Entenda o que é Gestão por Confiança e como isso lhe torna um líder melhor

gestão por confiança

Comecemos por esta afirmação: liderar não é um privilégio. Liderar é ter nas mãos a responsabilidade de conduzir pessoas a um propósito, fazendo com que elas criem um vínculo emocional com ele, para que, então, elas tenham engajamento máximo, o que levará aos resultados esperados. É nessa lógica que surgiu e se consolida cada vez mais o conceito de Gestão por Confiança.

O que é Gestão por Confiança?

Gestão por confiança é fortalecer o relacionamento com colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios, clientes, enfim, todos os stakeholders, na crença de que não é preciso resistir quando pode-se confiar.

Para entender melhor esse conceito, é preciso voltar ao raciocínio da condução das pessoas para o alcance do propósito. Como um líder consegue atingir esse estágio de condução de uma forma fluida, com conflitos e incertezas controlados e tendo ao seu lado um time de colaboradores altamente engajados?

Por meio da confiança, o cerne de todas as relações humanas positivas. Com confiança há entrega total, sem ela há apenas resistência ou, no máximo, uma entrega parcial.

Gestão por Confiança é mais do que um discurso

Confiança não se impõe. Ou você merece tê-la ou não a obterá. Ouvir alguém te dizer que “você pode confiar” é diferente de perceber que se pode confiar nessa pessoa. É aí que está o mais importante: a criação de condições para que a confiança nasça, cresça e se estabeleça como o fio condutor dos relacionamentos.

Isso, definitivamente, precisa ser mais que um discurso. Fazer gestão por confiança é  estabelecer condições para que a equipe perceba que pode se envolver emocionalmente com os projetos.

Isso passa por uma comunicação de mão dupla, com diálogo e feedback, livre de ruídos e sincera, com empatia: a virtude de se colocar no lugar do outro, compreendê-lo e colaborar para o seu crescimento como pessoa e como profissional.

Além disso, também são necessários uma série de comportamentos que precisam se tornar presentes e serem aprimorados constantemente.

Os 7 Cs da gestão por confiança

Um dos maiores pensadores a difundir o conceito de Gestão por Confiança no mundo é o professor espanhol José María Gasalla, da ESADE Business Scholl de Barcelona e Madri. Ele não só criou o conceito como o resume em 7 fundamentos que se iniciam com a letra C, chamando-os de “os 7 Cs da gestão por confiança”. São eles:

  1. Competência profissional;
  2. Consciência do outro;
  3. Cumprimento da palavra;
  4. Clareza;
  5. Coerência;
  6. Consistência;
  7. Coragem.
Leia também  Missão e visão empresarial: o que fazer para tirá-las do papel?

Você reparou que os 7Cs do professor Gasalla são atitudes a serem tomadas? Nessa linha de pensamento, os líderes que inspiram confiança são aqueles que:

  1. São excelentes profissionais — ou seja, que fazem acontecer;
  2. São conscientes de que existem diferenças e respeitam a todos;
  3. Cumprem suas palavras, não deixando a desejar;
  4. São claros no que dizem, sem deixar meias-palavras ou assuntos subentendidos;
  5. Coerentes (não cobram do outro além do que não podem fazer)
  6. Seus discursos e comportamentos permanecem alinhados com seus valores ao longo do tempo; e
  7. São corajosos para assumir riscos e empoderar seus liderados para que eles também busquem inovar, mesmo que isso implique riscos.

Você se identificou com o conceito de Gestão por Confiança? Que tal começar hoje mesmo? Aproveite para assistir ao nosso webinar sobre como um líder pode facilitar ou acabar com a inovação de uma empresa.

Líderes destruidores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − quatro =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company