5 dicas para alavancar o seu negócio com o Marketing Digital

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Última atualização em 15/02/2024

Hoje o marketing digital é uma das melhores estratégias para alavancar negócios de forma rápida e consistente! Quer saber como? Veja agora em 5 dicas práticas aplicáveis.

Antes de qualquer coisa, é inevitável falar de “um marketing que não seja digital”. Simplesmente porque se marketing existe para estudar o mercado e as oportunidades nele presentes, é impossível ignorar a internet para que este papel seja cumprido.

Hoje em dia, os consumidores querem mais do que um produto, eles buscam uma experiência, e o marketing digital tem um papel fundamental nisso.

Diante disso, é necessário que as empresas repensem o seu modo de agir, gerar valor, se relacionar e principalmente vender. É aí que entra o marketing digital! Indo além, vale ressaltar que: ele se encaixa em qualquer negócio desde que o público esteja on-line.

Conceitualmente, marketing digital consiste em fortalecer a imagem da marca perante o mercado, gerar autoridade, ganhar visibilidade e, em consequência disso, vender mais por meio do relacionamento com o público.

Então, como colocar tudo isso em prática e alavancar um negócio com o marketing digital? Confira as dicas agora!

5 dicas para alavancar o seu negócio com o Marketing Digital

1. Links patrocinados

Para quem busca por resultados rápidos, os links patrocinados são indispensáveis!

Os links patrocinados são anúncios em formato de texto simples. Os mais famosos deles são os que aparecem frequentemente no Google, de acordo com termos relacionados à busca do usuário.

Por exemplo: se uma pessoa pesquisou no Google por “cirurgião dentista”, é provável que antes dos resultados orgânicos apareçam anúncios sobre odontologia, tratamentos, planos odontológicos e demais links que tenham ligação com a busca inicial.

Além do Google, também é possível inserir links em redes sociais como o Instagram (Insta Ads), Facebook (Facebook Ads) e LinkedIn (LinkedIn Ads).  Uma dica é utilizar um criador de anúncio para facilitar o desenvolvimento da sua estratégia de tráfego pago. Os principais benefícios dessa estratégia são:

  • Aumento de tráfego na página;
  • Maior alcance;
  • Baixo investimento;
  • Resultados rápidos;
  • Geração rápida de potenciais clientes (leads).

2. E-mail marketing

Os e-mails costumam ser desprezados por algumas pessoas, mas são altamente eficientes quando o assunto é relacionamento e conversão. Além disso, um mailing bem estruturado vale muito ao seu negócio!

A primeira dica é: nunca compre uma base de e-mails por mais atrativa que ela seja, pois as chances dos contatos serem desqualificados em relação ao seu produto ou serviço são enormes.

Vamos para a segunda dica: tenha muito cuidado com a estrutura de seus e-mails promocionais. Evite o uso de termos como “gratuito”, “compre”, exclamações em excesso, o uso de negrito em diferentes palavras e se atente à estrutura HTML da página.

O Google já tem uma ferramenta de anúncios no Gmail, então ele faz o possível para “vetar” os orgânicos (ninguém quer perder dinheiro, né?).

O uso do e-mail marketing é essencial para fortalecer o relacionamento com o público, pois se trata de um canal de comunicação direto.

3. Blog/Conteúdo

Conteúdo é o alicerce de uma estratégia de marketing digital!

Os blogs servem para entregar conteúdos educativos e que resolvam os problemas do público. Ou seja, os textos são focados em resolução, não em propostas diretas.

O blog não deve abordar apenas assuntos do seu segmento, mas também os possíveis desdobramentos e possibilidades dele, sempre levando em consideração a intenção de busca dos usuários.

Ainda usando o exemplo da odontologia, o usuário pode estar naquele blog procurando por informações sobre determinado procedimento, tratamento ou já está no momento de compra e só quer saber quanto custa um canal no dente.

Então, os blogs devem ser pensados para resolver os problemas dos usuários, essa é uma maneira de fortalecer a imagem da empresa no mercado, gerar autoridade e até fechar mais vendas a partir disso.

4. Redes sociais

Mais um canal direto para fortalecer o relacionamento com o público!

Antes de investir em alguma rede social, estude o seu público e saiba onde ele está e o que consome. Essa é a forma mais efetiva para ter sucesso.

A partir do momento em que a rede social foi escolhida com base no estudo de comportamento do público, foque em criar conteúdos com dicas, promessas e que proponham interação com os seguidores.

Em paralelo aos conteúdos, insira também Calls To Action nos posts (CTAs) para que o usuário tome uma decisão. Pode ser baixar um material, ir a uma página de compra, entre outros. Tudo depende da sua estratégia no momento.

5. SEO

Impossível falar de Marketing Digital e ignorar SEO!

Sigla para Search Engine Optimization, o SEO é um conjunto de técnicas aplicado para otimizar páginas de acordo com as exigências do Google para que elas sejam vistas como relevantes e ocupem as melhores posições nos resultados de busca.

Exemplo: um usuário procura por aparelho dental transparente no Google. Se um consultório tem um blog que aplica práticas de SEO, de acordo com o termo da busca, essa página aparece entre os primeiros resultados.

Os resultados com SEO são de médio a longo prazo, porém são satisfatórios. Entre eles estão mais tráfego, relevância, autoridade, melhoria de imagem da marca e até mais vendas. Avalie a contratação de uma consultoria de SEO para implementar as estratégias de SEO de forma assertiva.

O seu negócio precisa de Marketing Digital

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto

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