Última atualização em 20/05/2025
A gestão estratégica empresarial é um dos principais pilares para o sucesso e a longevidade das organizações, especialmente em um ambiente de negócios tão dinâmico e desafiador como o brasileiro. Dados do IBGE revelam que quase metade das empresas no Brasil fecha as portas em até três anos de atividade, sendo que 25% desses encerramentos são atribuídos diretamente à má gestão
Por isso, no ramo empresarial, existe um modelo de gestão voltado a analisar, formular, executar e monitorar o desenvolvimento das estratégias do negócio: a gestão estratégica.
Essa gestão não se limita apenas à administração interna, mas envolve também a capacidade de adaptação rápida às mudanças tecnológicas, sociais e econômicas, que impactam diretamente o ambiente corporativo.
Em 2025, a gestão empresarial está sendo moldada por tendências que refletem a transformação digital, a valorização do capital humano e a incorporação de práticas sustentáveis. A digitalização e automação de processos, com o uso de inteligência artificial, machine learning e sistemas integrados como ERP, têm otimizado operações, reduzido custos e aprimorado a tomada de decisão estratégica baseada em dados em tempo real (cultura data driven).
Com base nos métodos da gestão estratégica, os líderes de negócio passam a ter maior facilidade para tirar a estratégia do papel e traçar um caminho rumo ao alcance dos objetivos. Assim, é possível definir onde o seu negócio estará nos próximos anos e como chegar lá!
Neste post iremos nos aprofundar no tema gestão estratégica empresarial onde abordaremos desde o conceito, benefícios, tendências e como implantar. Confira!
- O que é gestão estratégica empresarial?
- Quais são os tipos de gestão estratégica?
- Benefícios da gestão estratégica
- Passo a passo de como implantar a gestão estratégica na empresa
- Principais ferramentas para gestão estratégica
- Gestão estratégica e planejamento estratégico: qual a diferença?
- Tendências de gestão estratégica empresarial
O que é gestão estratégica empresarial?
Gestão estratégica empresarial é uma forma de gerenciar a organização tendo em vista a estratégia do negócio, a fim de orientar o caminho a ser seguido para o alcance os objetivos estratégicos. Isso envolve ações de planejamento estratégico, organização, liderança e controle, para desenvolver vantagens competitivas.
Através desse modelo de gestão, os líderes do negócio passam a desenvolver ações e iniciativas que estejam alinhadas a estratégia empresarial, aplicando-a no cotidiano das empresas.
Por exemplo, se um dos objetivos estratégicos da sua organização é melhorar o posicionamento no mercado em que está inserida, as ações das equipes, especialmente de marketing, estarão voltadas a atingir essa meta.
Assim, as organizações passam a trabalhar com base na estratégia, desenvolvendo ações voltadas a atingir os objetivos estratégicos, fortalecendo a missão e a visão organizacional.
A missão, visão e valores organizacionais são dois conceitos fundamentais para a gestão estratégica, pois a compreensão desses elementos possibilita um melhor entendimento da organização no contexto de seus ambientes internos e externos.
Dessa maneira, por ser um modelo de gestão que tem como base a estratégia organizacional, a gestão estratégica pode ser caracterizada pelo:
- Raciocínio sistêmico;
- Definição de um objetivo comum;
- O que é o seu negócio?
- O que quer tornar-se?
- Quais ações podem ser desenvolvidas para atingir os objetivos?
- Quem são seus consumidores e o que gera valor a eles?
- Gestão estratégica de pessoas;
- Gestão estratégica de TI;
- Gestão estratégica de marketing;
- Gestão estratégica de vendas;
- Entre outras.
- Crescimento sustentável;
- Aumento da relação custo-benefício;
- Melhoria e transformação de processos;
- Melhoria no direcionamento de recursos;
- Melhoria no entendimento do planejamento estratégico;
- Maior engajamento dos colaboradores;
- Escolhas mais precisas de ferramentas de gestão.
Alguma vez alguém já te perguntou: “Como você vê o seu negócio nos próximos 5 anos?” Independentemente da sua resposta, sabemos que ela está relacionada aos futuros objetivos do negócio. Mas, você sabe como chegar lá?
Para tal, mais do que ter uma visão estratégica, é preciso dispor de métodos e ferramentas que possibilitem tirá-la do papel.
Por isso, a gestão estratégica empresarial é tão importante para os negócios, pois ela possibilita aos gestores desenvolver ações para o alcance dos objetivos estratégicos, aumentando a performance e a vantagem competitiva.
Desse modo, a gestão estratégica foca em uma série de questões fundamentais sobre a organização, como:
As respostas a essas perguntas aumentam o entendimento sobre o contexto da organização, onde ela está e para onde quer ir.
Leia também o post sobre Relacionamento com fornecedores
Quais são os tipos de gestão estratégica?
Por estar voltada a desenvolver meios para o alcance dos objetivos da organização, a gestão estratégica pode ser aplicada a todos os setores do negócio, pois cada um possui uma meta que irá subsidiar o alcance do objetivo principal.
Assim, a gestão estratégica pode ser dividida em:
Benefícios da gestão estratégica
Por si só, aderir a gestão estratégica possibilita as organizações um melhor entendimento dos seus objetivos, além de prepará-las para as mudanças que o futuro pode oferecer.
Mas, ainda assim, a gestão estratégica possui um potencial transformador que traz uma série de benéficos para o negócio, como:
Recomendamos também o post sobre Matriz BCG
Passo a passo de como implantar a gestão estratégica na empresa
Por tratar-se de um modelo de gestão que visa aplicar e mensurar a estratégia empresarial nas ações do dia a dia, implantar a gestão estratégica pode ser um dos maiores desafios para o seu negócio.
Para tal, existem alguns passos que podem ser seguidos na implementação: análise de ambiente, formulação estratégica, estruturação da execução e monitoramento do desempenho.
A seguir, vamos explorar um pouco sobre cada uma das etapas.
1. Análise de ambiente
A análise de ambiente é utilizada para entender a realidade em que a empresa está inserida. Nessa perspectiva, são analisados os ambientes internos e externos que envolvem a organização, bem como as oportunidades que eles oferecem.
Nessa etapa, é comum que os gestores utilizam a Matriz SWOT, uma ferramenta gerencial que analisa cenários e perspectivas, permitindo que as estratégias sejam elaboradas com base nas informações identificadas.
2. Formulação Estratégica
Nessa perspectiva, o objetivo é elaborar um plano de ação para atingir os objetivos estratégicos definidos na etapa anterior. Aqui, são definidas as metas que o negócio precisa alcançar e os melhores caminhos para atingi-las.
Um dos principais métodos utilizados nessa etapa é o ciclo PDCA. Esse framework possibilita criar planos de ação com maior precisão, a partir de uma análise dos processos da organização.
3. Estruturação da execução
Na estruturação da execução, todas as ações definidas anteriormente serão colocadas em prática. É o momento de testar hipóteses e padronizar aquelas que foram bens sucedidas, a fim de criar um processo de alto desempenho e performance.
Nessa fase, você pode optar por utilizar frameworks como o Balanced Scoredcard, que auxilia no acompanhamento das ações desenvolvidas em prol da estratégia.
Recomendamos também a leitura do post sobre Networking Estratégico
4. Monitoramento da estratégia
Monitorar a estratégia é fundamental para a compreensão do seu desenvolvimento. Com base nas informações observadas, você poderá encontrar novos direcionamentos, assim como identificar ações que possam ser eliminadas.
Para tal, estabeleça indicadores que tenham relação com as perspectivas e os objetivos a serem alcançados, a fim de monitorar o desempenho de cada atividade executada.
Aproveite também para ler o post sobre processo de vendas
Principais ferramentas para gestão estratégica
As ferramentas são fundamentais para garantir a efetividade dos passos que você percorreu na etapa anterior. Com elas, você poderá construir, mensurar e acompanhar o desenvolvimento dos processos definidos para o alcance dos objetivos estratégicos.
Nesse sentido, selecionamos 3 ferramentas que você precisa conhecer:
1. Artia
O Artia é uma plataforma desenvolvida para organizar fluxos de trabalho e atividades, com foco em proporcionar maior visibilidade das informações, trazendo mais assertividade para as tomadas de decisões.
As funcionalidades da ferramenta possibilitam ao gestor criar uma base para gerenciar os projetos estratégicos do seu negócio.
Assim, com o Artia é possível criar projetos, listar e acompanhar tarefas de forma mais eficiente e objetiva, além de entregar para o líder de projeto uma visão geral do desempenho da equipe.
2. Projeto Gannt
O GanttProject é uma ferramenta voltada para a criação de um ambiente colaborativo para o acompanhamento de fluxos de projetos.
O software possibilita quebrar projetos em uma estrutura mais inteligível e desenhar dependências entre processos, facilitando a visão do papel de cada colaborador, sincronizando melhor as tarefas.
3. OKR
Saindo um pouco das ferramentas e entrando nas metodologias de gestão estratégica, o OKR (Objective and Key Results) é um conceito amplamente utilizado para gerir e planejar estrategicamente a operação das empresas.
Nessa metodologia, o gestor define um objetivo de mercado e em seguida lista as ações que serão implementadas para atingir os propósitos declarados pela organização.
De forma bem sintética, são criados objetivos qualitativos e resultados-chave quantitativos, para conseguir atacar o maior número de problemas da forma mais eficiente.
Recomendamos também o post que fala da importância do Plano de Continuidade de Negócios
Gestão estratégica e planejamento estratégico: qual a diferença?
Podemos dizer que a gestão estratégica está relacionada às ações aplicadas dia a dia das empresas para atingir os objetivos futuros, enquanto o planejamento estratégico é o caminho que você estabelece para chegar lá.
Assim, embora sejam conceitos distintos, eles caminham lado a lado, pois o planejamento estratégico é a base desse modelo de gestão.
Portanto, é no planejamento estratégico que os gestores desenvolvem um plano de ação para o alcance dos objetivos do negócio. Aqui, a estratégia é executada de forma simples e organizada e visual, facilitando o seu gerenciamento.
Então, se você está com dificuldades em tirar o seu plano de ação do papel, confira o nosso Kit de ferramentas para execução do planejamento estratégico.
Nele, você irá encontrar alguns materiais que irão te auxiliar na concretização da estratégia, a partir de métodos práticos, ágeis e dinâmicos.
Tendências de gestão estratégica empresarial
- Digitalização e Automação de Processos: Empresas estão investindo em inteligência artificial (IA), machine learning e automação para otimizar operações e reduzir custos. Dessa forma, Ferramentas avançadas de ERP permitem uma gestão integrada, aumentando a produtividade e melhorando a análise de dados em tempo real;
- Governança de IA: Plataformas de governança de IA estão sendo implementadas para garantir o uso responsável da tecnologia. Segundo previsões do Gartner, até 2028, empresas que adotarem essas plataformas terão 40% menos incidentes éticos relacionados à IA.
- Cultura de Dados e Análise Preditiva: O uso de big data e business intelligence está permitindo decisões mais estratégicas e assertivas. Empresas que dominam essa tendência conseguem prever tendências de mercado e comportamento do consumidor com maior precisão.
- Sustentabilidade e ESG: O compromisso com práticas ambientais, sociais e de governança está se tornando essencial para a reputação empresarial. Investimentos em energia limpa, economia circular e responsabilidade social corporativa são cada vez mais valorizados.
Essas tendências refletem a necessidade de inovação e adaptação das empresas para se manterem competitivas em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas e sociais.
Agora que você já sabe o que é e como implantar uma gestão estratégica empresarial, aproveite para conhecer a consultoria de transformação digital da Euax by Selbetti e prepare a sua empresa para o futuro!
Outras dúvidas sobre Gestão Estratégica Empresarial

Fundador e sócio presidente da EUAX, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Finanças Empresariais e MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui mais de 25 anos de experiência em estratégia, é Kaplan-Norton BSC Certified Graduate pela Palladium.