Elementos de BPMN: entenda os Eventos do BPMN

Eventos do BPMN

Dentre os elementos de BPMN (Business Process Model and Notation) mais importantes estão os eventos, que fornecem insights poderosos sobre como se dá um determinado processo. Assim, entenda a seguir os eventos do BPMN e veja como utilizá-los.

Quais são os eventos do BPMN?

Na abordagem BPM, o evento é toda ocorrência no processo que de alguma forma tem o poder de influenciar outros elementos e eventos da cadeia destes processos. Esses eventos, de alguma maneira, dizem respeito à linha do tempo dos acontecimentos. No geral, os eventos são:

Eventos de início

Como o próprio nome sugere, os eventos de início do BPMN são os pontos de partida de algum acontecimento dentro de um processo. Numa compra virtual, por exemplo, um exemplo de início é a visita do cliente à loja virtual. Em uma loja física, o evento de início pode ser a entrada do cliente na loja.

Em um sistema de assinatura, o evento de início pode ser o contato inicial do cliente para a realização do cadastro. No caso da manutenção, o evento de início pode ser a chegada de um item à determinada temperatura e, na contabilidade, o encerramento do ano-calendário.

Esse evento é representado por uma circunferência simples e pode ou não ter um fato especificado. Ele é importante, porque representa o começo da leitura do diagrama, indicando um fluxo de acontecimentos.

Eventos intermediários

Já os eventos intermediários são aqueles que ainda não representam a situação final, mas que já mostram alguma evolução em relação ao evento de início. Imagine, por exemplo, que o evento inicial seja a implantação de uma otimização de custos. Como evento intermediário, delimita-se a chegada a determinado valor para essa economia, o que implicará em uma nova atitude e decisão.

Esses eventos do BPMN normalmente são representados por uma circunferência de dois aros e pode estar condicionado a uma série de fatores. Além disso, eles podem tanto aguardar uma determinada ocorrência para que o processo continue como também podem ser responsáveis por dar continuidade ao processo.

Leia também  Práticas para geração de ideias

A utilização de ferramentas e elementos de conexão também é bastante comum nesse tipo de evento, fazendo com que uma etapa intermediária se ligue a um evento de início de outro processo, por exemplo.

Eventos de fim

Os eventos de fim, por sua vez, representam o estado final de um processo e sempre são responsáveis por gerar um resultado ou efeito. No caso da otimização de custos, assim que o evento intermediário fosse atingido poderia ser realizada a continuidade do processo de custos. Isso levaria a uma redução final dos gastos, que é o evento de fim.

Geralmente, esses eventos são representados uma circunferência de traço mais grosso, ele pode ou não conter outros elementos. Quando contém um símbolo preto preenchido, por exemplo, o evento de fim também significa que há encerramento completo do processo ao se chegar naquela etapa.

Qual a importância dos eventos do BPMN?

Conhecer e saber como utilizar esses eventos é muito importante para toda a modelagem e gerenciamento dos processos como um todo. Além disso, entender e representar esses eventos também cria uma visão mais ampla sobre o que acontece, permitindo uma perspectiva mais genérica e integrada.

Com a representação correta é possível ver quais são os pontos críticos de um processo ou como um evento intermediário pode influenciar os demais processos, por exemplo. Assim, é mais fácil ter conhecimento e controle sobre os processos, se os eventos forem usados e representados corretamente.

Os eventos do BPMN estão entre os mais importantes elementos nesta notação, pois são responsáveis por demonstrar como acontece uma série de relações entre diferentes etapas dos processos. Assim, saber utilizá-los melhora a assertividade da gestão de projetos e também facilita toda essa avaliação.

Ainda tem alguma dúvida sobre os elementos de BPMN? Aproveite para comentar e ter todas as suas questões elucidadas.

Saiba mais sobre elementos de BPMN:

Leia também  Escritório de processos BPM: 8 motivos para implementar um

Veja como melhorar a performance da sua empresa com Processos de Negócios e assista ao nosso webinar sobre a metodologia BPM Ágil.

BPM ágil

Vinicius Nóbile de Almeida

Sócio diretor da Euax, formado em Processamento de Dados e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência em processos. É certificado PMP, CBPP e Cobit Foundation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + dois =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company