Processos de inovação: o que é e como aplicar em 3 passos

Processos de inovação

Última atualização em 14/09/2022

Você sabe qual é a diferença entre melhorar e inovar processos? De um lado, temos a melhoria de processos que realiza reparos incrementais nos processos da organização.

Do outro, temos os processos de inovação que estão voltados a desenvolver novas ideias que mudem os padrões de trabalho do negócio, elevando-o a novos patamares de performance.

Embora sejam conceitos distintos, muitas organizações que apenas adotam a melhoria de processos acreditam ser inovadoras, mas, infelizmente não são.

Se você quer saber como inovar os processos da sua empresa para atingir grandes resultados, siga com a leitura!

Qual o conceito de processo de inovação?

Os processos de inovação são todos os procedimentos voltados a criação, desenvolvimento e implementação da inovação no negócio.

A inovação é algo diferente que altera a performance, isto é, gera novas ideias e iniciativas que resultam em melhorias financeiras, de posicionamento de marca etc.

Por isso, entender o que é (e o que não é) inovação é fundamental antes de começar a desenvolver esses processos na sua empresa. No vídeo abaixo, você poderá conferir com mais detalhes o que nós, da Euax Consulting, definimos como inovar:

Por que inovar processos?

A cada dia crescem os números de startups que são reconhecidas pelo seu caráter inovador. Essas iniciativas, que nascem no seio da inovação, não são as únicas que podem gerar diferentes soluções.

A inovação não é somente para startups, mas sobretudo para empresas bem estabelecidas no mercado.

Inovar processos permite que as organizações encontrem:

  • Novas formas de se destacar no mercado;
  • Novas estratégias de posicionamento;
  • Novos meios de atingir resultados;
  • Novas formas de prestar serviços à sociedade.

Quais são os processos de inovação?

Como você viu, a inovação é caracterizada por ser algo diferente que gera algum tipo de resultado para a empresa.

Assim, devido a variedade de resultados que inovar pode gerar, os processos de inovação costumam ser divididos em três tipos: incremental, disruptiva e radical.

Inovação incremental

A inovação incremental refere-se a pequenas inovações que transformam o ambiente sem a necessidade de alterar a estrutura e o propósito de uso determinado serviço ou solução.

As aplicações da Microsoft, por exemplo, passam por atualizações constantes (como as diversas versões do Windows que existem mundo a fora), apresentando novas funcionalidades e melhorias.

Porém, o propósito de uso e a estrutura das aplicações permanece a mesma.

Inovação disruptiva

Já no processo de inovação disruptiva, cria-se um novo modelo de negócio. O resultado da ideia cria uma nova utilidade para a sociedade, colocando a organização em um estágio de oceano azul.

A Uber, por exemplo, transformou o entendimento social sobre o transporte compartilhado. Além de afetar o mercado de taxistas, a organização passou a ser estudada em meios acadêmicos, a partir da criação do termo uberização.

Inovação radical

Por fim, a inovação radical pode ser entendida como algo que rompe totalmente um status quo e gera um novo comportamento de consumo na sociedade.

Por exemplo, a internet. Você consegue imaginar como seria o seu dia a dia sem o uso dessa tecnologia? Talvez sim, talvez não, mas uma coisa é fato: a invenção da internet mudou radicalmente nossa forma de agir e pensar.

Quantas fases tem o processo de inovação?

Mas, afinal, o que fazer para inovar? Se mal desenvolvida, uma ideia pode estar para um sonho do que uma transformação real.

Por isso, existem três fases a serem seguidas na implementação dos processos de inovação: Front End da inovação, desenvolvimento de novos produtos e comercialização.

1. Front End da inovação

Na TI, Front End é uma estrutura responsável por suportar tudo o que é apresentado ao usuário (design, conteúdo, capacidade etc.)

Assim, o front end da inovação é uma etapa que reúne, em grupos, todas as ideias sugeridas aos processos de inovação, bem como avalia se as iniciativas são aplicáveis ao mercado e se estão de acordo com a estratégia do negócio.

Aqui, as ideias são avaliadas a partir de perguntas como:

  • Essa ideia resolve um problema relevante?
  • Essa solução é diferente das que já existem no mercado?
  • Esse processo gera algo verdadeiramente inovador aos nossos clientes?
  • A ideia trará resultado? O resultado é tangível?

2. Desenvolvimento de novos produtos

A fase de desenvolvimento está relacionada a:

  • Prototipação das ideais;
  • Criação de portifólios de inovação;
  • Definição de metodologias de inovação.

Nessa etapa, as ideias escolhidas anteriormente serão testadas a fim de verificar se elas realmente possuem um caráter inovador. Se o resultado for positivo, o processo segue para a criação de portfólios, no qual para cada ideia testada haverá uma iniciativa para executá-la.

Por fim, é preciso definir quais metodologias farão parte desse processo de inovação.

Outro ponto muito importante nessa etapa é incorporar o processo de inovação na organização.

Antes de lançar o produto no mercado, é preciso que o seu time acredite nele e o entenda como uma solução que agrega valor ao negócio e os seus clientes.

Afinal, todos defendemos aquilo o que acreditamos, não é mesmo?

3. Comercialização

Feito isso, é hora de apresentar sua nova ideia ao mercado. Para mensurar o sucesso dessa iniciativa, você pode estabelecer alguns indicadores para os processos de inovação, avaliando os resultados que você almeja atingir com essa nova ideia.

Assim, você terá um maior entendimento da repercussão e aceitação desse produto ou solução no mercado.

Indicadores de desempenho de processos

O que dificulta a criatividade no processo de inovação?

Ao final dessa explicação, você pode estar se perguntando: o que fazer para ter ideias inovadoras e criativas?

Aderir e implementar processos de inovação não é uma tarefa simples. Para obter sucesso, é preciso transformar alguns padrões de trabalho da organização, a fim de desenvolver novos produtos e gerar vantagem competitiva para o negócio.

Mas, em meio a tantas ideias, você tem certeza de que a sua é realmente inovadora?

Para não ficar na dúvida, assista ao nosso webinar sobre processos de inovação e entenda o que é preciso para transformar a sua ideia em um resultado rentável para o seu negócio!

Processos de Inovação: como transformar grandes ideias em resultados

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