Como estar preparado para a era da informação nas empresas?

era da informação nas empresas

era da informação é o termo utilizado para definir os avanços tecnológicos resultantes da Terceira Revolução Industrial e que vem ocasionando uma série de modificações no mercado empresarial. Veja:

O que esperar para a era da informação nas empresas

Tendência

Apoiada na difusão das comunicações e na digitalização de serviços, ela é responsável por manter a rotina das empresas voltada à utilização inteligente de dados, integração de setores e para a automação.

Para o futuro, a tendência é que tudo isso se intensifique e que as organizações dependam cada vez mais da informação e conectividade. Então, é bom se preparar para o que está por vir.

Pensando em ajudar, listamos algumas medidas para colocar em prática e aproveitar ao máximo os benefícios da era da informação nas empresas.

Investimentos na cultura organizacional

Para aproveitar a era da informação, é preciso repensar a cultura da sua empresa. Com os avanços contínuos trazidos por esse cenário, é fundamental que o seu negócio esteja não só preparado, mas disposto a inovar frequentemente.

Para isso, os membros da organização precisam estar alinhados com esse novo panorama. Todos devem entender o valor da inovação e os benefícios experimentados quando um novo recurso é adotado na empresa.

É bem verdade que companhias mais tradicionais têm dificuldade para aderir ao novo, especialmente quando seus líderes têm uma mentalidade mais conservadora.

Porém, se o foco é fazer o negócio prosperar, não há como negar a importância de seguir tendências que, hoje, são voltadas para a automação e uso inteligente dos dados. Percorrer esse caminho deixou de ser um diferencial competitivo para ocupar a posição de verdadeira necessidade.

Papel da TI na Transformação Digital

Utilização de ambientes virtuais na era da informação

A era da informação, como dito, é todo o contexto em que vivemos atualmente, ou seja, o cenário de mudanças constantes e de distanciamento dos processos burocráticos, manuais e lentos do passado. Hoje, praticamente todos os expedientes empresariais ganharam a sua versão digital — muito mais eficiente, integrada e ágil.

Sendo assim, para que a sua empresa se alinhe à era da informação, é imprescindível aderir aos ambientes virtuais. Nesse ponto, por exemplo, a manipulação de documentos em papel não é mais recomendada. Afinal, já existem softwares específicos para armazenar e organizar, de forma segura, todos os dados, arquivos e documentos úteis ao dia a dia da empresa.

Leia também  Entenda o que é a quarta revolução industrial e seus impactos sociais

Do mesmo modo, a comunicação interna nas empresas também se virtualizou. Em vez de marcar reuniões presenciais mensais, nas quais é muito difícil reunir todas as pessoas, os sistemas de videoconferência e comunicação integrada são cada dia mais utilizados e garantem resultados promissores.

Quando o assunto é a gestão do negócio, todo o acompanhamento dos seus resultados, dos balanços financeiros, entre outras estatísticas, são monitorados por meio de sistemas de gestão. Estes são capazes de coletar, reunir e estruturar uma série de variáveis para ajudar os líderes na tomada de decisão.

Apoio do Big Data na tomada de decisões

Vale mencionar também que, atualmente, conceitos como Big Data, Data Analytics e Business Intelligence são extremamente comuns, inclusive em pequenas empresas. Tais conceitos representam uma grande parcela do que se entende por era da informação, já que eles materializam a noção de utilização inteligente de dados.

Nesse cenário, todos os tipos de empresas já se valem de dados extraídos de diferentes plataformas espalhadas pelo Big Data, a fim de obter os insights necessários para aprimorar aspectos como marketing, satisfação do consumidor, alinhamento do negócio com as demandas do mercado, e muito mais.

Por fim, a era da informação nas empresas é um fenômeno que vem gerando inúmeras mudanças na forma como os processos são executados, na maneira como os negócios são conduzidos e em como a tecnologia se relaciona com tudo isso.

Por isso, é preciso se ajustar para lidar com esse cenário, de modo que se possa extrair o máximo de benefícios. Então, coloque as dicas listadas em prática e dê boas-vindas à era da informação nas empresas.

Assista ao nosso webinar sobre a quarta revolução industrial e veja como as evoluções recentes e a internet das coisas estão mudando os processos produtivos.

Quarta Revolução Industrial

Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 11 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company