Última atualização em 26/12/2024
Os stakeholders (partes interessadas, em português) são as pessoas e as organizações que podem ser afetadas por um projeto ou empresa, de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente. Os stakeholders fazem parte da base da gestão de comunicação e são importantes para o planejamento e execução de um projeto.
É sabido que um projeto envolve diversos interesses. Por causa disso, é essencial que se descubra logo no início como ele será gerenciado — afinal, para melhorar seu desempenho e elaboração, é muito importante saber quem são as pessoas ou organizações mais interessadas ou que mais influenciarão seus processos. E, nesse aspecto, é quase certo ouvir falar em partes interessadas.
Na área de TI, os stakeholders são fundamentais. Até porque é muito importante que se conheçam quem são as partes interessadas, por exemplo, na arquitetura de um sistema. Quer saber mais sobre e como identificar os stakeholders? Leia o post e tire todas as suas dúvidas!
O que são os stakeholders de um projeto?
Em gestão de projetos, os stakeholders são todas as partes interessadas que podem influenciar ou ser influenciadas pelo projeto em questão. Isso inclui não apenas os patrocinadores do projeto, que fornecem recursos e suporte financeiro, mas também os membros da equipe que executam o trabalho, os clientes ou usuários finais que serão impactados pelo resultado, e outros grupos como fornecedores, parceiros de negócios e até mesmo a comunidade local.
Identificar e entender os interesses e expectativas de cada stakeholder é fundamental para o sucesso do projeto, pois permite uma gestão mais eficaz de seus impactos, riscos e contribuições, garantindo que os objetivos sejam atingidos de maneira alinhada com as necessidades e expectativas de todos os envolvidos.
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Quem são os stakeholders de um projeto?
Um projeto ou uma empresa pode ter dois tipos de stakeholders: internos ou externos. Veja exemplos de stakeholders:
Stakeholders internos
São os que estão dentro do ambiente da empresa. Alguns exemplos de stakeholders internos são:
Stakeholders externos
São os que estão fora do ambiente da empresa, mas que interagem com ela de alguma forma. Alguns exemplos de stakeholders externos são:
- Fornecedores;
- Concorrentes;
- Clientes;
- Familiares dos clientes;
- Governo;
- ONG’s;
- Mídia;
- Sindicatos;
- Meio ambiente.
Todos esses exemplos, além de outras empresas ou pessoas que estejam associados a eles, podem ser impactados pelo projeto. Depois que o gestor do projeto identifica as partes interessadas, vale a pena classificá-los conforme a afetação — se será direta ou indireta.
Qual é a importância de identificar os stakeholders?
É fundamental que os stakeholders sejam identificados o quanto antes, visto que eles influenciam nas restrições e nos requisitos a serem colocados em prática na gestão de projetos. Isso ajuda, inclusive, na avaliação dos riscos de gerenciamento do que vai ser feito. E tudo isso logo no começo do projeto!
Dessa forma, quando os gestores não mapeiam corretamente as partes, com seus interesses e o seu grau de influência, podem se deparar com fracassos no processo.
Por exemplo: se o profissional de projetos esquece de levar em conta um gerente de certo setor da empresa, o qual tenha interesses divergentes, pode correr o risco de o projeto não alcançar êxito naquela área. Afinal, há a possibilidade de o gerente em questão influenciar de forma negativa todo o desempenho do projeto.
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Como classificar os stakeholders do projeto?
Cada stakeholder apresenta um grau diferente de influência, o que torna necessário reunir esforços para a classificação de cada um. Com isso, garante-se a devida atenção a eles conforme seu grau de importância.
As partes interessadas mais importantes de um projeto são chamadas de stakeholders-chave. Os stakeholders-chave são aqueles que sofrem interferência direta do projeto ou que apresentam um alto grau de influência sobre ele.
Por exemplo: uma comunidade situada às margens de um córrego que será canalizado (projeto de canalização), e o órgão regulador, responsável por conceder a licença ambiental para tal projeto, são bons exemplos.
Mas, tendo em vista que os stakeholders-chave podem ser internos ou externos, é essencial não deixar de considerar sócios, investidores, colaboradores influentes, empresas concorrentes e órgãos governamentais como parte interessadas decisivas.
É importante ainda se atentar ao fato de que todo projeto apresenta ao menos um stakeholder-chave. Logo, saber identificá-lo é fundamental para que o projeto se desenvolva com a tranquilidade e segurança adequada.
Leia também o post sobre planejamento de projetos
Como mapear e identificar os stakeholders?
Pois bem, agora que você já sabe o que são stakeholders-chave, a sua relevância e quais os benefícios de identificá-los, comecemos a desenvolver a estratégia de identificação das partes interessadas.
1) Tome nota de todas as possíveis partes interessadas
Uma boa forma de listar todas as partes interessadas é por meio de uma sessão de brainstorming. Nessa fase, não importa o grau de interesse ou de impacto que cada stakeholder exerce, basta que correspondam a pessoas ou organizações afetadas pelo empreendimento.
Além do brainstorming inicial, pesquisas de mercado, benchmarking com a concorrência e conversas com o cliente podem auxiliar a fazer um melhor levantamento do público envolvido.
2) Entenda os interesses de cada stakeholder
Depois de identificar os stakeholders, o gestor deve buscar entender quais são os reais interesses de cada um deles.
Assim, se algum deles tiver interesses conflitantes que possam prejudicar o projeto, o gestor não será pego de surpresa.
Por exemplo, um político influente pode querer frustrar a aquisição de uma propriedade, pois é vizinho e não gostaria de morar próximo da unidade fabril que ali seria construída. Ou ainda: um concorrente está prestes a lançar um produto muito similar àquele em que sua empresa está trabalhando. Saber disso forçaria uma antecipação na oferta do produto ao mercado.
Estes são só exemplos. Para essas situações, vale a máxima: mantenha os amigos por perto, e os inimigos mais próximos ainda.
3) Estabeleça os níveis de influência dos stakeholders
Nessa etapa, o gestor já conhece as partes interessadas, sabe bem quem são e o que querem. Agora, é preciso definir o nível de influência de cada um.
O nível de influência corresponde à capacidade que a parte interessada tem de alavancar os resultados do projeto ou de paralisá-lo. É recomendado, inclusive, que se use um diagrama para melhor organizar e entender esse nível de influência.
4) Classifique os stakeholders por ordem de importância
Nesta etapa, a ideia de identificar os stakeholders é classificá-los em ordem de importância e desenvolver um plano de ação para cada um deles.
Ou seja, quais serão as formas de interagir com as partes interessadas, o tipo de comunicação empregado, a maneira de obter seu apoio, que tipo de riscos cada um pode trazer ao projeto e as respectivas estratégias para mitigá-los.
Note que o gestor precisará de duas competências essenciais: comunicação e negociação. A dica de ouro é cuidar para manter sempre atualizado o plano de gestão de stakeholders. Além disso, é preciso se colocar à frente da equipe e evitar conflitos desnecessários, mantendo um diálogo aberto com todos.
Finalmente, é preciso dizer que identificar os stakeholders-chave depende muito da complexidade de cada projeto. Ou seja, quanto mais complexo, mais stakeholders estarão envolvidos e maiores deverão ser os esforços para identificá-los e classificá-los, determinando que tipo de atuação deve ser desenvolvida junto a eles.
5) Documentação e Comunicação
- Registre todas as informações coletadas em um documento detalhado, incluindo o nome de cada stakeholder, seus interesses, nível de influência e canais de comunicação preferenciais.
- Estabeleça um plano de comunicação eficaz para manter os stakeholders informados e engajados durante todo o ciclo de vida do projeto.
6) Monitoramento e Atualização
- Reconheça que a lista de stakeholders pode sofrer alterações ao longo do projeto.
- Monitore as mudanças no ambiente do projeto e atualize a lista de stakeholders periodicamente para garantir que todas as partes interessadas sejam consideradas.
Exemplo de stakeholders de um projeto
Exemplos de stakeholders em um projeto:
Stakeholders internos:
- Equipe do projeto: membros da equipe que trabalham diretamente no projeto, incluindo gerentes, desenvolvedores, designers, testadores e outros especialistas.
- Outras equipes da empresa: equipes que podem ser impactadas pelo projeto, como marketing, vendas, finanças ou TI.
- Liderança da empresa: executivos que tomam decisões sobre o projeto e alocam recursos.
- Proprietários da empresa: indivíduos ou grupos que possuem a empresa e têm o interesse final no sucesso do projeto.
Stakeholders externos:
- Clientes: pessoas ou empresas que usarão o produto ou serviço final do projeto.
- Fornecedores: empresas que fornecem bens ou serviços para o projeto.
- Parceiros: empresas ou organizações que colaboram no projeto.
- Investidores: pessoas ou empresas que investem dinheiro no projeto.
- Comunidade: pessoas que podem ser afetadas pelo projeto, como moradores locais ou grupos ambientalistas.
- Governo: agências governamentais que podem regulamentar o projeto ou ter interesse em seus resultados.
É importante notar que nem todos os stakeholders são iguais. Alguns terão mais interesse no projeto do que outros, e alguns terão mais poder para influenciá-lo. É importante identificar os stakeholders chave em cada projeto e desenvolver uma estratégia para gerenciá-los de forma eficaz.
Conclusão
Ainda que a gestão das partes interessadas seja uma área importante da gestão de projetos, existem outras disciplinas — tal como a gestão de escopo — que requerem igual atenção. Aproveite para conferir erros imperdoáveis que você não pode nem pensar em cometer na definição do escopo do seu projeto!
Agora que você já sabe como identificar os stakeholders, o próximo passo é aprender a fazer essa gestão de acordo com as duas abordagens mais utilizadas na gestão de projetos: a clássica e a ágil. Confira nosso webinar sobre o assunto para saber mais sobre essas abordagens e sobre como gerenciar os stakeholders em cada uma!
Agora que você já sabe tudo sobre stakeholders, aproveite para conhecer os serviços da consultoria de gestão de projetos da Euax e saiba como podemos ajudar a sua empresa!
Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.