento em que as empresas estão procurando adotar uma cultura inovadora, com muito estímulo à criatividade no ambiente de trabalho, pois dessa forma são capazes de gerar novos modelos de negócio, melhorando seus processos, serviços e produtos.

Como retorno desse investimento, elas conquistam bons resultados e a satisfação de seu público. Ou seja: sucesso garantido.

Criatividade e inovação não são exatamente a mesma coisa, mas, como dissemos, estão de mãos dadas e ambas guiam a organização rumo ao crescimento do negócio. Assim, procurar maneiras de fomentar essas duas características no seu empreendimento é uma parte importante na busca por melhores resultados.

O que é inovação?

Inovação é a implementação de ideias de forma bem-sucedida. Esse termo, assim como a criatividade, pode soar genérico ou abstrato – define muitas coisas, mas não aponta nenhuma em particular. Inovar realmente é uma atitude ampla, que pode ocorrer de diversas maneiras, mas isso não significa que tudo é inovação.

No universo corporativo, a inovação coloca em prática as ideias que têm visão das necessidades de mercado e que criam valor para o negócio. O público-alvo das iniciativas inovadoras pode ser tanto o externo, quanto o interno.

Vale ressaltar que inovação não é aquele produto totalmente novo para o mundo, nunca antes visto. Bom, isso também é uma inovação (das mais disruptivas possíveis, inclusive), mas inovar não é apenas fazer isso. A inovação vem em diversas formas, com grande ou pequeno impacto, que pode ser sentido dentro ou fora da empresa.

Ela pode tanto impactar a vida da sociedade como um todo – como no caso do Uber ou do Whatsapp, por exemplo – bem como o fluxo de trabalho de uma organização. Elementos como produtos, operações, serviços e outros aspectos de uma empresa podem ser atingidos e aprimorados nesse processo.

Como retorno do seu investimento em inovação, a empresa consegue melhoria contínua na qualidade e funcionalidades dos produtos, aumento dos lucros, redução de custos, além de mais produtividade e agilidade na execução de processos internos.

Podemos dizer que o ponto mais crucial para definir o que é a inovação é a criação de valor. Toda inovação consiste em uma solução, ela vem para resolver problemas e atender necessidades, e isso é o que significa criar valor.

Onde começa uma inovação?

No processo da inovação, tudo começa com uma ideia. Essa ideia, que nasce a partir de uma semente chamada criatividade, parte das necessidades de solucionar problemas e criar melhorias no negócio, abrangendo produtos, serviços e processos organizacionais.

Ao longo das etapas da inovação, a empresa investe em uma ideia no seu estado mais bruto, faz um refinamento, experimenta sua viabilidade e, por fim, a transforma em uma solução real e útil.

Essas inovações saem de um ambiente propício a elas, onde é imprescindível que a criatividade seja valorizada, pois com ela vem a habilidade de gerar ideias novas, relevantes e possíveis de modo consistente – sem depender da sorte.

Enquanto essas ideias não são aplicadas na realidade, elas são apenas conceitos, teorias, e a partir do momento em que elas são implementadas, sim, se tornam uma inovação.

Diferença entre criatividade e inovação

Já vimos que criatividade e inovação estão bastante entrelaçadas, mas que não significam a mesma coisa.

Podemos dizer que ter criatividade é ter inventividade, ou seja, ter a capacidade de inventar algo novo a partir da imaginação. A inovação, por sua vez, é a capacidade de caminhar nas ideias que nascem da criatividade, explorá-las e ver os seus efeitos na prática.

Mas além dessa breve explicação, vamos ver as diferenças fundamentais entre criatividade e inovação:

Criatividade

A criatividade vem antes da inovação e pode ser definida como a capacidade de idealizar algo que ainda não existe a partir de referências do mundo real.

A criatividade é subjetiva e é experimentada apenas na mente de uma pessoa, através das ideias. Por causa da sua subjetividade, a criatividade é abstrata e difícil de medir, ou seja, não dá pra calcular o tamanho de um projeto criativo e o impacto que ele pode causar enquanto ele está apenas no plano das ideias.

Ao pensar em um cenário de uma empresa, a criatividade em um colaborador acontece quando ele olha para um problema e gera possíveis soluções a partir do que é observado e/ou vivenciado.

Inovação

A inovação é filha da criatividade e é o resultado da exploração e execução do que antes era apenas uma ideia formada com base em problemas e necessidades reais. A inovação é objetiva e toma forma na realidade, então pode ser experimentada na prática e causar benefícios reais.

Assim, a inovação é algo concreto e, portanto, também pode ser medida. Seu impacto pode ser calculado e visualizado através de números que avaliam o aumento da produtividade, faturamento e satisfação dos clientes, por exemplo.

Veja como, apesar de conectados, os conceitos em torno de criatividade e inovação se opõem em alguns aspectos:

  • Na criatividade, temos algo abstrato, subjetivo e imensurável. É um ponto de partida.
  • Na inovação, temos algo concreto, objetivo e mensurável. É um ponto de chegada.

Mesmo assim, são indissociáveis e devem ser valorizadas na mesma medida pelas organizações.

Importância do estímulo à criatividade e inovação

As vantagens de estimular a criatividade e inovação nas empresas são incontestáveis. Como obter bons resultados é o objetivo de toda organização, esse caminho irá garantir que eles sejam alcançados.

Estimular a criatividade e inovação é fazer esforços para acompanhar o mercado. Mesmo que, neste momento, tudo esteja indo de vento em popa no seu negócio, que seus produtos sejam excepcionais, que os clientes estejam satisfeitos e a cadeia produtiva corra bem, não esqueça de um detalhe importantíssimo: o mercado está mudando – e muito rápido!

Deixar de inovar é saber que, em algum momento, você vai ser deixado para trás para dar lugar a quem impulsionou a criatividade e inovação no próprio negócio.

Em resumo, criatividade e inovação são o preço para se manter competitivo no cenário atual. Não dar importância a essas habilidades deixa uma empresa suscetível a riscos no médio e longo prazo: perda de clientes, redução da produtividade e queda da relevância são algumas das consequências possíveis.

Por outro lado, estimular criatividade e inovação de maneira estratégica e com a adoção de metodologias ágeis irá tornar seu negócio mais adaptável às constantes mudanças que ocorrem ao seu redor.

Além de tudo isso, o combo de criatividade e inovação vai trazer mais prestígio ao negócio e proporcionar a criação de valor, porque uma das principais vantagens de inovar é a satisfação de necessidades que não estão sendo atendidas no mercado.

É também devido à criatividade e inovação que novas tecnologias chegam ao público, que novos mercados são criados e que acontece disrupção. Ou seja: essa combinação faz não só a empresa, mas o mundo inteiro avançar.

Como estimular a criatividade e inovação nas empresas?

Criatividade e inovação devem ter incentivos favoráveis para se apresentarem efetivamente nas empresas. Entre as formas de estimulá-las, podemos citar:

Adotar uma cultura de inovação

Criatividade e inovação precisam de um modelo de negócio que favoreça o compartilhamento de ideias, colaboração e a diversidade. Nesse sentido, adotar uma cultura de inovação irá possibilitar que essas características permeiem as relações, valores e comportamentos no ambiente de trabalho, contribuindo para a participação ativa dos colaboradores nas melhorias que acontecem na empresa.

Promover o intraempreendedorismo

Incentivar o perfil empreendedor entre os colaboradores significa dar espaço para a criatividade e inovação se desenvolverem na empresa. O intraempreendedorismo é a chave para grandes ideias surgirem e fazerem a diferença, pois é uma iniciativa que requer liberdade e autonomia para desenvolver as soluções dos problemas, e isso ainda irá fortalecer o engajamento dos seus funcionários no processo.

Implementar uma gestão da inovação

A continuidade da criatividade e inovação nas organizações precisa ser garantida para que todo o potencial de uma cultura inovadora seja bem aproveitado. Adotar uma gestão da inovação irá permitir que o processo, desde a criação de ideias até a sua implementação, seja acompanhado por meio de atividades estratégicas. Dessa forma, podemos assegurar que soluções efetivas sejam aplicadas no negócio.

Conclusão

Criatividade e inovação são vitais ao empreendedorismo atual. A junção desses dois elementos envolve ideias e a capacidade de torná-las realidade no contexto da empresa, e é isso que fará toda a diferença no seu futuro, afinal, um negócio preparado para criar e inovar é capaz de lançar novas oportunidades, romper o mercado e trazer mais qualidade ao que oferece.

Foi graças ao estímulo das empresas, através do intraempreendedorismo, de uma cultura e uma boa gestão, que muitas inovações puderam revolucionar o mundo. Diversas tecnologias disruptivas – até mesmo a internet – são frutos de ideias e de processos de inovação contínua. O que você está esperando para fazer essa revolução dentro do seu empreendimento?

Este artigo elaborado pela equipe da AEVO, empresa especialista em gestão da inovação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson