Descubra as vantagens de ser um profissional com certificação

Descubra-as-vantagens-de-ser-um-profissional-com-certificação

Última atualização em 20/12/2021

A concorrência no mundo corporativo se mostra freneticamente acirrada. Neste contexto econômico extremamente competitivo, profissionais duelam para conquistar seu próprio espaço no mercado, e as organizações estão investindo em processos seletivos cada vez mais criteriosos para selecionar somente os melhores e mais capacitados.

Em um momento em que a demanda por competência, preparo e conhecimento nunca foi tão exigente, é fundamental que o profissional — e, sobretudo, o candidato a uma posição de liderança — se mostre capaz de cumprir todas as exigências que seu cargo estabelece. Logo, possuir uma certificação é fundamental para atestar a aptidão e a credibilidade que a empresa busca.

Neste post, trouxemos as vantagens e características de algumas das certificações mais reconhecidas, confira:

Certificação Scrum Master

Relacionada aos métodos ágeis, com grande presença no segmento de tecnologia da informação, a Certified Scrum Master (CSM) é voltada a processos e pessoas, ou seja, ideal para aquele que lidera ou que pretende liderar o time de desenvolvimento.

O profissional certificado possui sólidos conhecimentos sobre a metodologia Scrum e está capacitado liderar e auxiliar o time de desenvolvimento através da sua própria abordagem do Scrum. Convém esclarecer, entretanto, que o Scrum Master não atua como um chefe, mas sim como um facilitador.

Assim, com a certificação CSM, o profissional demonstra domínio pleno dos métodos ágeis propostos pelo Scrum.

Certificação Scrum Product Owner

Ainda no que se refere a métodos ágeis, a Certified Scrum Product Owner (CSPO) é voltada ao profissional que atua ou que pretende atuar em contato direto com o cliente, ou seja, aquele com o poder de decisão sobre as funcionalidades e requisitos do produto, sendo, inclusive, o responsável por priorizá-los.

A CSPO certifica profissionais com competência suficiente para ponderarem as necessidades dos clientes, e que sabem a melhor forma de atender às suas demandas e expectativas. Assim, trata-se de uma certificação voltada à maximização do valor agregado do produto a ser entregue.

CTA-Líderes-Destruidores-Como-o-Líder-Pode-Facilitar-ou-Acabar-com-a-Inovação

Certificação PMP

A certificação PMP (Project Management Professional) é uma das mais reconhecidas certificações em gerenciamento de projetos existentes no mundo — senão a mais reconhecida.

Ela é voltada ao gerente de projetos ou àqueles profissionais que já tenham atuado em equipes de projeto e que desejam ser os responsáveis pelo gerenciamento. Essa certificação abre as portas para o profissional exercer suas competências de planejamento em qualquer empresa, seja qual for o segmento, pois uma pessoa certificada conhece as melhores práticas em todas as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos e, sobretudo, é capaz de promover a integração entre elas.

Mais do que agregar valor à empresa, o profissional certificado demonstra preocupação com a sua melhoria contínua e com seu crescimento e aprendizado. O fato de dar um passo adiante na carreira, obtendo uma certificação importante, eleva ainda mais seus níveis de motivação e moral. Além disso, certificações são decisivas no progresso na carreira de gerenciamento de projetos, sendo, em muitas empresas, critério para promoções de cargo.

E você, já possui uma certificação? Compartilhe nos comentários os benefícios que você pôde proporcionar à sua empresa!

CTA-Dicas-para-Certificação-PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson